Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa inicia distribuição de mudas de caju para agricultores

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa na gestão do prefeito Dr. Karlão, através da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando nesta segunda-feira (24) a distribuição de 10 mil mudas de caju anão precoce para os agricultores familiares do município.

A ação é realizada em parceria com o projeto Viva Semiárido e a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF).

Para o recebimento das mudas, o produtor necessita se dirigir à Secretaria de Agricultura, portando os documentos pessoais e da propriedade para preencher o termo, e levá-lo preenchido ao local de distribuição para fazer a retirada das mudas. A entrega acontece no Viveiro de Romildo e Odirlei até às 17h.

A secretária municipal de Agricultura, Natália Leal, fala sobre a distribuição, explica que escolha da data de entrega acontece neste período para que os agricultores aproveitem o tempo chuvoso, e enfatiza que as mudas são exclusivamente para o plantio, sendo proibida a venda.

“Este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura recebe o benefício, e temos uma aceitação muito grande dos produtores, pois, o nosso foco é a cajucultura. Cada agricultor recebeu 100 mudas e para isso teve que preencher o termo, e levar sua caixa para transporte dos cultivares. A distribuição obedece às determinações da SAF não podendo o produtor receber a mais e nem menos da quantidade determinada. Essas mudas são exclusivamente para o plantio e a venda é proibida”, explica.

Natália Leal, ainda informou que o município recebeu sementes de milho e feijão que serão distribuídas nas próximas semanas para os produtores da região. “Através do projeto Viva o Semiárido em parceria com a Emater/PI juntamente com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Agricultura, este ano recebemos 800 quilos de sementes, divididos em 400 quilos de feijão e 400 de milho. Logo estaremos informando aos agricultores a data de entrega”, disse.

O engenheiro-agrônomo Odirlei Cipriano, dono do viveiro de mudas de caju, junto ao seu sócio Romildo Farias, local que está sendo realizada a entrega, explica que o viveiro tem padrão de mudas atestada e registrada no Ministério da Agricultura sob RENASEM: ‘PI-00003/2008’, sendo devidamente registrado. Além de parabenizar a gestão pela iniciativa que beneficia os produtores locais.

Publicidade

“As nossas mudas são fiscalizadas e atestamos com certeza a variedade e qualidade das mesmas. A iniciativa da gestão junto a Agricultura é muito louvável e pertinente, pois ela veio na hora certa, estamos no período das chuvas, em fevereiro e março que geralmente são períodos chuvosos, acreditamos que os produtores terão um tempo maior de produção física como também de aproveitamento dessas mudas, que irão pegar e produzir muitos frutos de caju anão precoce do ccp 76. A estimativa é que as mudas comecem a produzir entre 18 e 24 meses”, explica Odirlei.

O produtor de caju da Chapada dos Veados, Pedro Moisés do Nascimento, agradeceu a gestão pela iniciativa: “Sou produtor de caju há 06 anos, e essa entrega é de suma importância. Muitas vezes as pessoas não têm condições de comprar as mudas, e receber esse benefício é a melhor coisa que tem. Com essas 100 mudas, da para plantar em torno de 4 a 5 tarefas. Agradeço demais pelas mudas e organização do prefeito e da secretaria de Agricultura, está tudo uma maravilha”, pontuou.  

O técnico da Emater de Santo Antônio de Lisboa, Hilton Silva, elencou ações já realizadas pela pasta junto à Agricultura Municipal, e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

“Finalizamos recentemente a entrega dos boletos do Garantia Safra 2021-2022, e estamos nos preparando para a entrega de sementes. O nosso objetivo é fortalecer a agricultura do município e estamos à disposição para renovação das DAPS que estão em atraso. Futuramente estaremos com um novo sistema, mas até o momento fomos orientados a emitir o documento até 30 de junho”, disse.

Por fim, Hilton Silva, anunciou novos benefícios que irão fortalecer a agricultura familiar do município. “Fizemos o pedido de palmas forrageiras e estamos aguardando chegar ao município e iremos também retornar neste início de anos com novos cursos do SENAC, já tivemos no final do ano de 2021 e vamos dar continuidade na sequência dos cursos que vierem. Segundo informações, o primeiro poderá ser de criação de galinhas, mas é de acordo com a grade. Assim que definido, estaremos comunicando a população”, anunciou o técnico da Emater.

A população em geral e produtores que necessitem de assistência técnica da Emater ou da Agricultura, podem solicitar os serviços de segunda a sexta, de 08h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS