Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em entrevista na rádio, prefeita Regina fala de premiação na Undime-PI, obras e benefícios para Pio IX

Publicado

em

Em entrevista concedida na rádio Umbuzeiro FM, em Pio IX, na manhã desta terça-feira (10), a prefeita do município, Regina Coeli, elencou diversas ações e enfatizou logo no início do programa, sobre a última premiação da Educação Municipal no Selo Undime-PI que reconheceu a educação infantil, referente a turma do segundo ano.

A avaliação pela União dos Dirigentes Municipais em Educação do Estado do Piauí – UNDIME-PI, estabelece nota média de 7 pontos. “Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo e diz respeito a alfabetização dos nossos alunos do segundo ano. Essa avaliação, antes era feita a partir do terceiro ano, mas agora inclui alunos do segundo. De certa forma fica até mais difícil para os municípios serem reconhecidos nessa área”, destacou Regina.

“Pio IX obteve nota acima de 08 pontos e significa que o município está fazendo sua parte, em relação a alfabetização das crianças na idade certa da rede municipal, ou seja, que saibam ler e escrever. Isso me deixa muito feliz porque estamos avançando”, enfatizou destacando a ação da professora Ruthineia Vieira, criadora do Projeto Borboleta de Alfabetização juntamente com a equipe que implantou em Pio IX no início do ano de 2019 e cita o empenho dos profissionais da Secretaria de Educação, pasta gerida pela secretária Martha Rachel.

De acordo com a prefeita Regina, a equipe do projeto Borboleta já esteve neste ano de 2020 no município onde atestou e confirmou a evolução dos alunos. O projeto Borboleta está em continuação no decorrente ano em Pio IX.

Ainda sobre Educação, Regina Coeli, frisou a respeito da inauguração da creche Florzinha do Pereiro, marcada para o dia 20 de março que atenderá crianças com idade a partir de 1 ano, nos turnos manhã e tarde. “Encontramos essa obra em situações muito adversas. Em um terreno inadequado, cheio de pedras. O baldrame em uma altura impressionante. Da forma que esses recursos foram gastos na base da creche, ficou sem nada para a conclusão necessária. Hoje estamos utilizando recursos próprios do município. Já recebemos o mobiliário e estamos no aguado do restante que está para chegar. Já tínhamos incluído crianças de dois anos que antes não estudavam e começamos essa experiência na creche Tia Ana, que é muito bem conduzida pela professora Ivanda Pinheiro e sua equipe”, informou.

Publicidade

Dentro da pasta, a Educação, foi enfatizado pela gestora municipal, sobre o piso salarial dos professores da Rede Municipal. Regina Coeli, destacou que o benefício vai além de direito. “Essa é uma questão de justiça e estamos honrando, valorizando, porque tem municípios que não conseguem pagar esse valor, e até o governo do estado está fazendo para não pagar, assim como a gente paga. Já conversei com amigos prefeitos e nenhum faz da forma que nós fazemos em Pio IX, nas duas gestões. Este reajuste foi de 12,84%, sendo que o salário cresceu 6%. A inflação cresceu. Temos uma folha do magistério que são pagos com recursos do Fundeb e têm meses que nem os recursos do Fundeb dão para pagar a folha. O reajuste do piso foi para todos os professores de classe A, B, e C”, comentou frisando que a Educação tem que ter investimentos em estrutura, equipamentos, capacitação, creches, porque é ela que faz a diferença no municípios, no país e na vida das pessoas.

“Se elencarmos do primeiro ano, desde o primeiro mandato em todas as áreas foram muitas realizações. É coisa demais, apesar de tantas dificuldades […] Faço por amor a minha terra natal porque nasci, me criei e estou aqui para buscar o melhor para Pio IX”, afirmou Regina.

Na pauta da entrevista na Umbuzeiro FM, nesta manhã, foi tratado também sobre o dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Alusivo a essa importante data, a Prefeitura de Pio IX preparou uma rica programação para o evento intitulado como Semana das Flores que iniciou desde o último domingo e prossegue até a próxima sexta-feira (13).

“Todo ano a gente prepara uma programação para homenagear as mulheres entendendo que o dia 08 de março, é uma data para refletirmos sobre as condições da mulher na sociedade, que infelizmente ainda é inferior, mesmo com nossas lutas e conquistas. Infelizmente a mulher ganha menos que o homem, mesmo desempenhando a mesma função com o mesmo grau de escolaridade. É uma luta de toda uma vida e desde então elas lutam por igualdade, seja ela social, racial […] Infelizmente a sociedade tem sido muito discriminatória com as mulheres. Essa programação serve para lembrarmos das conquistas, mas também das condições que são submetidas”, frisou destacando que o Brasil é um país com alto índice de feminicídio, tendo também assédios, estupros. “Vamos continuar lutando e dizendo não a isso. Vamos nos impor para ocuparmos um espaço que também é nosso. Queremos condições iguais. Não queremos ser mais, apenas os mesmo direitos”, completou.

Sobre o assunto, Regina Coeli, deixa a recomendação de que as mulheres participem mais da política, da elaboração de leis para que a sociedade seja pensada pelas mulheres. “Em um país com mais de cinco mil municípios apenas 11% são mulheres. As campanhas ainda são financiadas de forma menor. Pio IX a vida todo só teve prefeitos. São mais de cem anos de história e eu fui a primeira prefeita mulher. A primeira a quebrar esse tabu. Por quê?”, questionou a prefeita Regina.

Publicidade

Programação da Semana das Flores em Pio IX organizada pela Prefeitura de Pio IX

A Semana das Flores segue com a caminhada a partir das 16h, desta terça-feira (10), com concentração ao lado da igreja Matriz.

Quarta-feira (11) – haverá audiência pública na Câmara de Vereadores, com tema “Meninas e mulheres em posição de liderança na sociedade”.

Quinta-feira (12) – o cordelista Tião Simpatia, cearense, estará no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 08h, e pela tarde, às 14h, ministrando palestra sobre a Lei Maria da Penha.

Sexta-feira (13) – Aulas de Zumba, ao final da tarde, ao lado da Igreja Matriz.

Publicidade

Obras em andamento e veículos

Entre os benefícios realizados pela gestão “Trabalhando para você” da prefeita Regina Coeli, foram citados nos estúdios da Umbuzeiro FM, várias obras em andamento. São elas: Academia da Saúde, praça Jairo Viana, Centro de Convivência, 30 banheiros dos 173 angariados para o município, Veículo Chevrolet S-10 cabine dupla para a Secretaria Municipal de Educação com recursos próprios, além de uma Van por meio de emenda parlamentar do deputado Júlio César que será entregue ao município.

Em relação aos veículos que Pio IX tem ainda para receber, será uma ambulância Modelo Chevrolet S-10 para o Hospital Municipal Dona Lourdes Mota. No tocante, Regina informou também que está previsto para este ano um novo ônibus para a Educação Municipal.

A Prefeitura de Pio IX está passando por uma reforma na estrutura do prédio, visto a necessidade dos reparos, uma reforma geral.

Em infraestrutura, outra obra citada foi o Mercado Público. De acordo com Regina foi concluído o projeto pelo engenheiro e agora será iniciado o trâmite legal. A obra terá um calçadão em forma de “H” com bancos e postes, reforma dentro do estabelecimento na pintura, bancada de granito, construção de banheiros, praça de alimentação em melhores condições para os trabalhadores e frequentadores. “É um patrimônio nosso histórico e cultural que temos que preservar. Nesse calção terá banquinhos postes, um lugar, um espaço para crianças e idosos”, disse.

Publicidade

A praça da barragem, será estruturada com palco para eventos, academia ao ar livre. “Um espaço para as pessoas terem seus momentos de lazer”, acrescentou.

As avenidas José Antão Sobrinho e a avenida que passa em frente a SEMEC serão reformadas com recursos próprios, segundo disse a prefeita Regina Coeli em entrevista na rádio.


Matéria Relacionada: Educação de Pio IX recebe premiação do Selo Undime de Alfabetização


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS