Connect with us

Pio IX

Assistência Social de Pio IX realiza ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Durante os dias 18 a 22 de maio, a Prefeitura de Pio IX na gestão da prefeita Regina Coeli, através da Secretaria de Assistência Social, administrada pela secretária, Auristemária Afonso, realizou a ‘Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’.

A programação foi realizada em alusão ao 18 de Maio – ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, data escolhida por remeter um episódio marcadamente triste na história brasileira: em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES). E os agressores nunca foram punidos.

Neste ano, o 18 de Maio, completou 20 anos, e traz como Campanha o “Faça Bonito” que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Pensando nisso, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a equipe da Assistência Social, realizou o cronograma com várias atividades de forma remota, através de lives transmitidas pelo Facebook da Prefeitura, para que as pessoas pudessem participar e respeitar o isolamento social.

Equipe do CREAS, programando as ações da Semana do 18 de Maio

Iniciando a programação, na segunda-feira, 18 de Maio, foi realizada uma live com a assistente social de Pio IX, Thallyne Costa, e com a defensora pública da Vara da Infância e Adolescência de Teresina, Dra. Karla Cibele.  Na ocasião, abordaram o tema: “Os perigos da internet para o público infanto-juvenil durante a pandemia”.

Publicidade

Na terça-feira (19), foi realizada a conscientização a cerca do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes através das mídias digitais do município. Em seguida, a profissional Thallyne Costa, com a assistente social do CREAS de Campo Sales (CE), Lenara Antão, realizaram uma live, abordando a temática: “O atendimento e a rede de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual”.

Na quarta-feira (20), a equipe do CREAS e os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), distribuíram panfletos explicativos nas barreiras sanitárias do município, seguindo todas as medidas de segurança contra a disseminação do Covid-19 e evitando aglomerações.

Continuando a programação, na quinta-feira (21), a coordenadora do CREAS, Ana Pryscila de Alencar e a sua equipe participaram de um bate-papo sobre a Campanha na Rádio Umbuzeiro às 12h.

Durante a noite, a assistente social, Thallyne Costa, e a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social, Camila Andrade, explanaram na transmissão ao vivo sobre: “A importância da educação/orientação sexual como forma de prevenir e proteger crianças e adolescentes da violência sexual”.

Encerrando a programação, na noite desta última sexta-feira (22), foi realizada uma live com a assistente social, Thallyne Costa, o psicólogo do Hospital Geral de Areias – Recife (PE), Luciano Andrade, e contou com a participação dos adolescentes do NUCA para debaterem o tema: “A masculinidade tóxica como estímulo à violência sexual infanto-juvenil”.

A secretária de Assistência Social, Pio IX, Auristemária Afonso, explicou que todas as atividades realizadas em alusão ao 18 de Maio, tinham como intuito mostrar a importância da Campanha e da participação da sociedade na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Realizamos durante a Semana lives com temas importantes para toda a sociedade, em busca de mobilizar as pessoas e mostrar a importância de ficarmos atentos e cuidarmos das nossas crianças. É preciso garantir que elas tenham um desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, disse a secretária.

Publicidade

Auristemária Afonso, ainda agradeceu a participação de todos que colaboraram com as ações: “Estou muito feliz com o resultado positivo dessa Campanha, agradeço a todos, e parabenizo toda a equipe, em especial a assistente social, Thallyne Costa, que conduziu todas as transmissões ao vivo”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS