São José do Piauí

Com foco em novas estratégias para os novos tempos, Educação de São José do Piauí realiza Jornada Pedagógica

Publicado

em

“Educação e aprendizagem – novos tempos, nova estratégias.” Esse é o tema central da I Jornada Pedagógica do município de São José do Piauí, evento de planejamento que abre o ano educacional na Rede Pública Municipal de Ensino.

Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, a Jornada teve início na segunda-feira, 13, e prosseguiu até esta sexta-feira, 17 de janeiro.  

Nesta quinta-feira, 16, a Jornada Pedagógica teve como público alvo os diretores, coordenadores, secretários de escola, auxiliares de secretaria, a equipe da Secretaria de Educação e os professores da Rede Municipal de Ensino.

O encontro aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal e contou com as presenças do prefeito Admaelton Bezerra e da secretária de Educação, Cileide Borges.

Na abertura, a secretária Cileide Borges fez a acolhida aos presentes e afirmou que o ano letivo de 2023 começa cheio de desafios a serem superados, mas, também, de expectativas por uma educação municipal desenvolvida de forma ativa, prazerosa, humanitária e de sucesso.

Em sua fala, a secretária elencou alguns dos principais desafios, e reafirmou que acredita na superação e no avanço da Educação em São José do Piauí, enaltecendo a capacidade dos educadores.  

“Somos desafiados a nos aprimorar e, consequentemente, fazer acontecer o processo de ensino aprendizagem. Os desafios são inúmeros, mas juntos, com amor, garra, determinação, nós podemos alcançar o sucesso que almejamos para nossa educação, para a educação dos 836 alunos que temos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Eu penso e acredito que podemos sim avançar, pois temos profissionais capacitados e educadores que abraçam a missão e trabalham com amor.”, disse.  

O prefeito Admaelton Bezerra também se pronunciou. O gestor enalteceu e agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pela secretária Cileide à frente da Educação. Dirigiu-se também aos demais servidores da pasta para agradecer pelo empenho e dedicação em prol do bom funcionamento do ensino no município.

Publicidade

Em outro momento, o gestor assumiu publicamente o compromisso de continuar investindo, valorizando respeitando os servidores da educação, e anunciou que já enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei que regulamenta no município o novo piso salarial do magistério, com reajuste de 14,90%.

Admaelton também citou outros investimentos que vêm sendo realizados, como a melhoria das escolas municipais, a aquisição de equipamentos como notebooks, impressoras, data shows e kits de carteiras escolares. Ao finalizar sua fala, o gestor desejou um bom ano letivo e colocou sua gestão à disposição.

Palestras

Após a cerimônia de abertura, teve início o ciclo de palestras que promoveram reflexões e inspiraram os educadores para a prática docente. A primeira, foi ministrada pelo psicólogo Igor Eduardo, com o tema “Para além da sala de aula.” O palestrante afirmou que a ideia foi provocar um diálogo que despertasse nos educadores o senso de reflexão e prática que auxiliasse no processo de ensino aprendizagem.

De forma dinâmica, foram expostos exemplos que objetificaram o conteúdo abordado e abraçaram diversas formas do processo educacional. “Em outras palavras, a palestra dialógica foi para além do método tradicional, no sentido de despertar a identidade de aprendiz dos alunos por meio de novas possibilidades do ensinar e do aprender, onde os atores escolares são facilitadores e mediadores, principalmente os professores, sem tirar o protagonismo, que é diferente de autonomia, do aluno.”, disse.

Em seguida, a professora Aucilane Moura, da Rede Municipal, ministrou uma palestra com o tema “Uso das TIC’s para o desenvolvimento de habilidades.” A palestrante compartilhou uma experiência exitosa implementada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde atua, situada no povoado Ôco D’água, zona rural de São José do Piauí.

Ela apresentou recursos tecnológicos e sítios da internet que gamifica o conteúdo de sala de aula e do livro didático em situação de não jogo, fazendo com que esse se torne atrativo para que aja um maior engajamento dos alunos.

“Hoje o que está muito em pauta é a questão da gamificação e da inteligência artificial, que vai ser predominante em 2023, e aí essa abordagem foi utilizada por mim em sala de aula no ano passado, a gente teve um resultado muito no processo de alfabetização em turma de multi etapas, com alunos do pré I e II, primeiro e segundo ano, e consegui alfabetizar. Os alunos saíram lendo com uma fluência muito boa.”, disse.  

Publicidade

O encontro pedagógico continuou à tarde, com mais uma palestra, desta vez, ministrada pela professora Rejane Anjos, bacharel em administração, graduada em pedagogia e letras língua portuguesa e especialista.

Veja todas as fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile