Connect with us

Alegrete do Piauí

PRO Alfabetização na Idade Certa vai otimizar a aprendizagem de crianças em Alegrete do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (05) o lançamento do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização na Idade Certa). A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu professores, coordenadores, diretores escolares.

Na ocasião a prefeita Lilian Alencar e a secretária de Educação Virgínia Célia estiveram presentes, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação Francisca Ramos, bem como a articuladora do programa Volta ao Novo, a psicóloga Rayane Coelho, dentre outros profissionais.

Em Alegrete, a equipe que compõe o programa é formada pela professora Franciele Leal (coordenadora municipal), Francisca Antônia e Cleane Leal (formadoras municipal) e os professores alfabetizadores.

A coordenadora do PRO Alfabetização na Idade Certa, professora Franciele Leal, apresentou o programa ao público presente. O programa foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através de iniciativa do governo do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O programa deve assegurar o domínio de três competências: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

“O objetivo do programa é buscar melhoria na qualidade de ensino e de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados com o domínio da leitura, escrita e letramento matemático. Dessa forma sejam detentores de habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma”, explicou.

O programa é composto por cinco eixos: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Publicidade

As principais ações e incentivos são: Formação continuada de professores e gestores municipais escolares; Material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação, Virgínia Célia, enfatizou que o município está empenhado para buscar adesões de programas que otimizem a qualidade do ensino. Ela fez o pedido aos professores de 1º e 2º anos, que façam o possível para que a rotina de estudos seja melhorada devido a paralisação da pandemia.

“Alegrete tem aderido a todos os programas que estão surgindo no estado e no país. Nossa intenção é captar todas as informações que possam vir para crescimento e desenvolvimento da nossa educação. Nossa intenção em aderir ao Pro Alfabetização na Idade Certa é fazer com que nossos professores tenham conhecimento para trabalhar com nossos alunos […] nossa prefeita o que ela quer é o que todos nós queremos: crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, colocando a educação em um patamar bem mais alto para que nossa cidade possa melhorar em todos os sentidos. Gostaria que todos vestissem a camisa do Pro Alfabetização e tentassem entender a riqueza que é quando conseguimos ganhar conhecimento”, destacou a secretária de Educação de Alegrete.

A prefeita Lilian Alencar parabenizou a secretária Virgínia Célia pelo empenho e aos professores objetivando a melhorias do ensino no município.

“Entendemos que esse programa facilitará no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma estaremos de mãos dadas porque acredito que a educação só se faz com a participação efetiva do estado, município e principalmente dos professores. Confio a vocês a missão de aprender, ensinar e tornar o programa um sucesso em nosso município”, disse a prefeita Lilian Alencar.

O PRO Alfabetização na Idade Certa prevê em breve uma assessoria técnica e pedagógica aos municípios e escolas; seleção para coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais por meio de edital; premiação e contribuição financeira para escolas conforme resultados obtidos no SAEPI.

VEJA MAIS FOTOS

Facebook

MAIS ACESSADAS