Connect with us

MUNICÍPIOS

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 100 famílias em Santana do Piauí

Publicado

em

Em mais uma ação com o objetivo de proporcionar qualidade de vida ao povo santanense, a Prefeitura de Santana do Piauí através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou a entrega de 100 kits de alimentos que beneficiaram as famílias locais. A iniciativa está sendo executada nesta quinta-feira (15 de julho) na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A distribuição de kits, que está em sua segunda etapa, é fruto de investimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de insegurança alimentar e nutricional. O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) também ofertou apoio durante o processo de inclusão do município no programa.

A santanense, Inês Marques Rocha Pereira dos Santos, destacou a alegria por ser contemplada com kits de alimentos. A mesma reforça que vai ajudar muito na alimentação da família.

“Isso é uma maravilha, poder receber esses kits. São muitos produtos, vai abastecer a casa por vários dias, tudo isso é muito bom”, comemorou Inês Marques Rocha Pereira dos Santos.

Inês Marques

Publicidade

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), que esteve participando pessoalmente da distribuição dos kits comentou a importância do funcionamento do PAA no território municipal.

“Com o funcionamento do PAA estamos conseguindo auxiliar famílias que estão sofrendo com as dificuldades potencializadas nesse período de pandemia. Fornecemos alimentos, bem como ainda conseguimos comprar dos produtos santanenses alimentos de extrema qualidade e boa procedência. É um mecanismo que só contribui para fortalecer a agricultura familiar”, frisou a prefeita.

Prefeita Maria José realizando a distribuição de kits

A entrega dos kits foi realizada pela equipe da Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social e contou com a presença dos secretários Tarciana Oliveira (Social), Francisco de Moura Sobrinho (Agricultura), da prefeita Maria José.

Aquisição dos alimentos e triagem dos beneficiados

Publicidade

Os kits de alimentos, com aproximadamente 30 kg, contém derivados da mandioca (goma), legumes, frutas, hortaliças, doces caseiros, entre outros itens. Os mesmos são adquiridos de agricultores familiares santanenses.

“A Secretaria de Agricultura é a unidade executora do projeto do PAA no nosso município. Somos responsáveis por adquirir os alimentos, os fornecedores e a Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS, é a unidade distribuidora. Percebemos os cuidados dos agricultores em fornecer alimentos de excelente qualidade, recebemos todo esse material e encaminhamos para a Assistência Social. É um projeto que tem contribuído na nossa cidade”, frisou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho.

A coordenadora do CRAS, Patrícia Carvalho, explica os critérios para que a família seja beneficiada com o kit de alimentos.

“Estamos na segunda etapa, onde estão sendo contempladas mais cem novas famílias da sede e comunidades rurais. Ainda aguardamos a possibilidade de uma terceira etapa. A distribuição está sendo feita em horários específicos para cada comunidade e assim evitar aglomerações. Para receber o kit de alimentos, as pessoas precisam estar cadastradas no Cadastro Único, estar recebendo o Bolsa Família, ser de baixa renda e se encontrar em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar”, pontuou a coordenadora.

Patrícia Carvalho

Publicidade

A secretária de Assistência Social,Tarciana Oliveira acrescenta que a entrega dos kits está atendendo aos protocolos higiênico-sanitários. “O espaço reservado para a entrega dos kits é amplo, arejado, onde foram adotados os protocolos sanitários de uso obrigatório da máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, elencou Tarciana Oliveira.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

 Da redação do Portal Cidades na Net com informações da ASCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS