Connect with us

Marcolândia

Projeto “Ser Mãe” em Marcolândia alcança a marca de 300 kits de enxoval para gestantes

Publicado

em

A assistência social e o bem-estar da população é uma prioridade da gestão “Amor e respeito pelo povo” que tem à frente o prefeito Dr. Corinto Matos e o vice-prefeito Valmir de Juracy.

Trabalhando em prol da qualidade de vida da população marcolandense, foi implantando o projeto “Ser Mãe” pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde do município. O projeto foi apresentado pela assistente social e coordenadora do Programa Criança Feliz, Laura Lopes.

Assistente social, Laura Lopes Foto: Ascom

De maio de 2021 até novembro de 2022 várias gestantes foram contempladas com kits de enxoval. Ao todo foram entregues 300 kits.

O último encontro de 2022 aconteceu nesta sexta-feira (26). Na oitava entrega estiveram presentes: o prefeito Corinto Matos; o secretário de Assistência Social, José Valdemiro (Birica); o secretário de Administração e Finanças, Paulo Pinheiro; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Daniel; o secretário de Cidades, Hailton Fernando; a coordenadora do CRAS, Valéria Castro; a coordenadora do PCF, Laura Lopes; a assistente social, Gerlane Nunes; a vereadora Simone Viana e a articuladora do Selo Unicef, Ceiça Andrade.

O prefeito reafirmou o compromisso da gestão e destacou a importância do projeto para as gerações futuras.

Prefeito Corinto Matos – Foto: Ascom

“É uma grande satisfação esse programa, uma parceria também com a Câmara de Vereadores, e é importante ter a representatividade. Temos o compromisso e o zelo, uma humanização. Precisamos muito ter essa educação e melhoria na qualidade de vida da nossa população. É o futuro de Marcolândia, do Piauí e do Brasil. São seus filhos e é uma nova geração que vem nascendo. Essas gerações que vão ser formadas terão mais chances de viver melhor”, destacou o prefeito.

A distribuição dos kits acontece a cada três meses aproximadamente, período em que as mulheres chegam ao sétimo e nono mês de gestação.

O secretário de Assistência, Birica, falou que o projeto tem um grande valor para Marcolândia.

Publicidade

“É um programa que o município aderiu por conta própria e vem contemplando todas as mães reguladas pela saúde que fazem pré-natal. Isso nos alegra porque vemos nosso povo sendo atendido. Quero parabenizar a mães e desejar paz, saúde, vida, e progresso para essa nova geração que vem. Deus abençoe todos vocês”, disse Birica.

A coordenadora do Centro de Referência da Asssistência Social (CRAS), Valéria Castro, fez uso da palavra para desejar bonanças às mães e suas futuras crianças. Em entrevista ao Cidadesnanet.com explicou alguns critérios para adesão ao programa.

“É muito gratificante ver a alegria no rosto das mães que são contempladas com os kits natalidade. Lembrando que para receber os kits essas mamães devem fazer o pré-natal no município de Marcolândia, estar com o cartão de vacina em dias e participar das nossas palestras que sempre têm temas esclarecedores e de suma importância na vida dessas gestantes. O social está aqui na parceira com o município para receber vocês sempre que necessário e atender da melhor maneira possível. Sejam toda bem-vindas, boa sorte e muita saúde para esses bebês”, falou Valéria.

Dentro dos fatores no processo de identificação e captação das gestantes estão os atendimentos odontológicos, médicos, e o acompanhamento dos agentes comunitários de saúde.

O secretário Paulo Pinheiro fez recomendações às mães e destacou a importância da escolha dos padrinhos.

Balancete

O balancete do projeto Ser Mãe foi apresentado na ocasião. Em 2021, no mês de maio – primeira distribuição – foram entregues 58 kits. Em junho foram 38. 27 kits entregues em outubro e 36 em dezembro. No ano de 2022, em março, 48 kits foram distribuídos. Em maio 27. 32 em agosto, e 34 em novembro.

Fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS