Connect with us

Pio IX

PIO IX │Parceria entre SR, SENAR/FAEPI e Prefeitura, beneficia comunidade Cova Donga com diversos atendimentos de saúde; fotos

Publicado

em

Diversos atendimentos foram prestados na comunidade Cova Donga, zona rural de Pio IX, nesta quinta-feira (21). A iniciativa aconteceu na Escola Municipal José Antão de Alencar Neto e partiu do Sindicato Rural na presidência de Luís Pereira de Alencar e do vereador Diogo Maia, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI), com apoio da Prefeitura pio-nonense, na gestão da prefeita Regina Coeli.

A ação social cidadã viabilizada pelo presidente do Sindicato Rural Luís Pereira de Alencar e do vereador Diogo Maia, beneficiou homens e mulheres com exames de PSA, papanicolau, vacinação, palestras, emissão de carteiras do SUS, entrega de kits de beleza e também muitas crianças puderam se divertir, além do acompanhamento odontológico.

Na ocasião o vereador, Fanuel Adauto, parabenizou os idealizadores e realizadores por ofertar importantes atendimentos que cuidam da saúde do homem e da mulher.

“Me sinto muito feliz por participar de um momento como este com ações e políticas públicas voltadas a cuidar do homem e da mulher do campo, em uma comunidade tão querida por todos nós. Parabenizo aqui os organizadores e apoiadores do evento e me coloco a inteira disposição desta comunidade tão boa e com gente de bem. Abraço a todos e que Deus abençoe!”, elogiou.

Apolônio Rocha parabenizou a equipe e disse que a ação foi muito importante por cuidar da saúde das pessoas. “Realizei uma porção de coisas e gostei. Estou muito satisfeito e parabenizo a realização do evento em prol da saúde. Toda equipe está de parabéns”, disse.

Publicidade

Conhecida como Tia Vina, a mesma enalteceu a realização do evento, principalmente por beneficiar às pessoas que não dispõem de condições financeiras para terem acesso aos cuidados com a saúde. “Esse evento é muito importante, principalmente para as pessoas que não tem recursos e moram na localidade. Nessas ações vemos o apoio da nossa prefeita em trazer as pessoas das comunidades e assentamentos vizinhos. Estamos todos trabalhando e eu gostei bastante da realização do projeto.  A nossa comunidade agradece”, falou.

Francisco Joaquim da Costa, conhecido como Lalá, reside no Sitio Guaribas e também foi beneficiado com atendimentos. “Na oportunidade realizei muitas coisas. Entre elas o cadastramento e exames, participei da palestra. O evento é de grande importância para acompanharmos como está a nossa saúde”, disse.

O vereador Diogo Maia, enfatiza que os atendimentos que beneficiam as pessoas no povoado Cova de Donga envolve homens e mulheres que podem realizar exames preventivos contra o câncer de colo de útero e câncer de próstata. “Trazer esse evento para perto das pessoas torna mais acessível, a informação mais fácil de ser adquirida e assim se cuidam melhor com mais qualidade de vida. Prevenir é a melhor saída”, enfatizou Diogo Maia.

Presidente do Sindicato Rural e atual secretário de Saúde de Pio IX, declarou que por ser uma ação de valor tão grande é difícil mensurar o valor que tem. “A realização deste evento é de uma importância tão grande que não sou nem capaz de mensurar. Tem como objetivo oferecer um serviço que nada mais é do que a prevenção do câncer de colo de útero e a prevenção do câncer de próstata. Sabemos que a pesar dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde rotineiramente não é abrangente, pois muitas pessoas deixam de participar, recuam por timidez ou por conta da dificuldade em ir até o local e deixam de fazer”, salientou.

O secretário pontuou como abrange mais pessoas quando há mobilização pelos agentes de saúde e aproveitou a ocasião para comunicar que no dia 30 de novembro serão apresentados os exames feitos nesta quinta-feira. “Quando são ofertados dessa forma, mobilizando a população pelos agentes de saúde, as escolas, a presidenta da associação faz com que a comunidade interaja e o resultado foi bastante positivo. Muitos outros serviços também foram realizados como testes de HIV, sífilis e diabetes, palestras e, materiais informativos foram distribuídos, brincadeiras e espaço de beleza com salão para homens e mulheres, além de manicure, deixando o visual bem melhor e, ao chegar em casa com certeza do encontro será bem mais agradável. É bom aproveitar a ocasião para dizer que os exames não se resumem apenas para o dia de hoje. O exame de PSA realizado através da coleta de sangue se consumará no dia 30 com a apresentação desses exames com dois urologistas que irão examinar todos os 100 homens que passaram por aqui”, pontuou.

Publicidade

O superintendente do SENAR Piauí, Diego da Paz Carvalho, explicou como se deu as parceiras que resultou em benefícios para o povo.

“Toda nossa equipe se encontra aqui hoje devido a uma solicitação do vereador Diogo Maia e do presidente do Sindicato Rural Luís Pereira, que estiveram juntos com o presidente do SENAR, o deputado Júlio Cesar. Esse evento hoje é possível devido às parcerias que o SENAR tem com Prefeituras, Secretarias de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores. Aqui no encontro estiveram várias pessoas importantes para que o evento acontecesse: a secretária de Educação, Martha Rachel, os vereadores Fanuel, Júnior Pinheiro, Jhônatas Leite, e demais vereadores. Para nós do SENAR é de extrema importância realizar eventos como este. Estamos atendendo mais de 300 pessoas entre homens e mulheres e realizando exames de rotina. No dia 30 de novembro, retornaremos à comunidade trazendo dois urologistas, trazendo o resultado dos exames de PSA. O SENAR está de portas abertas para o município trazendo qualidade de vida e capacitações para o homem do campo”, explicou.

Dados divulgados pelo secretário de saúde de Pio IX, foram beneficiados com a ação conjunta através do SR, SENAR, FAEPI E PM, 150 mulheres e 109 homens. O serviços de vacina imunizaram 27 pessoas, além de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis, e, Hepatite do tipo B e C, somando um total de 259 testes. Além disso, foi oferecido cadastro do cartão do SUS para 130 pessoas.

Da redação Cidades Na Net com informações da Ascom de Pio IX

Fotos: Ascom Pio IX

>>> Veja mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS