Connect with us

Pio IX

Profissionais de Saúde de Pio IX participam de capacitação

Publicado

em

Os profissionais de Saúde da Prefeitura de Pio IX participaram, nessa quarta-feira (16), de uma capacitação, no polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O objetivo era compartilhar informações e ajudar os profissionais no diagnóstico de doenças consideradas negligenciadas, entre elas, a hanseníase. O médico Luimar de Jesus, referência na área, foi convidado para falar sobre o tema.

“Recebi o convite da Prefeitura de Pio IX para atuar na capacitação dos servidores da saúde. O objetivo é ajudar no diagnóstico de doenças, como a hanseníase. O Piauí ainda tem cidades que fazem parte de uma região endêmica. O mesmo acontece com a leishmaniose. É preciso ficar atento aos sintomas, para que o tratamento seja o mais indicado e tenha eficácia”, afirmou o médico aposentado pelo Ministério da Saúde.

A coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Cadena, explicou que a capacitação faz parte das ações do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, que engloba médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal de apoio, dentre outros profissionais. “Chamamos de doenças negligenciadas aquelas que o poder público não investe muito em tratamento. Precisamos ter um olhar mais sensível para o diagnóstico dessas doenças. Nosso objetivo é estar sempre com a rede preparada para atender melhor os usuários”, diz Juliana.

O médico da Unidade Básica de Saúde – UBS Sede, Ítalo Nere, participou da capacitação e falou da importância em se debater o tema. “É um tema de muita relevância e estamos contando com um profissional de gabarito para falar do assunto. A hanseníase atinge um número considerável da população piauiense. É uma doença que não deve ser negligenciada. Muitas vezes as lesões de pele são tratadas como se fosse outra patologia”, finaliza o médico.

Fonte: Ascom Pio IX


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS