Connect with us

Santana do Piauí

SANTANA | Apicultores realizam reunião sobre uso do prêmio de certificação do Comércio Justo

Publicado

em

A Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí (ASPAMELASA), reuniu seus associados na manhã deste domingo (09), para discutir, dentre outros temas, o uso do prêmio de certificação do Comércio Justo (FAIR TRADE), que é a parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos produtores.

A reunião teve início as 8h30, na Unidade Escolar Francisco Borges, localizado na Rua 13 de Maio, sede do município. Participaram do evento apícola o presidente da ASPAMELASA, Ronaldo Araújo, secretário municipal de Agricultura e apicultor, Netinho Moura, vereador e apicultor Marcos Vinícius e demais associados. A prefeita Maria José também participou da reunião, de acordo com Araújo, na condição de convidada especial, representando o município, um dos parceiros da associação.

“A prefeita Maria José foi convidada pela associação para participar do encontro, representando o município, nosso parceiro na cadeia produtiva do mel, que vem gerando riqueza para as famílias santanenses”, destacou Ronaldo.

Atualmente a Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí, possui 36 produtores ativos com cerca de 1.600 enxames.

O encontro antecede a assembleia ordinária da MELCOOP (Cooperativa de Apicultores do Piauí) com sede em Picos, que acontecerá em março próximo. Na oportunidade os apicultores santanenses estarão representados através de um plano de ação abordando as necessidades locais.

Publicidade

A ASPAMELASA é filiada a MELCOOP e faz parte da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Ápis).

Foi definido na reunião que os recursos referentes ao prêmio do Comércio Justo serão investidos em aquisição de cera para produção de mel, roçadeira elétrica, garfo, kit de limpeza e revisão da parte elétrica da casa do mel, localizada no município, conforme necessidades apontadas pelos sócios e listadas na ata da reunião.

“Foi discutido também pelos associados da ASPAMELASA, outras melhorias para o setor aqui em Santana, como projetos a fundos perdidos e rota do mel”, acrescentou Ronaldo.

O preço atual do mel de abelha também foi abordado na reunião, segundo Ronaldo Araújo, hoje o quilo do produto com certificação orgânica, como o produzido em Santana do Piauí, pago pela Casa Ápis é de apenas R$5,00 (Cinco Reais), valor considerado baixo pelos apicultores. No entanto o presidente espera que a cotação melhore nos próximos meses.

Ronaldo Araújo pontuou que, com base na regularidade das chuvas, a expectativa dos produtores santanenses é de uma safra satisfatória em 2020, segundo ele, a colheita está prevista para as próximas semanas.

Publicidade

Convidada a fazer uso da palavra pelo presidente da ASPAMELASA, Ronaldo Araújo, a prefeita Maria José parabenizou os apicultores santanenses pelo desenvolvimento da atividade apícola no município, que, segundo a gestora, vem movimentando a economia local e promovendo a independência financeira das famílias envolvidas no processo produtivo.

De acordo com Maria José, o setor público, dentro da legalidade, precisa continuar incentivando os setores produtivos no município, a exemplo da apicultura. Para a gestora, quando o santanense tem renda a realidade positiva reflete no aquecimento da economia local.

O secretário de Agricultura e apicultor, Netinho Moura, destacou a parceria do município com a Associação dos Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí e destacou a atividade apícola como grande geradora de renda no território santanense.

“Sou um dos primeiros apicultores ligado a ASPAMELASA e do alto dessa experiência, conclamo a juventude santanense a ingressar nessa importante cadeia produtiva local”, pontuou o secretário.

 

Publicidade

Fonte: Portal Santana Hoje

………………………………………………………………………………….
ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS