Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PIO IX 130 ANOS | Prefeita inaugura CREAS, 12 mil metros de calçamentos e visita obras de Creche Municipal; fotos

Publicado

em

Pio IX a cidade do sol nascente, completa nesta quinta-feira, 08, 130 anos de emancipada. E para comemorar a data histórica, o Governo Municipal, através da gestão “Trabalhando Para Você”, que tem à frente a prefeita Regina Coeli Viana de Andrade (PSB), preparou uma vasta programação para celebrar com a comunidade.

Os eventos tiveram início no dia 03 de agosto. Ao todo são seis dias com atividades cívicas, esportivas, religiosas, culturais e festivas.


Nesta terça-feira, dia 06 de agosto, as atividades chegaram ao 4º dia de eventos, quando a prefeita, ao lado de secretários, assessores, vereadores e outras personalidades, presentou a população do município com a entrega de diversas benfeitorias.

_Inauguração do CREAS:

A primeira benfeitoria inaugurada foi o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS – que foi denominado de Maria do Socorro Viana do Nascimento “tia Có ou Cocó”.

Publicidade

“O CREAS é um Serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) caracterizado pela oferta de apoio, orientação e acompanhamento das famílias e indivíduos que se encontrem em situação de violação de direitos. Com a instalação do órgão que é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, as famílias em vulnerabilidade ou perigo, passarão a contar com apoio de um advogado, psicólogo e assistente social”, disse a prefeita.

Na ocasião a gestão apresentou equipe técnica que atuará no órgão e tem como Coordenação: Ana Priscila de Alencar; a Psicóloga: Maria do Socorro Feitosa; a Assistente Social: Mariliane Gomes Fernandes e o Advogado: Dr. Paulo Ricardo de Alencar.

A Priscila Alencar, coordenadora do CREAS recém-inaugurado, descreveu como os serviços serão ofertados.

“O CREAS vai tratar de famílias e indivíduos que sofreram violações de direitos, independente da faixa etária, desde a criança ao idoso. Violações físicas, sexuais, dentre outras. Vamos dispor de alguns profissionais como o Assistente Social, Psicólogo, Advogado, e demais equipe técnica para dar o suporte adequado a cada situação, seja jurídica, psicológica e ou/social. O nosso objetivo principal é assegurar e lutar pelos seus direitos, acolhê-los da melhor forma para que possam prosperar. O funcionamento será de segunda a sexta das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Estamos aqui de braços abertos para acolher essa população que venha a sofrer violação de direitos. Estamos aqui para eles”.

A senhora, Rita Teixeira do Nascimento, representante da família da professora Socorro Viana homenageada com o nome dessa instituição expressou seus sentimentos. “Me sinto muito feliz. Ela é merecedora. A família é merecedora. O nome dela é merecedor de ser homenageado porque foi uma grande professora. Eu mesma fui aluna dela de história e geografia. É uma honra ver o nome dela estampado na fachada da instituição. Parabéns a prefeita Regina. Uma maravilha feita pela gestão municipal. Trabalho dela, sempre empenhada.”

Publicidade

Auristemária Afonso, Secretaria Municipal de Assistência Social, disse que o CREAS era um serviço muito sonhado pela população de Pio IX. “É um grande prazer estarmos aqui hoje inaugurando o CREAS. Um serviço tão esperado para o nosso município, mas que as administrações passadas tiveram a oportunidade de implantar, mas não tiveram a coragem e o zelo pela população como a prefeita Regina tem. Ela foi atrás até conseguir. Ela quer ver o bem da população de Pio IX. Mesmo sabendo que a contrapartida que vem do Governo Federal e do Estado é mínima e sabendo que a prefeitura teria que arcar com a maioria das despesas. Necessitávamos com urgência desse serviço no nosso município, pois já temos muitas famílias, muitas crianças, muitos indivíduos tendo seus direitos violados. A administração da prefeita Regina tem esse diferencial de pensar no bem-estar da nossa população. Ontem em reunião com a nova equipe, ficamos felizes e ansiosos para dar início ao CREAS, e que através desse serviço nós poderemos melhorar a vida de muitos piononenses que precisam desse olhar diferenciado, desse apoio, desse suporte.”

_Calçamentos

Ainda na sede do município, por volta das 12h, a comitiva inaugurou a pavimentação de diversas ruas onde foram construídos mais de 12 mil metros quadrados de calçamento por toda a cidade.

A ação mostra a grande preocupação do poder público municipal na gestão da prefeita Regina Coeli com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Investindo em pavimentação e proporcionando dias melhores para a população.

A pavimentação de ruas é fruto da busca incansável da gestora piononense e conta com o apoio do senador Ciro Nogueira e os deputados Átila Lira e Henrique Pires que muito tem feito pelo município. Várias ruas receberam o calçamento recentemente, e várias outras estão em andamento e iniciando as obras.

Publicidade

Seu Chicô, morador antigo do bairro Cruzeiro, disse que a vida mudou com a chegada do Calçamento. “Muito bom. Melhorou a vida. Antes era só poeira e lama. Hoje eu saio de casa e não piso em lama. Coisa boa. A prefeita é boa demais”.

O Secretário de Obras e Urbanismo, Gilson Alencar, que acompanha a inauguração de vários metros de calçamento disse que o trabalho não para. “Parabéns aos nossos piononenses pelo aniversário dessa cidade. É com muita satisfação e alegria que hoje estamos inaugurando oficialmente ruas calçadas, bem como comemorando pelas que estão em andamento e pelas que ainda iniciaremos muito em breve. É muita alegria para todos nós trazer uma obra importante para um bairro que por muito tempo foi esquecido pelos políticos de Pio IX. A nossa prefeita Regina, sempre olhando para os mais necessitados, para as pessoas mais carentes. Lutou muito para conseguir esses calçamentos. As obras não param.”

Em discurso a prefeita Regina, disse que a busca por investimentos na área da infraestrutura não para e aponta que o fato se dá porque Pio IX é dos piononenses e por isso merece mais.

“É um prazer estar aqui hoje nessa inauguração de várias ruas pavimentadas por essa gestão. Temos pavimentação concluída em todos os bairros da cidade. Nesse bairro, aqui nas proximidades, temos ruas inteiras e pedaços de ruas que iniciaram o calçamento de forma maldosa e não concluíram. Conseguiram alguns metros de calçamento, calçaram alguns pedaços distribuídos em várias ruas para dizerem que tinham pavimentado várias ruas. Eu que não estou aqui para fazer média e sim para trabalhar, sem me importar de onde veio os pedaços de calçamento, quem trouxe, quem deu, mandei terminar todas essas ruas que foram feitas em pedacinhos, os puxadinhos pela metade de forma nada séria. Significa qualidade de vida e isso é saneamento. O saneamento é uma forma de prevenção às doenças. Que têm ruas calçadas adoece menos, consome menos medicamentos. As pessoas que têm calçamento na frente das suas casas começam ajeitar as suas calçadas, e certamente tem uma vida de mais qualidade.

Regina salientou sobre as ações do seu mandato que tem chegado ao Bairro Cruzeiro. “Nesse bairro que a coleta de lixo era uma vez por semana, hoje é feita regularmente diariamente como todas as outras. Temos uma creche maravilhosa nesse bairro que também iniciaram para fazer média, e que nós, com muito trabalho e disposição estamos concluindo. Também concluímos a UBS, que funciona rotineiramente com toda a equipe de PSF. Esse é o nosso trabalho, nosso dia-a-dia. É buscarmos melhorias de todas as formas em todas as áreas e para toda a nossa população. Quero deixar aqui um grande abraço a comunidade de Cruzeiro. A todos os piononenses pelos nossos 130 anos de História. Não há Poder público que faz história sozinho. Poder público faz história quando tem responsabilidade. Rotineiramente nossa história é feita por cada um que acorda cedo, que vai à luta, que vai trabalhar, que se preocupa com sua família e com sua cidade. Todos juntos fazemos a história desse município. Viva Pio IX! Viva 130 anos de história e de luta de nossa gente”, disse.

Publicidade

_Visita as obras de construço da Creche Municipal padrão FNDE:

A comitiva visitou ainda no mesmo dia, as obras de construção da Creche Proinfância tipo ‘C’. O novo Centro de Educação Infantil foi construído a partir de um convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e município.

As obras foram iniciadas no ano de 2012, e desde do início apresentou problemas na execução. O terreno onde ela foi construída não é plano, sua implantação foi realizada de forma inversa a planta de locação. Com isso, os recursos que deveriam ser utilizados na sua execução, foram utilizados na adequação do terreno. Essa má utilização dos recursos, custou para o município seis anos de bloqueios. As obras só foram retomadas na atual gestão e está em fase de conclusão.

A Creche, modelo padrão do FNDE, tem capacidade para atender a 120 crianças de zero a três anos de idade. É dotada de ambientes climatizados, essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das áreas administrativas e de serviço.

Durante a visita, a prefeita Regina Coeli falou sobre o andamento da construção da creche.“Estou imensamente feliz por estar vendo a quase conclusão dessa obra tão polêmica! Recebemos essa obra com os recursos aplicados na Fundação.  Faltou recursos para construir a creche. Infelizmente não havia como buscar recursos porque estávamos bloqueados no PAR, onde o município insere os seus projetos e as suas demandas. Encontramos mais de 20 restrições nesse projeto, além de nos impedir de coisas novas e sem saber como terminaríamos essa construção. Muitas ressalvas que eram praticamente impossíveis de sanar. Fomos a Brasília, nos comunicávamos com o FNDE e temos uma equipe que batalhou muito, foram a secretária Marta, a Juliana que alimenta o sistema, o Alex, o Dr. Washington e o engenheiro Vicente. Fizemos várias licitações, mas sem aparecer nenhum concorrente. Resolvemos fazer uma contratação direta com pessoas do nosso município e encontramos trabalhadores topados. Arregaçaram as mangas e começaram esse trabalho de conclusão. Foram 100 carradas de terra para aterrar esse buraco. Em mão de obra foram mais de 40 mil investido. As vidraças foram mais de 20 mil. São muitas as despesas para estarmos hoje com essa creche quase concluída. Muita força de vontade de todos os envolvidos. É um sentimento de dever cumprido, muito prazer e muita satisfação. Sabemos agora que ela finalmente vai abrir as suas portas para receber as nossas crianças. Estamos vendo o nosso alunado tendo e escrevendo na idade correta. Esse orgulho é nosso, é das crianças, é dos pais e eu acredito que esse orgulho seja comungado por toda a sociedade. É para isso que existe a educação. Fazer o aluno aprender, entender, pensar, refletir e ser cidadão”.

Publicidade

Juliana Saldanha, técnica do FNDE desde 2013 e responsável em alimentar o sistema do PAR municipal, não escondeu sua alegria, ao falar sobre a creche.

“Essa creche recebeu um recurso do Governo Federal no valor de R$ 659.000 que foi utilizado basicamente apenas na Fundação da Creche e no início da obra, restando pouco dinheiro que não era o suficiente para finalizar.  Para deixar a creche como está hoje foram gastos mais de R$ 400.000 da Prefeitura. Houve muito tempo de restrições, o nosso PAR ficou bloqueado durante 6 anos, não conseguimos solicitar outras obras, inclusive outras obras em outras situações que conseguimos foram bloqueadas. Então essa creche é uma maravilha de conquista. A creche vai atender crianças de 0 a 3 anos e a partir do próximo ano teremos um aumento de mais 120 matrículas ao todo no município para a educação infantil”, disse.

_Vereadores acompanharam a jornada de inaugurações e relatam satisfação:

O Presidente interino da Câmara, vereador, Matheus Alencar, parabenizou a prefeita. “Dizem que o bom gestor e bom político é aquele que trabalha para as pessoas que mais precisam, as mais simples. São as pessoas mais pobres que mais carecem da ajuda do poder público. O CREAS é o órgão que vai ajudar a prestar essa assistência para as pessoas que tiveram seus direitos humanos e sociais violados. Vai estar oferecendo assistência para os mais pobres, para os mais simples, para o nosso município. Quando se retoma uma construção de uma creche como essa também está sendo trabalhado para os pobres, pois são os filhos do nosso município beneficiado com a obra dessas estruturas. Quando nós entramos na política, temos uma responsabilidade muito grande até o final do nosso mandato para mostrar resultados. Prefeita Regina,  quando se passar o seu mandado que for entregar a faixa para o seu sucessor, você vai ter a honra de dizer que foi a prefeita que mais trabalhou pelos pobres e que mais precisavam desse município, que você fez obras significativas para as pessoas mais pobres”.

Vereador Junior Pinheiro. “Antes de falar do calçamento quero parabenizar a Regina pelo CREAS, pela Creche, pelo Cajazeiras, por todos os bens que você tem conseguido para nosso povo. Calçamento é saúde e contribui muito na mobilidade. Regina além de ser a prefeita da Saúde, da educação, da Assistência Social, é a prefeita dos calçamentos. A prefeita que mais calçou nossa cidade”.

Publicidade

Vereador Chico Luiz. “Regina foi uma das prefeitas que mais construiu que mais realizou obras em Pio IX desde calçamentos a reformas de escolas e conclusão de construção da creche. O nosso trabalho é transparente e sempre prestamos contas com o povo de Pio IX. O povo do nosso município precisa e deve ter mais qualidade de vida, saúde, educação, segurança. Tenho certeza que essa turma vai continuar por muitos e muitos anos transformando Pio IX numa cidade mais decente, mais limpa, mais desenvolvida, onde o povo daqui possa ter orgulho dessa.  Temos expectativas de dias melhores para Pio IX e faremos com que Pio IX se orgulhe e cresça como uma das melhores cidades dessa região”

Vereador Fanuel Adauto. “Parabenizamos a prefeita pelos importantes benefícios que tem concedido a população piononense.  O bairro Cruzeiro está de parabéns. Alguns dias atrás eu estava sentado na casa do meu amigo Manelão conversando um pouco, e o mesmo me disse que o calçamento ficou muito bom,  que melhora muito a vida de quem mora na comunidade pela questão de saúde pública, e que valoriza as propriedades de cada cidadão que tem uma casa nesse bairro. Então Parabéns prefeita Regina.  Parabéns Secretaria de obras. Temos assegurado mais calçamento para o nosso município através do empenho do nosso deputado Dr. Hélio. Conseguimos mais cinco mil metros de calçamento e uma das duas que vamos calçar é aqui também no bairro Cruzeiro, mostrando que temos compromisso com esse povo e com a nossa cidade. Digo a todos vocês que para mim é motivo de muito orgulho pelejar ao lado de vocês e vamos juntos estar prontos para continuar defendendo Pio IX”.

Vereador Diogo Maia. “Quero agradecer a prefeita Regina por essas importantes obras do CREAS, Creche Padrão e Calçamentos.  Lembro-me de uma viagem que fizemos a Oeiras no início do mandato,  e na viagem ela dizia: eu não consigo calçamento, já corri atrás, já tentei de todas as formas, tentei questionar alguns outros prefeitos de como se fazer, mas ninguém me dava uma saída, cobrei ao governador da época, também disse que não poderia que não havia edital aberto para calçamento, enfim, muitas dificuldades, e hoje aqui inaugurando muitos metros de calçamento, além de outros que estão em andamento e outros que iremos iniciar na área urbana do nosso município. É saúde. É valorização das nossas ruas. É cuidar do nosso povo e como figura pública estou junto nesta luta por esta terra que amamos”, disse.

_Veja mais fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS