Connect with us

GERAL

Conselheiros tutelares de Santana participam de formação regional em Picos

Publicado

em

Os cinco membros do Conselho Tutelar de Santana do Piauí participam desde a última quinta-feira (23), na cidade de Picos, do Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente. O evento de capacitação é uma oferta da Escola de Conselhos do Estado, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Assistência Social.

O Curso de Formação Continuada para Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente que acontece na Escola Coelho Rodrigues e reúne representantes de 19 municípios do Vale do Guaribas. É o segundo encontro de capacitação, de um total de seis que devem ser concluídos em outubro de 2020.

O município de Santana do Piauí está representado no evento pelos conselheiros tutelares Karoliny Leal Moura, Lucineide da Silva Rocha, Jailson Veloso de Lacerda, Fábio de Moura Rodrigues, Ana Clara Araújo Leal, e a assistente social, Edna Moura.

O membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Antônio José dos Santos, destacou que a capacitação visa oferecer conhecimento sobre o trabalho dos conselheiros e suas competências nos setores de atuação.

“Essa capacitação é muito proveitosa. Primeiro porque existem muitos mitos quanto a competência dos Conselhos de Direitos, e o Governo do Estado através da Secretaria de Assistência Social busca ofertar as condições mínimas de conhecimento para o Conselho Tutelar, para que de fato possam desempenhar o seu papel. Essa formação vem acontecendo de forma qualificada e mais aprofundada”, frisou Antônio José dos Santos.

Publicidade

O conselheiro tutelar de Santana do Piauí, Fábio Moura, avaliou como positiva a formação que terá reflexos direto no trabalho de defesa de crianças e adolescentes, bem como a prestação de um serviço de qualidade à comunidade.

“Tá sendo muito produtiva a formação, bastante dinâmica as discussões, enriquecendo nosso conhecimento, onde a partir daqui temos uma visão mais ampla do que se deve fazer nas nossas funções, bem como o que não é nossa atribuição. Estaremos agora bem capacitados para prestar um bom serviço à comunidade”, pontuou o conselheiro.

Temáticas

No segundo encontro de formação as temáticas trataram sobre o Sistema único da Assistência Social (unidades de atendimento e serviços, proteção social), além de tratar sobre o Conselho Tutelar no que diz respeito ao papel, competências, funcionamento e organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Ascom / Santana do Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS