Santo Antônio de Lisboa

Assistência Social desenvolve ações para garantir atendimento remoto seguro em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

Diversas atividades tiveram que ser adaptadas por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em todo o mundo. No município de Santo Antônio de Lisboa, a 345 quilômetros da capital Teresina, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, trabalham para manter os atendimentos garantindo eficácia e segurança adotando os protocolos de higiene sanitária como prevenção contra a Covid.

A assessora técnica da secretaria, Márcia Batista, destaca que os profissionais têm adaptado os serviços para o modo remoto. “Temos adaptado os serviços para a forma remota e, para o atendimento presencial com os cuidados”, pontua.

Márcia explica que atendimentos como atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Criança Feliz são feitos de forma remota.

A Secretaria de Assistência Social trabalha também na renovação dos cadastros e inclusão de novas famílias ao Programa Criança Feliz que que visa atender gestantes e crianças de zero a três anos de idade.

“É um programa federal que o município desenvolve e basicamente é realizado com visitas e acompanhamento a esse público-alvo que são famílias de baixa renda que estão inclusas no cadastro único e beneficiários do programa Bolsa Família”, enfatiza.

Publicidade

Por conta da pandemia, a assessora técnica explica que os profissionais tiveram que se adaptar a forma de atuação com esse programa, não só realizando visitas presenciais, mas também a partir das mídias sociais tanto com o WhatsApp, o Zoom, fazendo reunião com as famílias, entrando em contato de forma individual, orientando e prestando acompanhamento.

“A gente tem se adaptado no sentido de atender a demanda, mas também atendendo as necessidades do período de pandemia”, explica.

A secretária de Assistência Social, Kelvane Leal, fala a respeito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Temos feito da mesma forma com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fizemos a renovação dos cadastros agora, tanto das crianças como dos jovens, idosos e a o atendimento a esse público de forma remota, a partir de reuniões on-line. No caso dos jovens desenvolvemos discussões de temática de forma on-line. Com as crianças fazemos o envio de tarefas temáticas de acordo com o calendário social. Então, é uma forma de adaptar a prestação dos serviços do CRAS devido as condições de pandemia sem deixar de atender esse público”, concluiu a secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa.

Entre os dias 12 e 16 de abril foi realizada uma capacitação on-line promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí para os novos supervisores do Programa Criança Feliz através da plataforma Cisco Webx com carga horária de 40h/a.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile