Connect with us

Santana do Piauí

Saúde de Santana atinge meta de vacinação antirrábica

Publicado

em

O município de Santana do Piauí atingiu a meta de vacinação durante a campanha antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Vigilância Epidemiológica. No período de 07 de novembro à 17 de novembro foram imunizados contra a raiva 394 animais entre cães e gatos.

Segundo dados divulgados pela SMS, foram 252 cães vacinados e 142 gatos (machos e fêmeas). A campanha foi executada na sede urbana e comunidades rurais.

O secretário de Saúde, Layrton Carvalho, comentou que realizar a campanha em meio à pandemia foi um desafio. Porém, a logística montada atendeu aos critérios de prevenção ao novo vírus.

“Fazer uma campanha antirrábica em meio a pandemia não é fácil, mas foi tudo dentro do esperado, vacinamos muitos animais e atingimos uma boa meta. Procuramos realizar de maneira segura, os agentes de endemias se deslocaram aos lares santanenses e a população com o animal já capturado aplicávamos a dose da vacina. Tivemos a preocupação de também adotar as medidas preventivas tão necessárias neste período”’, frisou.

Raiva em cães e gatos

Publicidade

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, com 100% de letalidade.

No período de 2010 a 2020, foram registrados 38 casos de raiva humana, sendo que em 2014, não houve nenhum caso.

Formas de transmissão da raiva para o homem

Em 95% dos casos humanos, ocorre por mordedura de cachorros infectados (a saliva contaminada com o vírus que é introduzida no corpo da pessoa).

A raiva também pode ser transmitida se houver contato direto da saliva do animal com os olhos, mucosas ou feridas, bem como lambeduras ou arranhões de animais doentes.

Publicidade

A lambedura de pele com ferimento já existente ou de mucosa mesmo íntegra também.

A lambedura de mucosas (boca, narinas e olhos), por estas serem mais finas e friáveis que a pele, pode propiciar a introdução do vírus da raiva.

A arranhadura por unha de gato, que tem o hábito de se lamber, pode ser profunda, introduzindo o vírus.

Fonte: Ascom / Santana do Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS