Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Começa vacinação contra Aftosa em Santana do PI

Publicado

em

A vacinação do rebanho bovino do município de Santana do Piauí, contra a Febre Aftosa, começa nesta Quarta-Feira (01). Esta é a 1ª etapa de vacinação de 2019. A 2ª fase acontece no mês de novembro.

De acordo com informações do responsável pelo escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), em Santana do Piauí, Geraldo Rodrigues, a abertura do calendário de vacinação de bovinos no município acontece nesta Quarta-Feira (01/05), se estendendo até o próximo dia (31). Já a certificação da imunização do rebanho vai de (01/05) a (15/06).

“O período de imunização é de 30 dias e o de certificação 45 dias”, resumiu o técnico agropecuário.

Geraldo Rodrigues, técnico da ADAPI em Santana do  PI

Segundo Geraldo Rodrigues, nesta 1ª etapa de vacinação devem ser imunizados todos os bovinos, independente de sexo ou idade do animal.

Publicidade

Para mais informações os criadores devem procurar o escritório da ADAPI, localizado no prédio da Secretaria de Agricultura de Santana do Piauí.

A febre aftosa é uma infecção que, dentre outros sintomas, apresenta estado febril e perda de apetite. Além de aftas e feridas.

A doença afeta a produção de leite, além de prejudicar o crescimento e a engorda. A mortalidade em decorrência da febre aftosa é alta e a infecção é transmitida facilmente.

Geraldo Rodrigues finaliza alertando que o criador que deixar de vacinar ou certificar o rebanho poderá ser penalizado.

A campanha de vacinação contra a Aftosa acontece em todo o Brasil.

Publicidade

Fonte: SantanaHoje
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS