Connect with us

São Julião

1ª Caminhada com Maria renova fé e esperança e abre festejo da Imaculada Conceição em São Julião; fotos

Publicado

em

Centenas de pessoas participaram da 1ª Caminhada com Maria que aconteceu durante a noite de sábado (26) e madrugada de domingo (27).

A caminhada teve ponto de partida na cidade de Vila Nova do Piauí, Área Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição, com sede em São Julião.

Para iniciar a primeira edição da peregrinação foi celebrada uma missa, às 23h, pelo padre Francisco Ramires, na Igreja de Santo Antônio em Vila Nova. Logo depois da missa os fiéis percorreram 18 quilômetros.

Fiéis participam da missa em Vila Nova do Piauí

Marcado por muita chuva no percurso, o ato abre do 149º Festejo da padroeira do município de São Julião.


CONTEÚDO RELACIONADO

Paróquia divulga programação do 149º festejo da Imaculada Conceição em São Julião. Veja!


Em entrevista ao Cidadesnanet.com, o padre Ramires, pároco de São Julião, falou que a caminhada já pode ser considerada uma marca registrada do festejo.

Publicidade

“A caminhada com Maria deixou uma marca tão profunda no coração daqueles que caminharam. Certamente teremos uma segunda e terceira, e será marca registrada na festa da Imaculada Conceição. Nem a distância, o escuro e a chuva, foram capazes de parar os peregrinos que caminharam com a Virgem Maria durante toda a noite para se encontrar com o Senhor na eucaristia da nossa Matriz da Imaculada Conceição. O sentimento é de alegria e gratidão em saber que podemos contar com o povo que é devoto da virgem Maria”, destacou o padre Ramires.

Durante a missa o padre fez agradecimentos a todos que estiveram envolvidos para a realização da caminhada.

Professora Goretti de Deus é ministra da Eucaristia da Igreja de Santo Antônio de Vila Nova. Ela fala sobre o significado da 1ª Caminhada com Maria e o que o ato pode proporcionar.

“Foi um evento emocionante, muito gratificante. É como se pudéssemos sentir a presença de Deus no meio de nós e eu senti. Foi chuva em quase todo o percurso e apesar disso tudo era maravilhoso. Ver no rosto das pessoas a felicidade e a fé do povo que estava ali, todo mundo junto e cantando é indescritível, e nada poderia abalar. Foi muito lindo, mágico, divino’, declarou a ministra.

A advogada, Núbia Rocha, é moradora de Vila Nova e participou de todo o percurso e declarou que a caminhada proporcionou paz e alegria.

“Foi um momento muito especial, de muita emoção, onde a gente renova a fé. Foi tudo bem organizado e aconteceu na mais plena harmonia, muito abençoado, um espetáculo. O padre Ramires é uma pessoa muito especial, um homem chamado por Deus para realizar tantas coisas maravilhosas na nossa paróquia. Foi cansativo, mas teve aquela sensação de paz e alegria”, disse.

Leonardo Lopes que é membro da coordenação da 1ª Caminhada falou sobre a força da fé dos devotos da Imaculada.

“Nós que fizemos a coordenação da 1ª caminhada com Maria nos sentimos muito honrados. Foi belíssimo e gratificante ver a fé de tantos fiéis e devotos, que mesmo com chuva, frio, as adversidades corporais e da natureza, resistiram com fé e amor em todo o percurso. Nosso coração é só gratidão e esperamos que as próximas sejam ainda maiores. A Imaculada com certeza fica muito honrada como tanto amor dedicado a ela”, disse.

Foram disponibilizados ônibus para idosos e crianças com saída às 21h das Igrejas das Comunidades (São Julião, Porcos, Caldeirãozinho, Macambira, Fujona e São João). No ônibus para idosos houve cantos, muita alegria e chazinho. No ônibus para crianças teve também muita brincadeira e diversão. A caminhada contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal e ambulâncias.

Foto: Ascom

O percurso

No percurso, os peregrinos fizeram parada para o Santo Terço, na Casa de Milton Rocha, no Maurício Pista. No povoado Mandacaru, a peregrinação parou para a reza do Ofício da Imaculada Conceição. Na chegada em São Julião houve a Benção do Santíssimo no patamar da Igreja Matriz. Toda a Caminhada foi animada por jovens em trio elétrico

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS