Pio IX

Programação especial para mulheres de Pio IX é promovida pela gestão de Silas Noronha. Veja como foi

Publicado

em

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em grande estilo na cidade de Pio IX durante este fim de semana. O esporte, a saúde física, a música, o conhecimento, foram vivenciados proporcionando qualidade de vida com entretenimento, diversão e lazer. Tudo isso festejado nos dias 08 e 09 de março pela população, preparado pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra.

As atividades que foram realizadas durante dois dias na reflexão do tema “Mulher nordestina: bela, resistente e valente. Por onde passa deixa sua marca” contou com apoio das Secretarias de Educação por meio do Departamentode Arte e Cultura, da Saúde e da Assistência Social, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O prefeito Silas Noronha falou sobre a importância da mulher na sociedade. “As mulheres são muito importantes na sociedade, pois elas têm uma sensibilidade particular e merecem estar nos espaços públicos. Parabéns a todas as mulheres de Pio IX. Preparamos toda essa programação especialmente para vocês”, destacou Silas.

Prefeito Silas Noronha e o vice-prefeito Etinho Bezerra

O vice-prefeito Etinho Bezerra que defende o direito das mulheres disse que elas devem estar sempre na condução de órgãos e instituições públicas. “Parabéns a todas as mulheres de Pio IX. Somos orgulhosos em ter vocês conosco sempre lutando por uma cidade melhor”, disse o vice-prefeito.

Programação

A programação especial para as mulheres iniciou na sexta-feira, 08. A primeira atividade foi o torneio de futsal feminino com participação de seis equipes tanto da sede quanto da zona rural do município. Os times que disputram o torneio são: Bets, Pio IX, UPB, Fênix, Mãos Solidárias e São Luís.

A grande final foi decidida entre Pio IX e Bets. Pio IX venceu por 1 a 0 e faturou o título. Após os jogos aconteceu a entrega de premiação (melhadas e troféus) na quadra poliesportiva “O Alencarzão”.

O empreendedorismo teve destaque com a realização de palestras com consultoria do Sebrae sobre o tema “O poder da mulher empreendedora” no Espaço do Empreendedor. Sobre o tema quem ministrou a palestra foi a consultora, Fran Araújo.

Palestrante Fran Araújo

O evento teve como objetivo auxiliar mulheres a expandirem seus empreendimentos e contou com as presenças da vereadora Eliane Bezera, da diretora do IFPI de Pio IX, Raimundinha Ferreira, e do agente de desenvolvimento do Sebrae, George Arrais.

Vereadora Eliane Bezerra ao lado esquerdo da imagem
Agente de Desenvolvimento George Arrais
Diretora do IFPI de Pio IX, Raimundinha Ferreira, ao lado esquerdo da imagem

O Beach Tennis que vem crescendo a cada ano em todo o Brasil também foi destaque nas festividades da mulher. O evento muito bem aceito aconteceu na Vila Beach, no sábado (09). Após as partidas todas as atletas receberam medalhas

Paralelo ao Beach Tennis, houve a corrida de rua às 16h30min. As maratonistas receberam medalhas de participação.

Um aulão de zumba também foi ministrado com o objetivo de trabalhar a saúde física das mulheres de Pio IX. A atividade mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias como a salsa, mambo, merengue e reggaeton, promovendo o condicionamento físico de forma geral, com maior destaque para o treino cardiovascular e a região das pernas e glúteos.

Na praça José Antão de Alencar, a Pracinha da Igreja, como é conhecida, durante a noite, Alexandra Bezerra conduziu um diálogo sobre o tema “O enfrentamento à violência contra a mulher: dilemas e perspectivas”.

Prosseguindo com a programação, além da orientação repassada por Alexandra, a noite foi abrilhantada com muita música ao vivo e de qualidade com o grupo piononense Rosa de Jericó e a participação especial do cantor picoense Rômulo Jr.

Antônio Carlos do grupo Rosa de Jeircó
Cantor picoense Rômulo Jr.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917. No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.

Publicidade

Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”. Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Veja todas as fotos do último dia e das outras atividades

Beach Tennis e Zumba

Torneio de Futsal

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile