Connect with us

MUNICÍPIOS

Profissionais da Educação de Vila Nova participam de evento do PRO Alfabetização na Idade Certa em Teresina

Publicado

em

Representando o município de Vila Nova do Piauí, nesta terça-feira (24), a coordenadora municipal do PRO Alfabetização na Idade Certa, Jasmira Leal, a formadora da Educação Infantil, Ana Maria e a formadora do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano), Marciana Brito da Silva participaram do evento de comemoração de um ano de funcionamento do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa. Além da comemoração, também foram lançados os Materiais Educacionais do programa.

O momento tinha como público alvo, as gerentes regionais, prefeitos, secretários municipais de educação e equipes regionais e municipais do Programa (coordenadores e formadores). O PRO Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 7 anos de idade, que é a idade ideal.

A cerimônia aconteceu em Teresina no Diferencial Buffet, sendo iniciada às 09h com a leitura de uma poesia declamada pelo aluno Francisco Guimarães Benvindo, de Bertolínia (PI), vencedor do Concurso Cultural para a Escolha do Mascote do PRO Alfabetização na Idade Certa.

Na sequência, foi realizada a mesa solene do evento, composta pelo Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, pela Coordenadora Estadual do Programa, Gabriela Oliveira, pela Presidente da UNDIME-PI, Érica Graziela Benício de Melo, por um representante da Associação Piauiense de Municípios (APPM), pelo Diretor Executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, e pela Diretora Executiva da Associação Nova Escola, Ana Ligia Scachetti.

Além das exposições pelos integrantes da mesa, as professoras-autoras do Material Didático Complementar e as consultoras técnicas das Orientações Pedagógicas e Metodológicas para a Educação Infantil receberam certificados de honra ao mérito pelo empenho no processo de elaboração dos materiais educacionais.

Os participantes contaram com a palestra “Os caminhos para a efetiva alfabetização de crianças em regime de colaboração no Piauí”, ministrada por Veveu Arruda. A cerimônia foi encerrada pela Coordenadora Estadual do Programa, Gabriela Oliveira.

Em entrevista ao Cidades na Net, a formadora da Educação Infantil de Vila Nova, Ana Maria destaca a importância do programa. “O PRO Alfabetização é importante porque assegura que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, interpretação de texto e matemática. Isso é de suma importância para nossas crianças porque elas garantem a construção de uma base sólida para o restante de suas vidas estudantis”.

A formadora municipal do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano), Marciana Brito da Silva, pontua sua alegria por ter participado do evento. “Enquanto formadora municipal do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa “Ciclo de Alfabetização”, me sinto feliz e honrada por ter participado de um grande evento, que foi a solenidade alusiva pelo um ano do programa e do lançamento do material didático complementar, material este que os alunos irão receber brevemente, para que todos juntos possamos alcançar o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 07 anos de idade de Vila Nova do Piauí”.

O prefeito Edilson Brito é um grande apoiador do programa e fala sobre priorizar a educação de Vila Nova. “Com certeza o PRO Alfabetização na Idade Certa só veio somar na educação de nosso município, me sinto orgulhoso em dizer que Vila Nova foi tão bem representada neste evento de ontem pelas nossas profissionais da educação. Quero dizer que minha gestão defende a bandeira da educação e não medirei esforços para que ações em prol dela sejam realizadas”.

A secretária de educação de Vila Nova, Antônia Maria também comenta sua satisfação com a adesão do município ao programa. “Participar do PRO Alfabetização na Idade Certa significa mais qualidade na educação de Vila Nova desde a educação infantil, então estamos sempre dispostos a agregar projetos e programas e que visem melhorar nossa educação”.

O programa PRO Alfabetização na Idade Certa foi instituído em 2021 pasado pela Lei 7.453 e é uma iniciativa realizada em regime de colaboração entre o Governo do Estado e todos os municípios piauienses.  

Facebook

MAIS ACESSADAS