Pio IX

Saúde de Pio IX inicia Programa Busca Ativa e testa profissionais na prevenção à Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX na gestão “Trabalhando para você” da prefeita Regina Coeli, através da Secretaria Municipal de Saúde, administrada pelo secretário Luís Pereira, está realizando o ‘Programa Busca Ativa’ no município.

O Programa Busca Ativa tem como objetivo realizar uma quantidade maior de testes rápidos para detecção da Covid-19 no intuito de controlar a doença da melhor forma possível.

Inicialmente, os testes estão sendo realizados em todos os profissionais da saúde e em funcionários dos serviços essenciais como farmácias; supermercado; postos de gasolina; postos fiscais; panificadoras; etc.

As ações foram iniciadas nesta última segunda-feira (15), e já foram realizados 25 testes, todos com resultado negativo para a doença.

O secretário de Saúde, Luís Pereira, destacou que as realizações das testagens são de caráter preventivo, pois o município encontra-se a alguns dias sem apresentar novos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Publicidade

“A realização dos testes é um meio de reforçar a nossa vigilância epidemiológica, dando mais segurança para a realização do trabalho destes profissionais. Contamos com a contribuição e com os esforços de toda a população para, juntos, vencermos essa pandemia. Respeitem o distanciamento social, usem as máscaras de proteção, lavem as mãos, utilizem álcool em gel e se puder, fique em casa”, recomenda o secretário.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Natasha Arrais, explicou como está sendo dividida a realização dos testes e como o público alvo foi escolhido para realizar as testagens.

“Durante o dia realizamos em média 20 testagens, dividimos o público e em um período testamos profissionais da saúde, e no outro a população que trabalha em serviços essenciais como supermercados, farmácias e lotérica. Estas pessoas foram escolhidas, pois estão na linha de frente e diariamente tem um contato maior com um grande número de pessoas”, explica.

Segundo o boletim epidemiológico desta última segunda-feira (15), atualizado às 17h, a atual situação da Covid-19 no município encontra-se da seguinte forma: 187 Notificados; 00 Suspeito; 172 Descartados; 15 Confirmados, destes 14 Recuperados e 01 Óbito.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile