Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Senador Ciro e prefeita Regina entregam obra de recuperação do açude Cajazeiras em Pio IX; fotos

Publicado

em

Após desembarcar na cidade de Fronteiras, na manhã desta quinta-feria (15) para inaugurar obras de recuperação do açude Barreiras, o senador Ciro Nogueira, junto com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra Seca -DNOCS, Djalma Policarpo, prosseguiu em direção ao município de Pio IX, vizinho distante 35 km, para a inauguração de serviços de reforma no açude Cajazeiras.

Após cerca de sete meses quando das assinaturas das ordens de serviço para recuperação da estrutura da parede do açude, Ciro Nogueira, retornou ao município para entrega da obra de revitalização e modernização da parede do açude Cajazeiras, em Pio IX. O investimento financeiro destinado à obra da barragem é de R$ 903.912,36 (Novecentos e três mil, novecentos e doze reais e trinta e seis centavos), firmados pela empresa ENGETERRA-Engenharia de Terraplanagem Ltda.

O parlamentar ressaltou dentre outras reivindicações, que foi a que mais trouxe preocupação por conta das condições que se encontrava a estrutura física da parede do açude.

“Na época que tivemos aqui, o país sofria acidentes hídricos e isso nos deixava bastante preocupados porque a parede estava bastante deteriorada. Hoje estamos ao lado dos vereadores, da prefeita Regina Coeli entregando a obra que foi totalmente recuperada com investimento de quase um milhão de reais e com certeza o açude por muitos e muitos anos vai trazer benefícios para o município de Pio IX. Continuaremos nosso trabalho protegendo essas obras importantíssimas no nosso estado, trazendo investimentos necessários para esse município”, garantiu.

Em visita às obras de recuperação dos açudes, Ciro afirma que o sentimento é de dever cumprido porque é uma necessidade constante.

“Essas obras recuperadas são para que as pessoas tenham segurança hídrica e evite assim, acidentes. Graças a Deus o Dnocs teve a competência através dos nossos recursos para recuperação de obras importantíssimas nessas três cidades e em toda região. Destinamos o maior número de recursos da história para todo Piauí como construção de banheiros que dá maior qualidade de vida para o povo. Tivemos investimento na área da saúde e vamos continuar trazendo mais recursos para nosso estado”, concluiu Ciro.

Publicidade

A prefeita, Regina Coeli, que na oportunidade esteve acompanhando o parlamentar, no seu discurso salientou sobre a importância da obra e do reservatório.

“Agradecemos ao senador Ciro Nogueira por ter proporcionado essa obra tão importante. Um açude que foi construído na década de 50 e que carecia de manutenção devido às fendas que tinha na parede. É importante também para que a população continue com a piscicultura e horticultura. Esse nosso patrimônio está hoje recuperado e entregue à comunidade. O senador Ciro é um grande amigo”, disse.

Regina fez saudações ao povo que compareceu e à todas lideranças políticas que marcaram presença para prestigiar a solenidade.

 

“Quero aqui saudar o prefeito de Alegrete, Marcinho; a prefeita de Fronteiras, Maria José; o prefeito Edilson que está representado pela esposa Ana Carolina. Quero saudar as lideranças locais e a comitiva do senador. Quero saudar o diretor do Dnocs, Djalma Policarpo. Temos muito o que agradecer ao Ciro Nogueira porque ele é muito próximo do nosso município e nos trouxe tantas obras e serviços aqui para Pio IX. São ações diversificadas desde consultório odontológico, a ambulância, recuperação de um açude importante como este, bem como pavimentação, custeio para a saúde, Vans para o transporte de pacientes entre outros. Somos gratos por muitas coisas e este açude é um patrimônio cultural e histórico para nosso município. Somos muito gratos e todos os pio-nonense comungam dessa gratidão. Senador obrigada por tudo porque sempre quando anuncia promessas sempre tem recursos assegurados e planejamento. É esse tipo de político que queremos de nosso lado e agradecemos”, ressaltou a prefeita Regina.

Publicidade

Antônio Iran que é morador pio – nonense destacou que a recuperação do açude Cajazeiras é de suma importância.

“Meu sentimento é de gratidão porque víamos a situação que estava a parede da barragem deteriorada e cheia de erosão. Tínhamos preocupação com a chegada da chuva que podia encher e se romper causando enorme prejuízo. Nesse momento é agradecer ao senador, a prefeita e todos que correram atrás. Uma obra muito importante porque proporciona o lazer e a pescaria”, ressalta o morador.

As duas barragens tanto a de Fronteiras como a de Pio IX, foram executadas por meio de serviços do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS.

O diretor estadual do órgão, Djalma Policarpo, que esteve junto com a comitiva do senador Ciro Nogueira, em entrevista ao Cidades Na Net, disse que desde a época em que assumiu a instituição muitas solicitações foram recebidas partindo dos gestores municipais, da população e de todo o Estado do Piauí. São diversos reservatórios e barragens construídos há décadas que são de competência do DENOCS.

“São muitos reservatórios com 30, 40 e 50 anos que nunca tiveram manutenção preventiva. Quando assumimos, fizemos inspeção em todas as barragens em 2018. Estamos com projeto e recuperamos agora Ingazeira em Paulistana, Barreiras em Fronteiras, Cajazeiras em Pio IX. Estamos recuperando o açude de Bocaina e temos recursos assegurados para o açude de Piaus e entre outros tantos açudes em todo o estado.  Trabalhamos com essa intenção: de recuperar as barragens e dar segurança hídrica e preventiva para populações que vivem nas adjacências desses reservatórios […] temos a felicidade de recuperamos todas as barragens construídas pelo DNOCS”, declarou Djalma.

Publicidade

O senador Ciro Nogueira tem sido muito atuante em obras pelo estado, além de barragens na perfuração de poços.

“O ‘senador das águas’ como é chamado tem sido imprescindível. Temos além das barragens, perfurado e equipado poços por todo Piauí, graças ao Ciro Nogueira”, acrescentou Djalma.

Na solenidade estiveram presentes: a prefeita Regina Coeli; o senador Ciro Nogueira; o diretor do DNOCS, Djalma Policarpo; os vereadores pio-nonenses: Jonjon, Fanuel Adauto, Júnior Pinheiro , Chico Luis,  Zé Miguel e Dulcidio; o secretário de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar; a diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, Luma Alencar; o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, juntamente com os vereadores Luís Carlos, Lucemberg Alencar e o supervisor de Rede Ensino Estadual de Alegrete, professor Manoel de Zé Pedro; a prefeita de Fronteiras Maria José acompanhada da assessora Keila; a primeira – dama do município de Vila Nova do Piauí, Ana Carolina, representado o prefeito vila-novense Edilson Brito, com o vereador Deijano Lima, Flávio Sousa e o servidor público Demértio Lima, além das autoridades diversas do município de Pio IX entre outros membros da sociedade civil.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS