Connect with us

Santana do Piauí

SANTANA | Ao lado da deputada Margarete, prefeita Maria José inaugura reforma de Secretaria de Saúde e UBS

Publicado

em



A saúde do município de Santana do Piauí foi contemplada com grandes investimentos. Aconteceu na manhã deste domingo, 23/01, a entrega de duas importantes obras para a cidade: a entrega da reforma da sede da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade Básica de Saúde no povoado Engano dos Poréns, zona rural.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, de nível estadual e locais, além de gestores municipais de outras cidades, tais como a prefeita de Santana do Piauí, Maria José; o vice, Neli Borges; a deputada federal Margarete Coelho (PP); os vereadores Marcos Vinicius – presidente da Câmara, Francisquinho, Ricardo Rodrigues, Clarete Rabelo e Antônio de Hercília; os secretários Lairton Carvalho – Saúde, Netinho – Agricultura, Neilton – Obras e Glauber – Esportes; os ex-prefeitos Ricardo Gonçalves e Deusimar Borges; o prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra; a vereadora de Sussuapara, Lúcia; além de servidores e a população, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6516.jpg

Em seu pronunciamento, a prefeita Maria José destacou a presença da deputada federal Margarete Coelho, que representou a Iracema Portela e ao Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ambos com agendas já preestabelecidas em outros compromissos. Ela destacou os recursos destinados por ambos para a UBS.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6657.jpg

“Agradecemos porque só foi possível realizarmos essa obra com os recursos deles [Iracema e Ciro]. Para a comunidade Engano dos Poréns, uma comunidade muito carente e que tinha a necessidade de uma obra que pudesse atender bem a população, a deputada Iracema destinou R$ 650.000,00 em recursos, e a gente aplicou na construção dessa UBS, que atenderá a esta e mais outras comunidades do entorno. Agora firmamos o compromisso com a Margarete que nos ajudará com os equipamentos para esse espaço”, disse ela.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6677.jpg

Já a sede da Secretaria de Saúde foi modernizada com ampla reforma, onde foram utilizados recursos próprios. “Fizemos nossas economias e agradecemos aos parceiros que destinam emendas de custeio. A gente utiliza nas nossas obrigações e aplicamos uma parte na estrutura administrativa do município. A gente só consegue desenvolver as ações se a gente tiver parcerias”, destacou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6579.jpg

Maria José pontuou a ajuda que a deputada Margarete Coelho deu em outros projetos no ano de 2021, com emendas que contemplaram a educação. “Hoje aproveitamos para solicitar mais um importante serviço que é a construção da sede administrativa de Santana do Piauí.  Ela se comprometeu e vamos licitar a obra. Se Deus quiser vamos iniciar ainda neste primeiro semestre”, declarou a prefeita.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6651.jpg

O vice-prefeito Neli Borges agradeceu pela obra da UBS da comunidade Engano dos Poréns à prefeita Maria José e à deputada federal Iracema Portela, pois esse foi um sonho de seu irmão, Chico Borges, mas em ocasião de seu falecimento em um acidente de trânsito, antes de assumir a prefeitura, no ano de 2017, não pode vê-lo concretizado.

“O momento é de gratidão, pois essa é uma obra muito esperada. Tenho certeza de que toda a comunidade de Engano, há muitos anos, vem lutando com essa obra, e que meu irmão, Chico Borges, está feliz, pois foi uma das pessoas que mais sonhou com isso aqui, lutou por essa obra e não conseguiu realizar. Mas deixou uma pessoa competente, lutadora, batalhadora e que até hoje só quer o melhor para Santana do Piauí. Quero agradecer à nossa deputada Iracema Portela que trabalhou muito, também, para desenvolver Santana do Piauí”, falou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6699.jpg

A deputada federal Margarete Coelho destacou a magnitude das obras entregues à população santanense e do compromisso que fez de equipar o espaço.

“Nós inauguramos aqui a sede reformada da Secretaria Municipal de Saúde, um espaço todo adequado, que é uma obra maravilhosa. Aqui na comunidade estamos inaugurando, com recursos da Iracema, uma UBS que vai atender várias comunidades. Ela é uma grande deputada que sempre trabalhou muito por Santana do Piauí e assumiu o compromisso. Ela deu o prédio e agora vai nos competir arrumar as salas com os equipamentos necessários. Enviaremos emendas de custeios a fim de que a UBS atenda bem essas comunidades”, disse ela.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6594.jpg

Margarete Coelho relembrou alguns benefícios enviados para Santana, tais como um ônibus para a secretaria de Educação, equipamentos para as escolas e esportivos, e computadores para os alunos.

“Foram cerca de R$ 600.000,00 em emendas no ano de 2021 e isso é muito gratificante. A prefeita trabalha muito e os vereadores são grandes parceiros dela e a gente vê que a cidade está bonita, limpa e bem cuidada. Trabalhar como essas duas mulheres trabalharam nos causa tensão, mas isso faz parte do nosso mandato”, ressaltou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6630.jpg

Em seu discurso, Lairton Carvalho, secretário de Saúde de Santana do Piauí, frisou o compromisso de buscar melhorias para o município, mesmo que estas pareçam impossíveis, e apelou para que a comunidade cuide bem de seu novo espaço na comunidade Engano dos Poréns.

“Estou com o espírito de dever cumprido nos grandes feitos de nosso município junto à administração municipal, ressaltando nosso comprometimento e responsabilidade com aquilo que nos compete frente ao progresso e ao desenvolvimento de Santana. Não nos cansamos de oferecer ao povo santanense aquilo que nos é possível e o que parecia impossível. Aqui na sede da Saúde e na UBS de Engano fica registrado, mais uma vez, nosso trabalho incansável. Quero finalizar, pedindo à população que cuidem deste bem tão precioso que é a UBS, pois ela é de todos”, declarou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6642.jpg

O ex-vereador Erivaldo, propositor da obra ainda durante seu mandato, no pleito passado, frisou que por muito tempo a comunidade foi esquecida, mas que com seu empenho, e da prefeita Maria José, esse sonho tornou-se possível para a comunidade.

“Esse é um dia especial para todos nós aqui da comunidade e das comunidades vizinhas. Hoje, sem dúvida alguma, é um dia marcante. Estamos recebendo hoje a obra mais sonhada por todos: a UBS Justo José Batista, nome esse que tive o privilégio de levar até a Câmara. Hoje estou homenageando meu saudoso avô e tenho certeza de que onde ele estiver, está feliz. Essa comunidade nunca foi bem vista e sempre foi esquecida em administrações passadas. Quero agradecer a todos que depositaram seu voto de confiança em mim e no meu trabalho para hoje estarmos aqui realizando esse sonho”, destacou.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6649.jpg

O vereador Francisquinho, ex-secretário de Saúde, acompanhou a luta para obtenção da UBS da comunidade Engano dos Poréns. Ele lembrou do tempo em que a população santanense da referida região precisava ir a uma escola para ter atendimento médico.

“Fiquei à frente dessa pasta por dois anos e 8 meses, na primeira gestão de nossa prefeita Maria José, e foi uma luta incansável. É muito difícil estar à frente de uma pasta onde os recursos são limitadíssimos e que há grande demanda dentro do município. Ver isso [a ubs] hoje depende muito da coragem e determinação de um prefeito que fica correndo e pedindo recursos para seu município. Maria José tem feito isso incansavelmente. A UBS é uma obra de grande porte que vai beneficiar o pessoal dessa região rural que é muito carente e que antes não tinha privacidade, pois o atendimento era em uma escola. Depois alugamos uma casa para melhorar a situação e hoje estamos com essa obra que vem para beneficiar ainda mais as pessoas dessa região”, frisou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6638.jpg

A técnica de enfermagem da região, a senhora Marlene, fez um discurso emocionada por ver o povo santanense conquistando o tão sonhado espaço para atendimento médico.

“Esse é um momento muito especial para mim e para o pessoal aqui do Engano. Quero agradecer nossa gestora e autoridades em geral. Quero dizer a todos que vocês estão de parabéns. Hoje temos esse espaço tão lindo. Quero dizer ao pessoal de nossas comunidades que gosto muito de trabalhar para vocês, vocês fazem parte de minha vida. Sou técnica de enfermagem e gosto muito dessa profissão, estando aqui para acolher vocês, até mesmo nos dias em que não estiver trabalhando”, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6647.jpg

Roseane, moradora da comunidade Camarada, agradeceu a obra e pediu que a população zele pelo espaço que é de todos.

“Quero, primeiramente, agradecer a Deus por essa oportunidade de estarmos aqui hoje. À nossa prefeita, Maria José, por mais uma obra construída. Essa obra é de todos da comunidade. Apelo para que todos cuidem dessa UBS”, pediu.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6590.jpg

Outro morador da comunidade que ficou grato pela obra foi o senhor Joaquim, 97 anos, um dos primeiros a morar no local. Ele declarou que nunca viu tamanha beleza em uma UBS, a qual ele chama de hospital pelo tamanho do espaço.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_6586.jpg

“Eu quero dizer que nunca vi, em todo o tempo que moro aqui, tanta beleza. A prefeita Maria José tem feito muita coisa boa por nós. Esse ‘hospital’ é uma bênção para todos nós, pois é uma coisa que não tinha e a prefeita ‘botou pra valer’”, disse ele.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-01-23-at-11.37.27.jpeg

A Unidade Básica de Saúde Justo José Batista, esperada pela comunidade há quase 30 anos, vai dispor de atendimentos da Atenção Básica com médicos, técnicos de enfermagem, dentistas e, também, em breve, com profissionais fisioterapeutas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-01-23-at-11.37.31.jpeg

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí teve melhorias em sua parte interna e externa, com retoques, pinturas, setor de recepção, cantina, banheiros, salas de marcação de exames, sala do gestor, além do prédio anexo onde está situada a Vigilância Sanitária. Houve ainda a revitalização externa com acesso para veículos, além de gradeados e letreiro.

_Mais imagens:

DCIM100MEDIADJI_0098.JPG

Facebook

MAIS ACESSADAS