Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Santana, gestão de Maria José promove Ato Cívico no Dia da Independência do Brasil

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 07 de Setembro, a Prefeitura de Santana do Piauí, na administração da prefeita Maria José, realizou o Ato Cívico, simbolizando o patriotismo santanense em celebração aos 199 anos da Independência do Brasil.

O ato aconteceu na Praça São Pedro, no Centro do município com o tema “Brasil, esperança de um futuro que desponta”. O evento integra o calendário cultural de Santana e reuniu autoridades municipais, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, respeitando os protocolos de saúde quanto ao uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Neste ano, em desfile simbólico, alunos da Unidade Escolar Severo Maria Eulálio seguiram da sede da escola até a praça São Pedro. Após a chegada, aconteceu a execução dos hinos.

À frente estiveram os alunos Clenilson e Mirele, representando Dom Pedro I e a imperatriz Leopoldina, respectivamente.

Nos pavilhões, estiveram presentes a prefeita Maria José erguendo a bandeira do Brasil ladeada pelo vice-prefeito Neli Borges. A bandeira do Piauí foi erguida pelo capitão Gomes, comandante do Grupamento de Polícia Militar de Santana. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcus Vinicius, hasteou a bandeira de Santana do Piauí.  

O momento foi marcado por orações e homenagens às vítimas da Covid-19 no Brasil e no mundo.

A prefeita Maria José de Sousa Moura, em seu discurso na celebração cívica pelos 199 anos de Independência do Brasil, saudou todos os presentes e declarou veementemente seu sentimento de amor pelo país e pelo povo de Santana.

Prefeita Maria José ergue a bandeira do Brasil no Ato Cívico em Santana

“Estimados santanenses, a vocês o meu abraço fraterno. Há uma convocação bonita, interpelante neste 07 de Setembro, Dia da Pátria, onde cada um de nós brasileiros precisamos enxergar as muitas riquezas que residem nas nossas diferenças. Vivemos um tempo desafiador em virtude de uma pandemia mundial que nos distancia dos laços coletivos de tudo aquilo que desejávamos celebrar de maneira mais fervorosa e participativa nessa data em nosso município, mas pela nossa responsabilidade no cuidar e zelar do nosso povo aqui honramos o nosso compromisso com a defesa da data perante o pavilhão nacional e o povo santanense aqui representado pelo executivo e legislativo e por todos os presentes”, disse mencionando o cenário social e econômico que marca o país.

“Estamos nós dentro desta realidade pandêmica mostrando a nossa verdadeira identidade nacionalista e municipalista sem desviar a conduta no cumprimento dos nossos deveres e obrigações com a mais plena sensatez e consciência tranquila de que nada nos faz desviar o prumo da nossa administração. Isto é independência”, completou.

“Convocamos todos para uma reflexão profunda sobre a temática – Brasil, esperança de um futuro que desponta – conclamando assim a todos para acolher livremente essa esperança que constantemente nos apontam um futuro novo que se desponta, movido pela confiança e a fé que mantém os nossos sentimentos de que a nação brasileira e a cidade de Santana do Piauí, embora marcadas, pela insegurança e incerteza do é formada por uma gente que deposita em Deus todos os seus propósitos e anseios. Assim sendo não façamos o dia da pátria em simples feriado, mas justamente o momento para celebrar a convicção de que todos os brasileiros e brasileiras defendam a construção de um país mais justo, fraterno e soberano como a identidade do seu povo […] salve a Independência do Brasil, salve a liberdade santanense e salve o nosso patriotismo. Que Deus nos abençoe”, concluiu o discurso a prefeita de Santana do Piauí.

Publicidade

A secretária de Educação Maria Inês Rocha esclareceu a respeito da participação de uma das escolas que compõem a rede municipal de ensino em desfile simbólico.

“Nós só trouxemos uma escola representando as demais. Isso se deve por conta da pandemia, uma representatividade de alunos mediante essa data que é tão importante. A gente sempre vinha desde 2017 celebrando. No ano passado por conta da pandemia foi só nós e esse ano nós convidamos a Escola Severo Maria Eulálio para representar as demais escolas que compõe a rede municipal de ensino de comum acordo com as outras escolas, por ser alunos maiores também que já sabem dos cuidados porque nós não podemos esquecer a pandemia. Ela não acabou e aí por conta dos protocolos os [alunos] maiores são mais cautelosos”, esclareceu a secretária de Educação de Santana do Piauí.

O Legislativo Santanense esteve representado pelos parlamentares Clarete Rabêlo, Marcus Vinicius, Antônio de Hercília, Ricardo da Lagoa, João Guilherme e Francisquinho. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcus Vinicius, deixou uma mensagem solidária para os santanenses e demais vítimas da Covid.

“É a mensagem de fé e solidariedade com as vítimas da covid que a gente vem enfrentando essa pandemia e, de esperança que dias melhores virão e voltaremos a ver a felicidade na cara do nosso povo santanense”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Piauí.

O Ato cívico foi prestigiado por docentes e demais profissionais educadores; os secretários: Maria Inês (Educação), Tarciana Oliveira (Assistência Social), José Leal (Obras), Netinho (Agricultura), Ionara Holanda (Administração), Neilton Leal (Esporte), Layrton Carvalho (Saúde), Jonieldon Rocha (Controlado Interno), lideranças políticas e a sociedade civil.

Ao final do Ato Cívico foi ofertado um café da manhã para os participantes no Centro de Convivência.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS