Connect with us

MUNICÍPIOS

Santo Antônio de Lisboa está entre os melhores do Piauí no ranking do programa Previne Brasil

Publicado

em

O município de Santo Antônio de Lisboa ficou entre os melhores no ranking do programa federal Previne Brasil ao alcançar o 14º lugar com 77,60%.

O percentual consta no relatório divulgado pelo ‘Previne Brasil’, que relaciona o índice na Atenção Básica da Saúde Municipal.

O relatório, com base em dados de 2021, aponta que Santo Antônio de Lisboa ocupa a 14ª posição na relação das 224 cidades do estado.

Esse percentual, acima de 70%, indica boa/excelente qualidade da Atenção Básica no município.

Veja lista completa

Publicidade

No Piauí, apenas 36 municípios apresentam percentual acima de 70%. O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.

O Previne Brasil é baseado em três critérios para o financiamento da APS: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O modelo é voltado para aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Programa equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros.

Facebook

MAIS ACESSADAS