Connect with us

MUNICÍPIOS

Programa Criança Feliz beneficia mais de 90 famílias em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

100 famílias são assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF) em Santo Antônio de Lisboa. O PCF tem como ponto central a visita semanal de técnicos nas residências das famílias de baixa renda para acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância que são crianças de 0 a 6 anos.

A equipe atende crianças de 0 a 3 anos de idade que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou famílias que tem o Cadastro Único; gestantes; e crianças de 0 a 6 anos de idade beneficiadas do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O Criança Feliz promove ações de apoio aos cuidadores (pais e/ou responsáveis) nas orientações quanto aos estímulos nas dimensões do desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O programa está vinculado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa.

De acordo com a supervisora, Maria Aparecida (Cdinha), ressalta que as atividades são desenvolvidas através da equipe formada pela supervisora e pelos visitadores Maria Margarida, Xaiane de Souza Rocha e Alex Rodrigues.

No último dia 14 de outubro durante as atividades da Semana da Infância no município a equipe apresentou o programa Criança Feliz ao público das secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Esporte tendo como objetivo levar ao conhecimento do referido público as ações do programa, apresentando as atividades realizadas e sua importância, a fim de fortalecer a articulação interesetorial, na perspectiva de um atenção integral às famílias participantes do programa.

A supervisora explicou que dentro desse objetivo está o desenvolvimento de uma estratégia que qualifique a atenção aos assistidos, considerando as demandas que vão além da metologia de estimulação, ao desenvolvimento infantil, para serem aplicadas em visitas domiciliares.

Publicidade
Supervisora apresentando o PCF na Semana da Infância de Santo Antônio de Lisboa

“Hoje há 100 famílias do Cadastro Único vinculadas ao programa recebendo orientações sobre o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento infantil integral, por meio de atividades lúdicas, na busca de seus direitos. ´É um programa de suma importância por ter caráter intersetorial, focado na Assistência Social da primeira infância, objetivando a atenção especial, promoção dos direitos, cuidado, proteção, educação, socialização, protagonismo familiar, autoestima e quebra do ciclo de pobreza e da violência”, pontuou a supervisora.

A equipe entregou lembrancinhas em comemoração ao Dia das Crianças, durante a Semana da Infância, para todas as crianças residentes na zona urbana e rural.

Supervisora Cidinha vista crianças e entrega lembrancinha

“Para a realização das entregas, cada visitador ficou responsável por levar as lembrancinhas até as residências do seu público, durante toda a primeira semana de outubro de 2021”, frisou.

“Entregamos kits com mimos para todas as crianças do programa. Com essa ação pudemos oferecer o nosso carinho a todas as crianças que precisam tanto de afeto e atenção além de aproximar o programa da sociedade”, disse a supervisora.


Conteúdo Relacionado

Caravana da Alegria celebra o Dia das Crianças em Santo Antônio de Lisboa

Reunião culmina ações da Semana da Infância e discute criação e importância do FIA de Santo Antônio de Lisboa

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS