Connect with us

DESTAQUES

PIO IX │ Gestão da prefeita Regina realiza Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX na administração da prefeita Regina Coeli, em parceira com o Corpo de Bombeiros de Picos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI), promoveu durante toda esta sexta-feira (22), o Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios.

O evento teve como objetivo orientar, informar e conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente e à saúde do homem. O fórum foi realizado em dois momentos. Pela manhã ocorreu no Assentamento São Luís, zona rural, e, durante a tarde, na sede do município, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A preocupação da gestão municipal com a saúde e o meio ambiente, caracteriza Pio IX como o segundo município do Piauí a realizar o fórum. O primeiro foi em São João do Piauí.

Na ocasião a prefeita, Regina Coeli, fez uso da palavra para saudar e destacar o trabalho que foi realizado pelos bombeiros, policiais militares e os voluntários que estiveram combatendo os incêndios que assolaram a região pio-nonense.

“Tivemos muitos incêndios em mata fechada de difícil acesso. Temos que ter cuidados com nosso meio ambiente e com a saúde. Nossa responsabilidade vai muito mais além disso. Temos que ter no dia a dia o respeito e o cuidado com a natureza, com nossa fauna e flora em todos os momentos, preservando sempre. A caça predatória deve ser vista com muita seriedade porque pode causar incêndios que trazem intranquilidade para a população. É importante que a sociedade não se acostume a conviver com esses incêndios e que sejam tomadas as providências. Temos que nos preocupar em não provoca-los”, discursou Regina Coeli.

Publicidade

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Hamylton Lemos, trabalhou sobre o tema “Estratégias de prevenção e combate aos incêndios”. O mesmo palestrou e repassou ao público diversas orientações sobre como proceder de forma legal, orientando também como prevenir e combater queimadas.

“Queimadas sem autorização é crime. Existem leis que punem os responsáveis. Uma das maneiras, iniciais, de prevenir é através de palestras orientando as pessoas. A educação é uma das melhores formas. É necessário denunciar pessoas que fazem queimadas”, disse.

Além das palestras houve instruções práticas orientadas por profissionais quanto ao uso dos abafadores e bolsas costais. Na ocasião foram apresentados e entregues equipamentos de proteção e combate à incêndios, além dos abafadores e bolsas costais, botas, capacetes e máscaras.

Tenente Hamylton orientou que ao fazer uso do abafador é importante ter o cuidado de rebater nos arredores do fogo como forma de tornar mais eficaz o combate.

O sargento Hildomar que é comandante do GPM de Pio IX, com vasta experiência no assunto, explicou e repassou também orientações que ajudam a evitar a toxicidade da fumaça.

“É importante que ao usar o jato da bolsa, o combatente asperge água com o esguicho também para o alto para que nebline a fumaça e diminua o poder de intoxicação facilitando a respiração. A fumaça prejudica muito a respiração”, orientou.

Publicidade

Zootecnista e professor do Instituto Federal do Piauí, Campus de Pio IX, Fábio Carreiro, em sua palestra sobre impactos e alternativas ao uso do fogo na Agricultura, pontuou os tipos de climas, vegetação, reposição da flora e instruções de como lavrar terras em preparo ao plantio sem a necessidade de queimadas.

“Para trabalhar na Agricultura é importante que sejam aplicadas as técnicas adequadas sem uso do fogo, com raleamento de caatinga, sistemas agroflorestais que utilizam plantas do próprio bioma e incorporação das árvores ao solo. É importante destacar que requer um tempo e o produtor, de certa forma, é imediatista. Nesse caso ele utiliza do fogo como forma simples e barata de cultivar a terra. Esse método ao longo do tempo vai desgastando a área de plantio. Com o uso do raleamento e dos sistemas agroflorestais voltados para agricultura na caatinga, proporciona vida útil para o solo”, ressaltou.

Com relação ao processo, utilizado já há mais de 15 anos, o professor mostrou dados que comprovam que no Estado do Ceará foi aprovado. “Em Sobral no Ceará a produção aumentou em 70% a mais em relação a média da produção do estado. Para adotar isso requer instruções e técnicas. É necessário que o produtor não pratique essas ações antiquadas usando o fogo. Os resultados podem ser vistos no Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e alguns pontos do Piauí”, relatou Carreiro.

Manoel Sebastião da Silva, morador do Assentamento Paulo Freire I, foi entre os agricultores que sofreram perdas na lavoura com a onda de incêndios. Indagado sobre as informações repassadas nas palestras, ele disse que é de utilidade valiosa.

“A palestra foi boa e trouxe bons informes pelos bombeiros. O que eles falaram foi muito bom e aproveitei bem. O que eles falaram sobre os aceiros é muito importante porque as pessoas devem se prevenir mais. Tem que fazer o aceiro maior do que as árvores”, avaliou como proveitoso Manoel Sebastião.

Publicidade

Na parte da tarde, no auditório da Secretaria de Educação de Pio IX, na segunda etapa do Fórum Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios, houve mais palestras com profissionais do SENAR, Corpo de Bombeiros e da Saúde Municipal. Nas duas ocasiões, tanto pela manhã quanto a tarde, houve credenciamento para os participantes.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Sousa Júnior, da Companhia Destacada de Picos, elencou fatores relacionados à Segurança Pessoal no tocante a pratica das queimadas. Sousa Júnior explicou que quando autorizadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) podem seguir critérios estabelecidos, tais como: possuir registro de autorização do IBAMA, instruções de queimadas (aceiros, direção do vento, vigília), instruções de como proceder a queimada, horário, limitação de áreas, isenção de culpabilidade caso ocorra algum evento inesperado.

Com tema “O uso inadequado do fogo na Agricultura”, o engenheiro agrônomo, especialista em Defesa Sanitária e Vegetal, Janylson Silva, discorreu, recomendou e orientou que as queimadas empobrecem o solo.

“O uso contínuo do fogo tem diversas consequências negativas como erosão e desertificação que são problemas onde em muitas das vezes não podem ser recuperados, prejudicando a produção agrícola. A queimada não autorizada é crime e, caso haja realmente a necessidade, tem que fazer de forma regular procurando o órgão ambiental e solicitar autorização de queima controlada. Ao solicitar essa autorização, o agricultor terá um documento que resguarda da criminalização. É recomendado para substituir o fogo, o uso da adubação verde com leguminosas”, informou o engenheiro agrônomo.

O ciclo de palestras teve a participação da enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da comunidade Pau Ferro, Layane Alencar. Especialista em Saúde Pública e Gestão Clínica, abordou o tema: “Queimadas e suas ameaças à saúde pública”. Layane explicou que diversas consequências podem ocorrer por conta da fumaça. Ela listou fatores nocivos à saúde.

“Infecções do sistema superior, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergia na pele, e desordem no sistema cardiovascular, estão entre outras consequências”, pontuou.

Publicidade

A especialista alertou que o fogo pode fazer com que insetos peçonhentos abriguem-se no interior das casas como esconderijo. “Cobras, aranhas, escorpiões, ratos, entre outros insetos e animais podem causar acidentes à saúde do homem”, disse salientando que a fumaça pode também atrapalhar a visibilidade dos motoristas nas estradas.

A fumaça é um fator gerado pelas queimadas e que afetam idosos e crianças. Entretanto, são inúmeros os fatores danosos à saúde podendo gerar até mesmo o câncer. A multa para quem provocar queimadas de forma irregular, ou seja, sem autorização, é de  mil reais por hectare e reclusão de dois a quatro anos, conforme Art. 58 do Decreto Federal 6.514 de 25 de julho de 2008.

Recomenda-se também alguns cuidados para amenizar os efeitos da fumaça à saúde: evitar proximidades com incêndios principalmente crianças menores de 05 anos e idosos com mais de 65 anos, manter boa hidratação, manter ambientes fechados e umidificados com uso de vaporizadores ou bacias com água e toalhas molhadas, usar máscaras, optar por dieta leve – ingerir frutas, verduras, legumes e, em caso de urgência procurar imediatamente o médico.

Helena do Monte Arrais, participou da palestra durante a tarde e disse que as queimadas que geram fumaças prejudicam sua saúde. Ela relatou que sofre com problemas respiratórios.

“Tem sido muito difícil e a gente sabe que as pessoas muitas vezes não fazem por maldade. As vezes em alguma comemoração ocasiona queimadas. Eu tenho problemas respiratórios e sofro muita com a fumaça”, relatou.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros, Companhia Destacada de Picos, trabalha em 72 municípios da região atuando com apenas dezenove homens que compõem o efetivo. Em todo o Piauí o número de combatentes está entre 300 e 350 apenas.

Estiveram presentes no Fórum Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios em Pio IX, além da prefeita Regina, os secretários: Clairton Alencar (Desenvolvimento Rural), Martha Rachel (Educação), Cândida Viana (Finanças), Mateus Alencar (Meio Ambiente), Luís Pereira (Saúde), Ruth Bezerra (secretária executiva dos conselhos), professor Fábio Carreiro (IFPI), Janylson Silva (SENAR), Luma Alencar (Dir. Hospital Dona Lourdes Mota), Guto Costa (Depto. Esportes), Marleide de Sousa (Pres. Assoc. de Moradores do Assentamento São Luís), Antônia Helena Arrais (Assessoria). Os vereadores: Jonjon, Fanuel Adauto, José Miguel, Diogo Maia, Hipérides Alencar, demais lideranças políticas como: o ex-vereador Carivaldo Antão e Manoel Augusto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Naldo Andrade e o radialista Valdo Silva. Os militares: Sgt Hildomar e policias de Pio IX; Taline (Assistente Social), Alcizete Alencar (Espaço do Empreendedor), Alice Alencar (Coord. Turismo), Hanna Alves (Coord. Juventude), Dominice Cristina (Coord. CRAS), Herton Alencar (Ass. Prefeitura), Eva Arrais (Biblioteca João Suassuna), Corpo de Bombeiros de Picos, professores, coordenadores, diretores e o público em geral.

Veja fotos do Assentamento São Luís e logo depois a galeria com fotos da Secretaria Municipal de Educação.

Fotos da Secretaria de Educação durante a tarde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS