Connect with us

Santana do Piauí

SANTANA | Saúde realiza ação do Outubro Rosa com orientações e solicitação de exames mamográficos

Publicado

em

Culminando as atividades da Campanha Outubro Rosa (mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero), a Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (26) uma importante ação de promoção à Saúde feminina.

Na ocasião, as mulheres santanenses participaram de um momento de orientações com as equipes de Saúde, bem como puderam solicitar exames mamográficos e de prevenção.

Entre os presentes, estiveram o secretário Layrton Carvalho, enfermeira Layane Rabelo, assistente social Thuany Bernardes, o médico Dr. Talles Luz, nutricionista Mônica Carvalho, dentista Maria Laura, além das equipes de enfermagem, imunização, agentes de saúde e a vereadora Clarete Rabelo.

Profissionais de saúde conduziram ação do Outubro Rosa

A santanense residente na comunidade Vereda do Mel, Rayane Nara, foi uma das mulheres que participou da ação do Outubro Rosa. A mesma destacou ser uma iniciativa muito importante. “Eu acho essa ação muito importante, interessante para nós mulheres porque prevenir contra essas doenças é o melhor caminho. Aqui em Santana, a Saúde segue desenvolvendo bastante”, frisou Rayanne Nara.

Rayane Nara

A enfermeira na UBS Isaac Borges, Layane Rebelo, comentou sobre a importância do rastreio precoce e preventivo contra essas patologias que cada vez mais acometem o público feminino.

Enfermeira Layane Rabelo

“Durante o mês de outubro já estávamos trabalhando com as mulheres santanenses sobre a prevenção ao Câncer de Mama e incentivando ainda mais o rastreio precoce. Hoje resolvemos fazer um Dia D que era justamente para conversar de uma maneira mais direta e que elas não se sentissem pressionadas. Assim também como apresentamos as equipes que dão esse suporte, onde também contamos com o apoio do NASF, através da nutricionista, da assistente social. Já realizamos esse monitoramento citopatológico durante todo o ano, todas as terças-feiras são reservadas para isso”, frisou a enfermeira.

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Layrton Carvalho, explicou sobre a campanha que está sendo desenvolvida no município.

Layrton Carvalho, secretário de Saúde

“Hoje fizemos a nossa culminância referente ao Outubro Rosa, na qual estamos com nossas equipes em Saúde repassando a importância das mulheres estarem atentas e se cuidarem contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero. Na UBS estamos trabalhando a parte de prevenção, nutricional pela equipe do NASF, os exames citopatológicos pela enfermeira e o médico da Saúde da Família está fazendo a orientação individual para cada paciente, prescrevendo as mamografias.

Programação

As mulheres que participaram da ação do Outubro Rosa foram acolhidas e o secretário de Saúde, Layrton Carvalho deu as boas-vindas ao público.

Publicidade
Secretário deu as boas-vindas para as mulheres

“Com total apoio da prefeita Maria José nos propomos realizar esse evento, pois temos a consciência da importância da Campanha. Como essa ação estamos buscando maior promoção à Saúde feminina”, ressaltou o secretário.

Na ocasião, a enfermeira Layane Rabelo ofereceu uma breve explanação sobre a Campanha Outubro Rosa, bem como a nutricionista Mônica Carvalho explicou que a alimentação saudável é uma importante aliada contra estas doenças.

Layane falou sobre a campanha Outubro Rosa

Mônica Carvalho explicou sobre a alimentação saudável

O médico Dr. Talles Luz explanou sobre os cuidados que as mulheres devem ter com sua saúde, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

Dr. Thales falou sobre importância das mulheres se cuidarem

????????????????????????????????????

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS