Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos promove 4º Passeio Ciclístico no terceiro dia do aniversário de 128 anos

Publicado

em

Aproximadamente cento e vinte ciclistas participaram do 4º Passeio Ciclístico, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Picos através da administração do prefeito, padre José Walmir de Lima, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM).

Com o objetivo de incentivar à prática do esporte visando o bem-estar e qualidade da saúde, o passeio partiu da sede da Seman, na praça Josino Ferreira, no Centro, na manhã deste domingo, por volta das 7h. Com percurso  de 10 km, os ciclistas percorreram pela avenida Getúlio Vargas seguindo com destino ao bairro Ipueiras, passando pela prainha do Guaribas.

Os amantes do ciclismo adentraram por estradas carroçais e enfrentaram trilhas com várias poças d`água e lama. Nem mesmo os obstáculos foram capazes de desmotivarem os praticantes do esporte. Entre os atletas estavam crianças e adultos. A secretária de Meio Ambiente também participou do evento esportivo. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, o passeio ciclístico tem grande importância e serve para incentivar as pessoas ao uso da bicicleta.

“O Passeio Ciclístico é importante pra nossa cidade porque é uma maneira de incentivar as pessoas a praticarem o esporte, visto que aqui na nossa região é raro as pessoas utilizarem a bicicleta como meio de transporte. Outro fator que destaco é que andar de bicicleta faz bem para a saúde” pontuou a secretária.

O atleta e ciclista, Fransuelo da Silva, praticante do ciclismo há vários anos afirmou que além dele, a filha de dez anos também acompanha em eventos da modalidade. Fransuelo destacou que a prática esportiva é uma maneira de formar o cidadão de bem, assim como preservar o meio ambiente.

Publicidade

“A gente aproveita pra trazer a família para participar desses passeios porque é uma iniciativa muito importante pra cidade de Picos pois reúne vários atletas” destacou o ciclista.

Outro apaixonado pelo esporte é o empresário Erasmo Albano, proprietário de uma loja de bicicletas. O empresário falou sobre a proporção de crescimento a nível nacional.

“Hoje o ciclismo e bastante abrangente no Brasil e em todo o mundo. Hoje estamos vendo aqui a participação da família. Tem casal, tem crianças, tem o idoso, tem o jovem. Enfim, o ciclismo é pra todas as idades”

Erasmo em entrevista ao Cidadesnanet.com, falou do projeto que está em andamento e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Picos, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente.

“Todas as terças e quintas fazemos essa prática do pedal. Quero aqui acrescentar que já tenho apoio da gestão municipal do prefeito, Padre Walmir, para a promoção da Copa Ômega de Moutainbike que será realizado em breve” acrescentou Erasmo.

Publicidade

Durante o percurso, muitas trilhas forma desbravadas pelo ciclistas picoenses. Entre os participantes estava menina Sofia Almondes, de 7 anos de idade. A criança mostrou que tem resistência de causar inveja a muitos adultos. Após concluir o percurso de dez quilômetros, ela afirmou que é de costume a prática do ciclismo que começou há dois anos.

“Eu gosto muito porque andar de bicicleta é uma forma de fazer atividade física. Atividade física faz bem para a saúde e serve para fortalecer as pernas,  os músculos, os pulmões e o coração” explicou a Sofia.

O 4º Passeio encerrou na avenida Beira Rio com a plantação de várias mudas na Academia Pública. Após o plantio das mudas, foi ofertado um saudável café da manhã repleto de frutas.

Durante a realização do passeio, a Prefeitura de Picos disponibilizou carros de apoio para acompanhamento dos ciclistas durante todo o trajeto. Agentes da Secretaria de Transporte Transito e Mobilidade Urbana, uma Ambulância cedida pela Secretaria Municipal e um carro da Seman fornecendo água para os participantes.

As festividades de aniversário seguem até a próxima terça-feira, 11, às 09 horas com reforma do Pronto de Atendimento Infantil Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. Às 15 horas acontece a sessão solene de entrega das medalhas de Honra ao Mérito Cidade Modelo.

_Veja fotos:

Publicidade

Fotos: Ccom e Seman/Picos-PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS