Connect with us

MUNICÍPIOS

População atravessa barragem de Bocaina de moto. Fotos!

Publicado

em

A estiagem que assola a Região de Picos nos últimos três anos tem diminuído drasticamente o espelho d’água da barragem do município de Bocaina. Considerado o terceiro maior do Estado do Piauí, o reservatório de água doce não para de secar dia após dia. Na última medição divulga pelo Departamento Nacional das Obras Contra a Seca, em outubro do ano passado, a barragem estava com apenas 24 milhões de m³ de água dos 106 milhões m³ passíveis de serem represados.

Embora não haja informações a respeito de uma medição mais recente no nível da barragem, no visual é possível se verificar que esse volume diminuiu mais ainda nos últimos quatro meses. Tanto que ruínas de antigos povoados, como a Varjota, voltaram a aparecer após 30 anos submersos. São restos de casas e até uma ponte que foram cobertos na cheia de 1984.

E o inusitado e ao mesmo tempo triste, nessa parte da barragem de Bocaina, não está restrito ao reaparecimento do povoado Varjota. Devido à falta de chuva o solo já rachou e até mesmo a umidade evaporou. Com isso moradores que antigamente faziam a travessia da barragem apenas de canoa hoje passam de um lado para o outro a pé e de motocicleta. Algo inimaginável há um ano.

 

Fonte: Dia a Dia Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS