Connect with us

Picos

Veja as medidas de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus em Picos

Publicado

em

Diante da pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Picos vem combatendo a propagação do vírus com medidas de enfrentamento. Todas as pastas estão mobilizadas com um propósito: prevenir a doença que já matou milhares de pessoas pelo mundo todo.

Na cidade de Picos, até o momento de publicação desta matéria, não há nenhum caso confirmado da Covid-19, mas a gestão está atuando de forma semelhante às cidades que já têm confirmações. O comércio foi fechado, os servidores públicos municipais estão trabalhando em regime de escala para evitar a exposição ao vírus e todas as atividades coletivas estão suspensas.

Segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de ontem (1), na situação epidemiológica do município foram registrados cinco casos suspeitos, 12 descartados e 17 notificados.

Conheça as medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Picos para combater e prevenir o novo Coronavírus.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde criou um Plano Municipal de Contingência, que tem como objetivo esclarecer as medidas adotadas pela SMS para enfrentar o Coronavírus, capacitando, principalmente, os profissionais da área. Além disso, estão sendo realizadas ações de combate e prevenção ao vírus nos locais com maior concentração de pessoas, fornecendo álcool em gel para desinfetar as mãos dos clientes nos bancos, além de orientações na formação da fila, mantendo o distanciamento entre as pessoas.

Publicidade

Economia
Para evitar a aglomeração de pessoas, a gestão municipal decidiu suspender as feiras livres e o comércio local como forma de prevenção ao novo Coronavírus. Para não prejudicar os comerciantes, a prefeitura também decretou medidas de compensação a eles durante esse período em que os estabelecimentos estarão fechados. O decreto nº 40/2020, de 20 de março de 2020, prorroga os prazos para pagamentos dos Impostos Sobre Serviço- ISS.

Educação
A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as atividades escolares até o dia 30 de abril, por meio dos decretos 34/2020, de 16 de março, e decreto 43/2020, de 30 de março. A suspensão inclui as 58 escolas do município e o Cursinho Municipal Professor José Bispo.

Limpeza pública
A coleta de lixo segue normalmente, mas com redução do pessoal para evitar a aglomeração e exposição dos trabalhadores. Dessa forma, estão trabalhando conforme regime de escala. Nesse momento, é importante que a população colabore com a manutenção da limpeza pública.

Locais públicos
Os locais públicos com potencial de aglomerar pessoas passaram por uma pulverização para prevenir o contágio do vírus. A ação vai se repetir em locais como praças públicas, bancos, supermercados, postos de combustíveis, etc, além da intervenção dos agentes epidemiológicos municipais.

A Prefeitura Municipal de Picos reforça a população que a forma mais eficaz de se prevenir é ficando em casa, evitando o contato com outras pessoas ou locais que estejam infectados, portanto, a circulação em locais públicos deve ser evitada sempre que possível.

Publicidade

Moradores de rua
Em meio a pandemia mundial do Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Picos, em parceria com a Cáritas Diocesana, discutiram questões relacionadas às pessoas que vivem em condições de rua. Para este público, será distribuída alimentação, assistência médica, vacinação e informação com políticas educativas sobre o novo coronavírus. Todos esses benefícios acontecerão através de um cadastro e senha.

Decretos municipais
Decreto 34-2020: suspensão das aulas e eventos 
Decreto 38-2020: medidas de emergência de saúde
Decreto 39_2020: suspensão comércio
Decreto 40-2020: empresas
Decreto 41-2020: adiantamento da suspensão
Decreto 42-2020: calamidade pública
Decreto 43-2020: renovação do prazo de suspensão das aulas e comércio

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS