Connect with us

Santana do Piauí

Em Santana, alunos realizam primeiro ensaio para o Desfile Cívico de 07 de setembro; veja fotos

Publicado

em

Às véspera do 07 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Santana do Piauí, iniciaram na manhã desta sexta-feira (30) o primeiro ensaio para o Desfile Cívico. Alunos das escolas Pascoal Borges e Severo Maria Eulálio estiveram desfilando pelas ruas do município juntamente com a tradicional Fanfarra que faz acompanhamento rítimico musical.

Os alunos durante o ensaio estavam coordenados por professores, diretores, coordenadores e supervisionados pelos militares do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) de Picos. A parceira entre militares do exército e Prefeitura Municipal de Santana acontece desde o ano 2017, com instruções sobre postura correta e cadência sincronizada com a Fanfarra de acordo com o sub-tenente Candeira.

“A presença dos militares em Santana é um parceria que foi acordada com o comando militar através do comandante tenente-coronel Freire. Estaremos durante manhã e tarde até o dia oficial do desfile que acontece na data de 07 de setembro onde é comemorado o Dia da Independência do Brasil celebrado com Desfile Cívico. A nossa orientação é sobre a sincronia entre alunos e a fanfarra. A batida do bumbo deve estar sincronizada ao mesmo tempo com o pé direito, assim como a movimentação do braço esteja alinhada com o ritmo gerando uma padronização. Esses ensaios servem para que no dia estejam todos familiarizados e bem treinados”, frisou.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, cerca de 919 alunos participarão do desfile e que os mesmos estão em uma intensa preparação para o Desfile de 7 de Setembro.

“Desenvolvemos um projeto desde o aniversário da cidade ocorrido em abril pensando em culminar com o Desfile Cívico. Hoje com a ajuda do 3º BEC demos início ao nosso ensaio com intuito de preparar os alunos. Desde já quero convidar a comunidade santanense para assistir os ensaios e o Desfile oficial no dia 07 de setembro. Nossas escolas estão sendo preparadas com toda uma organização para fazer um lindo desfile com qualidade, demonstrando nosso patriotismo”, explicou Maria Inês.

Publicidade

Ainda de acordo com a secretária Mara Inês, a Escola Estadual Chico Borges está participando dos ensaios com mesmo intuito destacando também que as unidades de ensino localizadas na zona rural que participarão dos ensaios como preparatório para o Dia da Independência.

“Iniciamos o desfile com alunos da sede. No entanto, vamos ensaiar com alunos que estudam em escolas da zona rural porque todas as escolas sejam da sede quanto da zona rural tem o mesmo valor e a mesma importância. Quero deixar claro que não há distinção e nossa objeção é prepará-los para o Desfile Cívico que será no dia 07 de setembro e mostrar que nosso patriotismo é igual”, declarou a secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês.

O Desfile Cívico que celebra a Independência do Brasil está previsto para acontecer em Santana do Piauí com horário às 16h30. A demonstração de patriotismo através da presença de alunos e também do povo em geral é um projeto da prefeita Maria José e tem como finalidade a inclusão de todas as escolas que pertencem a Rede Municipal, Estadual e secretarias do Governo santanense.

A programação tem continuidade até às 19h30 com o Momento Cultural na Praça São Pedro.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS