Connect with us

Pio IX

Marcada por muita emoção, convenção oficializa candidaturas de Fanuel Adauto e Magaly Antão rumo à Prefeitura de Pio IX; fotos

Publicado

em

Foram oficializadas as candidaturas de Fanuel Adauto e Magaly Antão para prefeito e vice em Pio IX na chapa majoritária pelo PSD e PT, respectivamente, durante convenção partidária realizada na noite desta quarta-feira, 16 de setembro.

O evento aconteceu nas dependências da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio e definiu também os nomes dos candidatos à vereadores. Pelo Partido dos Trabalhadores (PT) vão disputar assento no Legislativo Municipal os candidatos: Guto Costa, Zé Miguel, Edilane Silva, Naldo Andrade e Tia Zina.

Os candidatos do Partido Social Democrático (PSD) são: Chico Luis, Hipérides, Matheus, Erton Alencar, Junior Pinheiro, Domitília Lopes, Jhonatas Leite, Cícero Moura, Crenilda, Sebastião das Mudas, Linda Alencar e Yaponira.

Após apresentação e discursos de todos os candidatos à vereadores, foi a vez dos pronunciamentos das demais lideranças políticas.

Na ocasião fizeram uso da palavra, o médico e ex-prefeito, Dr. Mesquita que administrou Pio IX por dois mandatos, sendo eleito 2000 e reeleito em 2004; a prefeita Regina Coeli eleita em 2012 e reeleita em 2016; os candidatos da chapa majoritária, Magaly Antão, que é candidata à vice-prefeita e Fanuel Adauto que concorre ao cargo de prefeito.

Publicidade

O ex-prefeito, Mesquita, falou sobre as eleições municipais deste ano onde relatou que o grupo liderado por Regina luta para defesa do município e de sua população.

“Estamos na defesa de nosso município, da nossa cidade. Somos contra a dominação externa. Temos que lutar contra dominação de nossos costumes. Nossa luta é por todas as gerações: passadas e futuras. Foi uma piada quando disseram que os candidatos de lá têm mais serviços prestados do que nosso grupo (risos). Nosso grupo está batalhando há muito tempo e conseguimos resolver problemas de água na  cidade e toda região. Conseguimos asfaltar de Pio IX a Fronteiras, de Pio IX até BR-020. Cavamos inúmeros poços. Nossos propósitos são maiores que os dessa oposição raivosa, maldosa e que tem a mentira como característica, o ódio encrustado no coração”, desabafou.

“Quero conclamar o povo de Pio IX a interagir conosco. Povo do bem, que não se vende, não tem maldade”, completou.

Mesquita falou sobre o que chamou atenção na pré-campanha. “Nossos adversários disseram que agora é a vez do povo: a vez do povo de fora?”, questionou. “A outra coisa que eles repetem é a palavra mudar. Mudar para pior?”, indagou. “Esse candidato da oposição não é daqui, não é humilde e nem sorridente”, disse em gesto de perplexidade.

“A mudança se faz através da Educação. Para isso o Senac vai chegar para capacitar nossos jovens e nosso povo para que haja uma vida melhor e assim gere emprego e renda. Vai revolucionar essa cidade […] Nosso Ideb saltou de 4.8 para 5.8. O maior investimento é possibilitar crescimento e influir positivamente no destinos de oportunidade de vida para os estudantes. É assim que Pio IX avança. Viva Magaly, Fanuel, Pio IX”, concluiu Dr. Mesquita saudando os candidatos à prefeito, vice-prefeita e todo o povo de Pio IX.

A prefeita Regina em seu discurso criticou a postura do grupo oposicionista quanto aos projetos políticos e expectativas  para o futuro.

Publicidade

“Fico muito feliz em ver as mulheres participando das eleições. Hoje estamos homologando as candidaturas deste time que será vencedor, conhecido por todos nós. Um time de piononenses que está entrando em campo para ganhar. Ninguém conhece aqui nenhum ficha suja, nem foragido da justiça. Não tem aqui nenhum forasteiro ou que não tenha procedência. Nenhum aqui é aventureiro e por isso é o time que vai ganhar. Estamos chegando fortalecidos para vencer essa eleição. Onde a gente passa as pessoas falam de forma entusiasmada e esperançosa na vitória do Fanuel. Temos o diferencial entre os dois lados. Somos diferentes porque queremos Pio IX com mais avanço e progresso, onde os piononenses continuem construindo sua história e seu passado e continuem fazendo muito, onde as pessoas de Pio IX não sejam administradas por um forasteiro sem “eira nem beira”, que não conhecemos. Um pirata que vem para cá mal intencionado. Veio sem conhecer nossa historia, nossos antepassados. Ele não sabe como Pio IX foi fundado. Ele não conhece as lutas de nossa gente, o que as pessoas fazem. Ele não tem propostas e ideias”, disse a prefeita.

“A oposição de Pio IX só sabe jogar pedras. Totalmente incapaz de fazer uma crítica e apontar solução. É o tipo de oposição do quanto pior melhor. É uma oposição que não quer nada realizado e não quer avanço”, lamentou. “São arcaicos e têm um passado de administração que nos envergonha. O que temos feito ou trazido por ele?”, perguntou Regina.

Durante seu pronunciamento Regina Coeli destacou que a oposição trabalha de forma indevida. “Eles trabalham com mentira. Visitam as pessoas prometendo o que não são capazes de cumprir. Prometem empregos de três mil reais, uma secretaria para 10 pessoas”, afirmou.

Trabalhos e projetos foram assuntos pautados durante uso da palavra pela prefeita Regina Coeli. “Mandamos projetos de leis para Câmara para receber o novos benefícios como energia eólica e solar. Isso foi feito para quando chegasse, Pio IX tivesse preparado. Eles negaram e inclusive fizeram conluio com forasteiro negando que a Fazenda Planalto pertencesse a Pio IX. Eles não querem que nosso grupo político, nossa administração transforme esse município em um lugar melhor para viver com mais qualidade de vida”, comentou dizendo que o grupo político de situação busca emendas parlamentares em prol de obras de infraestrutura, lazer, esporte, abastecimento, dentre outros.

A prefeita Regina Coeli juntamente com seu grupo político que vai ser representado pelos candidatos Fanuel e Magaly, elencou inúmeras obras que beneficiaram a população em diversos setores sociais. Durante a convenção os deputados  Hélio Isaias, Francisco Limma, Francisco Costa, Átila Lira, B. Sá Filho, Georgiano Neto, Júlio César, Severo Eulálio, Franzé Silva, Marden Menezes, o ex-governador do Piauí Wilson Martins, e o atual governador Wellington Dias, declaram apoio ao grupo através de vídeos exibidos em telão.

Publicidade

“Enquanto a oposição me criticava eu trabalha e mostrava serviço. Construí creche, adutoras, calçamento, unidade de saúde, praças, academia de saúde. Perfurei poços. Minha administração é dinâmica. É voltada para beneficiar a população, para o bem-estar e qualidade de vida”, destacou a prefeita.

“Precisamos avançar e Fanuel tem capacidade, compromisso, inteligência, humildade, competência. Certamente avançará muito nas conquistas de Pio IX. É importante apoiarmos o Fanuel, a Magaly e a gente pede aos munícipes que não votem em forasteiros. As pessoas enxergam Fanuel e Magaly como um dupla vencedora”, concluiu seu pronunciamento a prefeita Regina Colei Viana de Andrade e Silva elogiando todos os candidatos da chapa majoritária e proporcional e todas as lideranças políticas.

Em seu pronunciamento, a candidata ao cargo de vice-prefeita pelo Partido dos Trabalhadores, Magaly Antão, que junto ao grupo celebra uma união histórica das famílias Andrade e Antão, declarou alegria em unir esforços para o bem do povo de Pio IX.

Magaly ao usar a tribuna fez menção ao saudoso deputado federal, Assis Carvalho, que faleceu vitima de infarto no dia 05 de julho em sua residência no sítio Beira do Rio, no povoado Correntinho, na zona rural de Oeiras, onde estava com sua família desde o isolamento social decretado devido a pandemia da Covid-19.

“Quero saudar todos aqui e falar da alegria de estar ao lado de todos os candidatos a vereadores do PT onde tenho como maior referência o saudoso deputado Assis Carvalho que foi um homem público que tanto lutou por nosso estado e nossa querida Pio IX”, mencionou.

Publicidade

Ao seu amigo e companheiro de luta nas eleições deste ano, Magaly dirigiu a palavra.

“Fanuel! mais importante do que a escolha do caminho é escolher com quem caminhar. É por isso que escolhi estar com você e ao lado dos piononenses juntos com esse time de homens e mulheres que lutam de forma incansável para ver Pio IX cada vez melhor e mais próspero. Aqui não é um simples aglomerado de pessoas e não pode ser tratado de qualquer jeito. O representante dessa cidade precisa respeitar nossa história e compreender que aqui é um patrimônio que tem que ser preservado para as futuras gerações. Pio IX é uma cidade viva e dinâmica de um povo honesto e trabalhador. Para representa-la, ninguém mais preparado do que você Fanuel Adauto. Um jovem inteligente determinado e destemido que sonha com um futuro de grandes oportunidades e avanços para nossa terra […] Sou mulher, petista e guerreira. Acima de tudo, sou piononense que ama essa terra e estou aqui ao lado do Fanuel para construirmos dias mais gloriosos”, disse a assistente social, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, e candidata à vice-prefeita de Pio IX, Magaly Antão.

Marcado por muita emoção entre os convencionais, familiares e amigos, foi a vez de Fanuel Adauto que é candidato à prefeito, fazer uso da palavra após ser homenageado por seu irmão Artur Alencar.

Advogado e vereador de Pio IX que está representando o grupo como candidato à prefeito, Fanuel Adauto, destacou em sua oratória o histórico de vida e legado que aprendeu com sua família, onde mencionou seu pai, Adauto Júnior, Nego Júnior, quando os dois faziam andanças por diversas comunidades da zona rural, durante época que [Nego Júnior] era vereador.

“Cumprimento todos os líderes dos partidos que estão aqui. Cresci com Educação bastante rígida da mãe Alcizete. Com meu pai aprendi a cuidar do maior patrimônio que Pio IX tem que é essa gente valente, descente, honesta e bondosa. Muito me orgulho por meu avô Alcir, minha avó Luizete e minha mãe presenciarem esse momento. Conheci muita gente humilde e boa da zona rural quando ajudava no comércio de meu avô. Estudei, me formei em advogado e retornei para meu lugar que amo e quero viver, cuidar dos meus filhos no futuro. Lugar esse onde quero viver e quando morrer ser enterrado nesse chãozinho abençoado que é Pio IX. “, lembrou.

“Estamos iniciando essa caminhada e vou me doar inteiro nessa campanha. Vamos andar em todo esse município, conversar e olhar olho no olho com a população de Pio IX. Esse grupo tem características que nem um outro teve: de reinventar, buscar o novo, inovar. Aqui estou defendendo essa bandeira azul, da cor do céu, dos nossos sonhos para um futuro melhor de nossa terra. O trabalho que foi feito aqui nos enche de orgulho. Não podemos arriscar um futuro obscuro, sem segurança, onde não sabemos onde vai parar”, recomendou.

“Aqui em nosso grupo, sabemos quem é, de onde vem, onde mora, se tem palavra, compromisso e história. Temos o melhor time de candidatos a vereadores. É um time aguerrido, jovem, batalhador”, falou.

Publicidade

Fanuel lembrou do período em que iniciou na política quando foi selada aliança e união com o Partido dos Trabalhadores.

“Passei a ter admiração, carinho e uma enorme amizade com o líder político Manoel Augusto a quem saúdo todos os representantes do Partido dos Trabalhadores. Passei a ter amizade com Manoel, Gutinho, Ze Francisco, Zé Miguel e todos os integrantes do PT. […] Somamos forças e derrubamos os muros da política do ódio, do atraso e do retrocesso. Apostamos no futuro de Pio IX. Temos que olhar para frente e sonhar um futuro melhor para o povo dessa terra. Para mim é um grande prazer trabalhar com esse grupo que mostra a sensibilidade que é cuidar das pessoas. Se precisa na hora da saúde, na justiça, assistência quaisquer momentos mais difíceis, nosso grupo chega junto. Esse grupo reconhece e valoriza cada piononense”, discursou.

“Essa é uma política jovem moderna, arrojada, planejada para que assim possamos levar melhorias e qualidade de vida à casa de cada cidadão”, frisou.

O candidato revelou algumas de suas propostas que fazem parte do grupo político.

“Sonhamos em ampliar a quantidade de dias de atendimento médico e levar ambulâncias para as UBS ‘s da zona rural, para ficar a disposição da população. Temos o plano municipal de desenvolvimento da Agricultura Familiar para que os agricultores produzam mais gastando menos. Com mais dinheiro no bolso os agricultores viverão melhor. Queremos que nossos jovens sejam capacitados e possam ocupar importantes postos de trabalho. Vamos preservar todas as conquistas que tivemos até aqui. A Educação é uma das grandes conquistas da prefeita Regina e precisamos cuidar das nossas crianças para que tenham um futuro melhor. O futuro jovens médicos, enfermeiros e outras profissões dependem desse investimento. Vamos apostar na juventude de Pio IX, cuidar mais e melhor das nossas estradas, do abastecimento de água. Temos que levar cada vez mais adutoras para comunidades rurais, levar água para zona rural de Pio IX. Para governar é preciso conhecer e conheço a casa de cada um piononense, como nosso povo vive e do que eles precisam. Vamos lado a lado lutar e construir um futuro cada vez melhor para nossa gente. Ao ver uma criança lembro da responsabilidade que tenho pelo futuro dela”, revelou Fanuel.

Publicidade

“Esse pessoal que está do outro lado abandonou seu eleitores por quatro anos e não tem um ofício pedindo obra nenhuma para Pio IX”, completou.

“Temos apoio estadual e federal e compromissos com essas lideranças para que Pio IX viva a partir de 1º de janeiro de 2021 um novo ciclo de investimentos, obras, capacitações. Um futuro para nossa gente”, concluiu o candidato à prefeito de Pio IX, Fanuel Adauto.

Nas eleições 2020, o grupo que administra o município tem apoio dos partidos PSB, PSD, PSDB, PDT, PT, PL, PROS e PC do B, pela coligação “Unidos Por Pio IX”.

Veja todas as fotos da convenção

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS