Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Santana promove encontro/palestra com educadores

Publicado

em

A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite desta sexta-feira (22/10), na Quadra Poliesportiva Chiquinho Borges, centro da cidade, o encontro “Educador santanense, a arte de transformar está em nossas mãos”. Dentro do evento educativo, alusivo ao Dia do Professor, lembrado em 15 de outubro, o professor e palestrante Ricardo Rico ministrou a palestra “A doutrina dos R’s: Repensar, Recuperar e Reutilizar”.

Ricardo Rico

Ricardo Rico é gradado em ciências sociais; especialista no ensino de geografia e práticas pedagógicas interdisciplinar e mestre em Desenvolvimentos de Processos Ambientais; congressista internacional; professor da rede pública do Estado de Pernambuco e diretor do núcleo de palestras Ricosaberes.

Participaram do momento educadores santanenses, coordenadores e motoristas da secretaria de Educação, prefeita Maria José (Progressistas), e secretários municipais.

Além da palestra motivacional, que também abordou o aspecto ambiental, o encontro contou ainda com dinâmicas, sorteios, entrega de brindes e confraternização.

O evento educativo foi realizado obedecendo todas as regras sanitárias de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, álcool 70 e distanciamento social.

Publicidade

Durante o encontro, o palestrante Ricardo Rico destacou a importância do professor na transformação social, os cuidados com o meio ambiente e o desafio do educador em temos de pandemia.

Ricardo Rico avaliou como excelente a participação do público em sua palestra. Para ele, a expectativa agora, é que os educadores levem para seu cotidiano o que foi assimilado na palestra e transformem vidas pela educação.

O palestrante, que já esteve em Santana em 2017, se mostrou feliz, mais uma vez, com a receptividade do público e destacou que o educador precisa ser resiliente e se reinventar em temos de pandemia.

“Ser educador, mesmo em tempos de pandemia, mais do que nunca, é acreditar em seu potencial e no ideal de que educação transforma vida”, pontuo Ricardo Rico.

Ricardo Rico

A prefeita Maria José (Progressistas), agradeceu a presença dos educadores no evento e agradeceu a contribuição do palestrante Ricardo Rico para com a educação santanense.

Para a prefeita, que também é professora, mesmo em tempo de pandemia, a educação em Santana do Piauí não deixou de acontecer, segundo a gestora, o educador santanense se reinventou e continuou contribuindo com o processo educativo municipal.

Publicidade

Prefeita Maria José (Progressistas)

Maria José concluiu prevendo dias melhores para a educação santanense, levando em consideração o processo de reabertura com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a posterior diminuição dos casos de infecção.

“O município de Santana tem vários compromissos, educacional, social e ambiental, e se Deus quiser, no próximo ano, vamos estar, novamente aqui, em um ambiente mais festivo”, pontuou a gestora.

A secretária de educação, Maria Inês Rocha, destacou que o evento foi pensado, levando em conta as problemáticas da pandemia e o desequilíbrio ambiental, provocado pelas queimadas no município.

Sec. Maria Inês

Para a secretária, a presença massiva dos professores no encontro, demonstra o compromisso do educador santanense para com o contexto de aprendizado e transformação social.

Maria Inês acredita que, o conteúdo da palestra será assimilado pelos educadores e colocado em prática no processo educativo e de preservação ambiental.

Publicidade

A secretária ainda destacou o retorno das aulas de forma totalmente presencial, segundo ela, o município está preparado para essa reabertura respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid.

“Desde 2020 estamos nos preparando para isso, fizemos parceria com a saúde e a vigilância sanitária, no primeiro semestre desse ano voltamos com aulas hibridas e nesse segundo semestre estamos ensaiando um possível retorno”, destacou a secretária.

Prof. Adão Almeida

O professor e diretor da Unidade Escolar Ferreira Santos Brito, localizado na comunidade Barro, zona rural do município, Adão Almeida, destacou que a palestra foi de grande valia, em especial para o aumento da autoestima do educador nesse momento de pandemia.

Adão parabenizou a gestão municipal pela iniciativa e disse sair mais motivado do evento.

Prof’a. Carlene Paulina

A professora Carlene Paulina, da Unidade Escolar Raimunda Paulina da Conceição, comunidade Camarada, também na zona rural santanense, avaliou a palestra como um momento de motivação e de valorização do educador. Segundo ela o processo educacional deve ser feito com amor, sendo que a palestra reforçou esse pensamento.

Publicidade

Aguardem mais imengens

Facebook

MAIS ACESSADAS