Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Fotógrafa de Pio IX revela encanto pelas paisagens naturais; veja imagens

Publicado

em

É através das lentes que a filha mais nova de pai comerciante (in memoriam) e mãe educadora, a fotógrafa Rosa Melo, nascida na cidade de Pio IX, há 420 quilômetros da capital Teresina, registra e dá vida às mais diferentes formas e cores. Elementos que traduzem sentimentos, atitudes, dão destaques no cotidiano nordestino, precisamente nas paisagens naturais, retratando também muitos modelos e costumes de vida.

A paixão pela fotografia começou ainda muito cedo e uniu-se com o fascínio das paisagens locais e das variações climáticas da caatinga brasileira, do céu pintado, das nuances do sol e da mata seca. Seus primeiros registros foram através de suas irmãs que presentearam-na com uma camerazinha que vinha de brinde na revelação das fotos e se chamava LOVE. Foi então que Rosa da Caatinga começou a retratar “seu mundo”.

A coruja na espreita em cima da estaca / Foto por Rosa Melo

A fotógrafa pio-nonense, destaca que o maior e melhor incentivo é a sedução que a fotografia exerce sobre o povo. “É interessante perceber como eles se veem identificados em cada detalhe da fotografia”, relata.

O sertanejo observa os céus de Pio IX no Terreiro da Fazenda ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio / Foto por Rosa Melo

Mesmo sem apoio técnico e financeiro que alce para uma melhor produção e aquisição de material de trabalho os amigos reconhecem seu potencial e ajudam divulgar o trabalho em exposições e na TV. “Sou muito grata por isso”, declara.

Ela destacou que sempre está de prontidão perto da câmera para o momento em que lhe aguça as inspirações e assim registrar as ocasiões oportunas.

Publicidade

Rosa Melo durante sessão de fotos na caatinga pio-nonense

Em conversa com nossa redação, Rosa revelou que sonha em ingressar em grandes escolas de fotografia para melhorar suas técnicas. “Tenho muita vontade de entrar numa escola de fotografia. Ficar um ano estudando numa dessas grandes escolas presenciais de fotografia é um sonho”, revelou.

Em seu currículo a pio-nonense disse que já cursou na Casa da Photographia – Narrativa do olhar, em Salvador, na capital da Bahia, além de participar também de outros minicursos com bons profissionais. Rosa Melo, mesmo com belíssimas fotografias, reconhece que ainda necessita aprender mais sobre a arte de fotografar.

Além de paisagens já fotografou ensaios de pessoas. Atualmente Rosa Melo, a Rosa da Caatinga, é aposentada pela Rede de Educação  Estadual do Piauí e já registrou também belezas naturais de estados como Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro, Distrito Federal, entre outros.

Para os interessados em conhecer as belezas registradas pelas lentes de Rosa da Caatinga, pode contatar pelo telefone (86) 9 9944 5742

Veja abaixo mais fotos de Rosa Melo

Publicidade

*Todas as imagens  foram gentilmente cedidas e são publicadas mediante autorização*


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS