Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Apicultores em Santana do Piauí estimam queda de produção em mais de 80% em 2021

Publicado

em

A produção de mel no município de Santana do Piauí, deve apresentar resultados bem diferentes do que foi registrado no ano passado.

Em 2020 os apicultores produziram cerca de 40 toneladas. Neste ano, por conta das chuvas irregulares a produção deve ter queda em mais de 80%.

De acordo com produtor de mel em Santana, Ronaldo Araújo, conhecido como Ronaldo do Mel, que é presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí (ASPAMELASA), neste ano, ainda não foi colhido quase nada e por conta da irregularidade do volume de chuvas o que resultou queda de produção, os apicultores já começarão no processo de migração das abelhas para o Estado do Maranhão.

“A perda ultrapassa 80%. Não colhemos nada até o presente momento. Vamos começar a tirar o material porque já vamos puxar elas para migração no Maranhão. Aqui secou e está crítico demais. É só um “rapa” mesmo […] É quase perda total, praticamente zero”, relatou o presidente.

No ano passado, em 2020, a produção de mel rendeu cerca de 40 toneladas, o equivalente a 32,5% maior que em 2019. Somente no último carregamento, 47 tambores de mel de 290 quilos aproximadamente cada um, foram transportados para a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro – CASA APIS, em Picos.

Publicidade

Foram seis carregamentos de mel em 2020, sendo o último no dia 29 de junho.

No processo de migração, no ano passado migraram para o Maranhão, cerca de 02 mil enxames de abelhas pertencentes a oito produtores da Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí (ASPAMELASA). A última migração aconteceu no dia  02 de julho de 2020.

 

Confira mais detalhes acessando >> Apicultores de Santana estimam produção de mel em até 40 toneladas; veja fotos do carregamento e migração

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS