Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SANTANA│Gestão da prefeita Maria José inaugura Associação de Produtores no povoado Lagoa dos Marcelinos

Publicado

em

A administração municipal da cidade de Santana do Piauí, deu nova roupagem ao prédio da Escola Moura Rodrigues, no povoado Lagoa dos Marcelinos. Desativada há quase uma década e em situações de abandono, o prédio foi reformado onde passa a ser a sede da Associação de Produtores Rurais da comunidade.

Inaugurada na noite desta sábado (06), a Associação de Produtores Rurais de Lagoa dos Marcelinos também abrigará a Escola para Jovens e Adultos (EJA). Na inauguração, a prefeita Maria José juntamente com o secretariado municipal,  vereadores e lideranças políticas municipais estiveram  presentes falando sobre a criação da escola e seus importantes personagens. Mesmo sendo de custo baixo, a reforma das instalações foi custeada com recursos próprios do município.

Imagem da escola antes da reforma/Foto: Paula Monise

Morador da comunidade Lagoa dos Marcelinos, o secretário de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, conhecido com Netinho, no uso da palavra, disse que e reforma e revitalização do prédio é de suma importância por ser de utilidade pública e resgatar as memórias da comunidade.

“Aqui nessa escola muitos alunos da região de Santana passaram por aqui e também muitas festas foram tocadas. É importante mantermos viva a história e memória dessa escola. Graças ao empenho da prefeita Maria José que apoiou a causa e graças ao meu primo e vereador Ricardo Rodrigues, ao Neli Borges que é uma liderança politica e que também mostrou interesse. Quero dizer que Lagoa dos Marcelinos tem gente que luta para melhorias da comunidade e, reafirmo meu compromisso com a prefeita Maria José e com a comunidade”, discursou Netinho.

Líder político, o vereador Ricardo Rodrigues que também é morador de Lagoa dos Marcelinos, falou sobre a atenção dada pela gestão da prefeita Maria José para com a comunidade trabalhando na reforma da lagoa e recuperação de estradas, dentre outros serviços.

Publicidade

“Nossa prefeita Maria José, tem nos dado bons exemplos e mostra que se preocupa com a comunidade. Desaterrou a lagoa, reformou estradas e agora recentemente entregou nossa escola reformada e pronta para uso. Essa escola, tem um grande significado e nós reivindicamos que fosse reformada. Não podemos deixar que um prédio tão importante como esse fique abandonado. Agradecemos pelo compromisso e empenho da gestão que tem sempre mostrado trabalho para deixar Santana ainda melhor”, agradeceu o vereador.

O líder político, Neli Borges, discursou e fez um resgate histórico da escola, citando importantes nomes que muito contribuíram para educação e crescimento da comunidade.

“É preciso lembrar de importantes nomes que fizeram história aqui na Lagoa dos Marcelinos. Chicozinho, Chiquinho Borges e meu irmão, o saudoso, Chico Borges, foram políticos que deixaram marcas na história desse povoado sempre trabalhando para o melhor de Lagoa dos Marcelinos”, destacou Neli.

Na ocasião a prefeita Maria José que também fez uso da palavra disse que é uma necessidade para todos moradores como forma de melhoramento e preservação da história da Educação que representa a Escola Moura Rodrigues.

“Essa reforma se dá pela importância histórica que tem e pela reivindicação dos moradores. Mesmo de baixo custo, mas a importância histórica dessa unidade é grandiosa e será além de sede da Associação de Moradores a escola de Educação para Jovens e Adultos”, disse a prefeita Maria José.

Publicidade

A secretária municipal de Educação, Maria Inês Leal, que felicitou todas as autoridades da mesa de honra externando gratidão também usou a palavra, ressaltando o importante valor da institiuição.

“Para nós é uma honra estarmos aqui entregando essa escola que tanto serviu a população de Lagoa dos Marcelinos e que vai continuar servindo o povo, mesmo sendo de outra foram, mas como resultado positivo que vai trazer bons frutos para esta comunidade, porque ela merece. Nossa satisfação enquanto gestão é ver o cuidado que a prefeita tem com todas as comunidades que integram a nossa Santana do Piauí”, declarou a secretária de Educação.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Joaquim, o Antônio de Hercília, também falou de forma breve e agradeceu à chefe do Executivo por mais um trabalho realizado que vai beneficiar os munícipes.

“Agradeço aqui a prefeita por desempenhar a reforma dessa escola porque é um anseio de toda a comunidade. Com certeza é um benefício para todos. Quero dizer que nos sentimos muito felizes pelo trabalho que vem sendo feito em todo o município”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores.

Moradora de Lagoa dos Marcelinos, a associada, Dalva Bezerra, agradeceu pelo atendimento do pedido de revitalização do prédio e afirmou que o mesmo terá o zelo mantido.

Publicidade

“É como enorme alegria que recebemos nessa noite o prédio reformado da escola Moura Rodrigues que abrigará a Associação de Produtores. Um pedido de cada morador. Esse prédio será, depois dessa reforma, um lugar onde as pessoas estarão acolhidas. Reivindicamos pensando no bem do nosso povo. Quero agradecer a prefeita Maria José pelo comprometimento para com nosso pedido. Só tenho a agradecer por mais esse feito que a gestão municipal realizou”, concluiu a moradora.

Logo após os discursos, a prefeita Maria José em gesto simbólico com as chaves da instituição, oficializou a entrega do prédio e o público presente pôde adentrar às dependências para presenciar a reforma. Ocasião em que houve distribuição de petiscos e refrigerantes.

Logo depois da solenidade foi realizada várias encenações que descrevem a vida do povo nordestino onde ocorreu também a quadrilha improvisada, com a participação de membros da administração municipal e moradores da comunidade.

A escola Moura Rodrigues foi construída em 1975 e inaugurada no ano seguinte em 1976. Em 2012 a instituição de ensino foi desativada, na gestão do ex-prefeito Ricardo Gonçalves.

-Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS