Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Gestão de Dr. Karlão implanta assistência técnica da EMATER e ADAPI em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

Produtores agrícolas e criadores de animais de Santo Antônio de Lisboa terão mais facilidade no manejo de seus cultivos e rebanhos com atendimentos da EMATER/PI (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

A iniciativa que vai facilitar a vida do produtor é uma ação da gestão do prefeito Dr. Karlos Leal, o Dr. Karlão, que foi implantada oficialmente nesta sexta-feira (03). Os atendimentos acontecerão no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Isso foi uma conquista que batalhamos desde o período de campanha percorrendo todo território do município vendo as dificuldades dos agricultores – cajucultores – visto a importância econômica do produto, das questões do acesso aos problemas burocráticos para resolver na Emater e Adapi. Fomos incisivos ao assumir a gestão e solicitamos ao governo do estado a reabertura das agências, onde contamos com a força do deputado estadual Francisco Costa que nos ajudou nessa empreitada e estamos em um dia feliz operante. É mais uma proposta cumprida que vai beneficiar nossos agricultores em nossa cidade”, comemorou o prefeito Dr. Karlão.

Conteúdo Relacionado: Deputado Francisco Costa visita Santo Antônio de Lisboa, firma parceria com a gestão e garante recursos; fotos

O técnico da Emater/PI em Santo Antônio, Hilton Silva, elenca alguns atendimentos pelo órgão voltados à produção agrícola como o cadastramento no programa Garantia-Safra.

Como projeto futuro foi citado também o Viva o Semiárido, bem como o fomento e incentivo à Apicultura e criação de animais de pequeno porte.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pageIMG_2280.jpg

A Emater de Santo Antônio conta com parceria da Regional de Picos e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (SRTRAAF).

Os atendimentos pelo técnico da Emater acontecem de segunda a sexta-feira, e da Adapi, pela médica veterinária, uma vez por semana.

A médica veterinária e coordenadora da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV), Estêfane Borges, destaca que na Adapi de Santo Antônio, haverá atendimentos de vacinação e certificação de rebanhos em períodos de campanhas, fichas sanitárias (documento necessário para obtenção de milho na Conab e para apicultores da Casa Apice), GTA.

“Os atendimentos acontecerão às sextas-feiras. O produtor não precisa mais se deslocar daqui para Bocaina”, informou a médica veterinária.

Dentro das competências do órgão terá também fiscalização no matadouro público e no espaço destinado ao depósito de lixo (lixão).

Atendido pela USAV pertencente a jurisdição de Bocaina, Santo Antônio de Lisboa, neste ano, na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, vacinou 1.871 cabeças, que, somado aos municípios que compreendem a jurisdição, a ADAPI atingiu 100% de cobertura vacinal em rebanhos.

Conteúdo Relacionado: ADAPI de Bocaina alcança meta de 100% na primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa

Remédios Caminha que é coordenadora da Emater/PI Regional de Picos, fez uso da palavra para expressar a satisfação em reabrir o órgão em Santo Antônio de Lisboa depois de 12 anos desativado.

Publicidade

“Minha satisfação e alegria de estar recuperando, reintegrando […] há 12 anos que não temos um técnico que responda dentro do município conjunto aos agricultores familiares. É um resgate. Um município altamente promissor, berço da cajucultura […] estou transbordando de felicidade porque foi uma prioridade nossa da Emater”, revelou a coordenadora regional.

A secretária de Agricultura de Santo Antônio de Lisboa, Natália Leal, explica que agora o município passa a emitir o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) de forma gratuita.

“O município fará emissão das DAPs de forma gratuita para toda a população. Com essa emissão temos a proporção da quantidade dos agricultores que estão ativos para fazer o garantia-safra”, disse.

Natália também destacou, otimista, as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e PRODETER do Banco do Nordeste. A gestora da pasta falou na ocasião sobre a implantação de cursos, já aprovados, e que tem como público-alvo os agricultores. Entre alguns que serão desenvolvidos no município, ainda sem data marcada, estão os de conservação de solo, manejo do caju e de pragas, entre outros.

A solenidade de reativação da EMATER e ADAPI reuniu os vereadores Irmão Dudé e Eliézio; os secretários: Natália Leal (Agricultura), Marciana Regina (Saúde), Ana Karla (Finanças), Maria José (Gabinete); Marcone Carvalho (Educação); Luzilene Silva (Diretora da U. M. de Saúde Pedro Vicente; o engenheiro da Prefeitura, Adilson Leal; a presidente e a tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF), Lídia Carvalho e Joana Luiza, respectivamente; a engenheira agrônoma de Bocaina, Nádia Barros; a médica veterinária, Estêfane Borges; a coordenadora regional da Emater, Remédios Caminha; o técnico da Emater de Santo Antônio de Lisboa, Hilton Silva; os técnicos em Agropecuária do Instituto Avanço: João Barbosa e Elder Mendes; além de produtores, servidores da Prefeitura Municipal e demais autoridades municipais.

Facebook

MAIS ACESSADAS