Connect with us

Francisco Macêdo

Representantes da Educação, Saúde e Assistência de Francisco Macedo participam de Seminário do Programa BPC na Escola

Publicado

em

Os secretários de Educação e Saúde da cidade de Francisco Macedo, Reneuda Alencar, e Adenílson Carvalho, respectivamente, junto com o representante da Secretaria de Assistência Social do município, Oziel Pinheiro, estiveram durantes os dias 30 e 31 de maio, e 1º de junho, no III Seminário Estadual para Formação Intersetorial dos Grupos Gestores do Programa BPC na Escola, para acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – Programa BPC na Escola.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), por meio da Gerência de Educação Especial (GEE), no auditório do Gran Hotel Arrey, em Teresina.

O objetivo do seminário foi promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência beneficiárias BPC, preferencialmente de 0 a 18 anos de idade, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área da saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG-20220530-WA0304.jpg
Oziel Pinheiro, Reneuda Alencar e Adenílson Carvalho

Durante os três dias foram realizados debates, apresentações de experiências municipais e diversas palestras.

Na programação de encerramento, nesta quarta (01/06), foi realizada a mesa “Painel Estadual do Programa BPC na Escola (Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos”, e a sistematização dos resultados e encaminhamentos.

O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal.

É uma iniciativa interministerial, que envolve os Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, da Saúde e a Secretaria de Diretos Humanos.

Publicidade

A secret´´aria de Educação de Francisco Macedo, Reneuda Alencar, enfatizou que foi um evento muito importante para o aprendizado técnico e o desenvolvimento da empatia para com o estudante.

“Esse seminário foi riquíssimo e de grande importância para todas as secretarias, em especial, para educação e assistência social, pois foi demonstrado todo funcionamento do sistema e inserção de dados, como fazer os cadastros, assim como a parceira para com a educação dos alunos especiais – a educação inclusiva -. Esse nos deixou mais sensíveis a cuidar da educação com um olhar diferente e com zelo maior para com cada estudante”, revelou.

Reneuda Alencar e membros do Ministério da Cidadania

“Foi apresentado todos programas de políticas públicas sociais que vêm favorecer aos alunos com necessidades especiais, seja ela física ou intelectual”, concluiu a secretária Reneuda Alencar.

Sobre o programa

Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos.

Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS