São Julião

AGOSTO DOURADO | Prefeitura de São Julião realiza campanha de incentivo ao aleitamento materno

Publicado

em

Durante os dias 22, 23, 24 e 25 de agosto, a Prefeitura de São Julião, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social promoveu rodas de conversas para as gestantes do município, orientando sobre a importância do aleitamento materno.

As programações foram alusivas a campanha Agosto Dourado, mês de conscientização ao aleitamento materno e tiveram como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”

Além da sede, os momentos aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde do Mandacaru e Fujona. Os enfermeiros responsáveis foram Sodson Rocha, Paulo Henrique e Maria Eduarda.

Na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, foi realizado o encerramento da programação. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e foi destinado para as gestantes assistidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O momento foi conduzido pela nutricionista Yasmin Júlia e a Assistente Social Joselma Gomes, da equipe do Previne Brasil, onde elas explicaram como as mães podem aumentar na produção de leite, bem como, a importância da amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos.

Falas

A secretária de Saúde Ceicinha Araújo, destacou que a campanha é realizada anualmente com o objetivo de incentivar a amamentação.

“A campanha acontece todo mês de agosto como forma de apoiar e incentivar a amamentação, e dessa forma toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde trabalha em prol desse tema, desde os enfermeiros até os médicos. Nos momentos de consultas, pré-natal, puericultura e durante todo o mês é trabalhado a importância da amamentação com as gestantes das três UBS. Para finalizar, a gente reuniu todas as gestantes que são acompanhadas pelo CRAS e também as que não são, para um encontro com a nutricionista e a assistente social, para concluir a campanha de forma didática, com a entrega de brindes e enxovais”, concluiu.

A assistente social Joselma Gomes, falou sobre a importância da campanha Agosto Dourado.

Publicidade

“Todas as mulheres tem o direito de realizarem, acompanhamento do pré-natal, dá a luz com segurança, a licença – maternidade e a amamentar seu filho. O conhecimento das mães em relação a esses direitos é uma arma fundamental para que eles sejam respeitados. Estamos na Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023, onde também estamos falando sobre as mães que trabalham fora, porque é fundamental para as crianças amamentarem até os seis meses de forma exclusiva”, frisou.

Joselma ainda enfatizou sobre as mães amamentarem os bebês no ambiente de trabalho.

“O apoio a amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês. O aleitamento materno é um direito bilateral da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.

No uso da fala, a nutricionista Yasmin Júlia, explicou os assuntos abordados.

“O Agosto Dourado é um evento que a gente realiza anualmente para repassarmos para as mães a importância do aleitamento materno. Nessa campanha a gente conta com o apoio da equipe do Previne Brasil, dos enfermeiros das UBS, com o objetivo de levar mais informações para as mães, de como aumentar a produção do leite, a importância de amamentar, os riscos que a criança e a mãe tem no caso de não fazer o aleitamento materno exclusivo. Eu fico muito feliz de participar desse momento e abordar um tema tão importante, já que a gestação e um período que os sentimentos ficam a flor da pele e há o sentimento de medo, de não dá certo e tudo isso influencia no psicológico das mães. Hoje a gente fechou essa semana do aleitamento materno com muitas informações que são muito importantes para o desenvolvimento dos bebês”, pontuou.

Representando a Secretaria de Assistência Social, a psicóloga Débora Barros, comentou sobre as ações alusivas.

“Essa importante campanha todos os anos incentiva e promove o aleitamento materno, o incentivo a amamentação exclusiva e é um mês em que a saúde e a Assistência Social se unem para trabalhar esse tema com as nossas gestantes, as que são acompanhadas pelo pré-natal e pelo CRAS e juntas as Secretarias trabalham esse tema que é tão importante. Eu fico muito feliz com a participação das nossas gestantes, foi um momento de repassar informações e troca de conhecimentos”, disse.

No final do evento, as gestantes ainda receberam kit enxoval, com itens para o bebê e brindes.

Publicidade

Mais imagens:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile