Connect with us

Pio IX

Pio IX tem primeiro caso suspeito de Coronavírus

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 24 março, foi registrado o primeiro caso suspeito de Coronavírus (COVID-19), em Pio IX, município localizado há 420 quilômetros de Teresina.

Segundo as informações repassadas pelo secretário de Saúde do município, Luís Pereira, o paciente suspeito está seguindo as orientações repassadas pela equipe do Hospital Regional Justino Luz de Picos, e encontra-se em isolamento domiciliar.

“Estamos seguindo todas as orientações da nossa referência, amanhã o caso suspeito será encaminhado para a coleta do material necessário para realizar o exame específico. Os médicos que atenderam o paciente consideraram que no momento, o mesmo não necessita de internação hospitalar”, explicou o secretário.

Após o caso de suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um boletim oficial do município. Os casos suspeitos registram 01 (um). No entanto, não existe nenhum caso confirmado oficialmente. A identidade do paciente foi mantida em sigilo.

Confira a Nota:

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX/PI vem a público, com transparência e ética, informar que no dia 24/03/2020 foi realizada uma notificação de caso SUSPEITO de SARS-CoV2 – COVID19 no município de Pio IX.

O caso segue em investigação epidemiológica, apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar. O encaminhamento para coleta de material de testagem para o novo Coronavírus está sendo realizado, conforme Fluxograma estabelecido no Plano de Contingência da COVID 19 no Estado do Piauí.

Esclarecemos que a notificação e testagem fazem parte da medida de extrema cautela da Secretaria de Saúde de Pio IX e rigorosa observação aos protocolos estabelecidos, não se tratando de caso grave. É uma medida de precaução e controle.

Todas as medidas de sigilo e confidencialidade das informações que possam revelar a identidade do caso suspeito foram adotadas por parte da Vigilância Epidemiológica Municipal.

 Aproveitamos a oportunidade para reforçar que a população obedeça as recomendações dispostas no Decreto Municipal, evitem aglomerações e fluxo habitual nas ruas, o momento é de TODOS FICAREM EM CASA.

Publicidade

Há obrigatoriedade de isolamento domiciliar a todas as pessoas vindas de outras cidades para Pio IX nos últimos 14 dias. Essa medida, junto com isolamento social, são as medidas mais efetivas para contenção dessa pandemia no nosso município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS