Connect with us

São José do Piauí

Em São José do Piauí, comunidade católica inicia celebração do 78º festejo do padroeiro; veja fotos

Publicado

em

A comunidade católica de São José do Piauí está em festa com a celebração do 78º festejo de São José, santo padroeiro do município. Neste ano de 2023, o festejo conta com o tema ‘No coração ardente de São José, somo uma família paroquial que vive a missão na partilha do pão e na caridade!’

A maior festa religosa do município teve início na noite desta sexta-feira, 10 de março, e será finalizada no próximo dia 19 de abril, ponto alto das homenagens a São José.

Na oportunidade, o 78º festejo de São José, foi aberto com a realização do tradicional Terço de São José, direcionado aos setores 01 e 02, e logo em seguida, foi realizada a primeira novena-missa do festejos de São José 2023.

Este ano de 2023 também marca a primeira celebração do festejo de São José na Paróquia de São José, visto que, em dezembro de 2022, a Diocese de Picos realizou a instalação da paróquia.

A primeira noite de novena-missa foi celebrada para centenas de fiéis pelo pároco da Paróquia de São José, padre José Maírton. Após a realização da novena-miss e a bênção final, o padre realizou a bênção dos veículos e fez o hasteamento da bandeira, que simboliza que a igreja está em festa celebrando o festejo de São José. Para hastear a bandeira, o padre convidou o vereador Edilsim, representado o poder público.

O novenário segue até o dia 18 de março e no dia 19 de março, às 08h00 ocorre a procissão de São José, e em seguida, será realizada a missa solene da festa do padroeiro.

Para o pároco da Paróquia de São José, Padre José Mairton, o momento dedicado a São José é um muito importante. Ele também comentou que este é o primeiro festejo enquanto paróquia.

“São 78 anos de celebração, mas este é o primeiro como paróquia, até o tema chama atenção para isso, sendo ele: ‘No coração ardente de São José, somo uma família paroquial que vive a missão na partilha do pão e na caridade!’, então o tema é baseado em tudo aquilo em que a igreja no Brasil e na nossa diocese está vivendo, o ano da missão jovem, o ano da vocação, a iniciação a vida cristã, então são muitas iniciativas que colocamos para serem evangelizadas a partir deste festejo”, afirmou.

Publicidade

Padre José Mairton também ressaltou a felicidade por participar do momento. “Estamos muito felizes, hoje é a abertura, contamos com todos os setores aqui da cidade, contamos com a noite dos motoristas e motociclistas para dar a bênção”, frisou.

Segundo o pároco da Paróquia de São José, o festejo consegue reunir devotos do município e cidades vizinhas.

“Graças a Deus o festejo de São José consegue congregrar e trazer vários devotos de outras cidades, dentre elas, a cidade de Santana que faz parte da nossa paróquia, inclusive da cidade de Picos, apesar que lá têm comunidades que contam com São José como padroeiro, mas têm muitos devotos que vêm aqui no novenário em si, mas sobretudo, no dia da festa. A cada ano percebemos o número de pessoas aumentando”, garantiu.

O sacerdote ainda convidou as famílias para participarem da 79ª festa de São José.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar as famílias para participar. São José é um nome muito poderoso, não é à toa que Santa Teresa sempre que construía seus conventos o coloca como padroeiro, ela mesmo e tantos outros místicos diziam que assim como o nome de Jesus, o nome de Maria, o nome de José também pode colocar o diabo para correr, e aquele que recorre a São José nunca fica desamparado por ele. O nome de José tem poder junto a Deus, é o pai adotivo de Jesus, é o protetor da igreja, é o guardião das nossas famílias, é aquele ao qual a gente intercede pelos trabalhadores da roça, da cidade, pede emprego, saúde para moribundos que estão doentes e tantas outras necessidades materiais e espirituais, então aqueles que estão passando por momentos difíceis eu recomendo ir até São José”, assegurou.

CLIQUE AQUI E VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS