DESTAQUES

AGOSTO LILÁS | Em São Julião, policiais militares ministram palestra acerca da violência contra mulher

Publicado

em

Visando o combate à violência contra mulher, a Prefeitura de São Julião, na administração do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu uma palestra em alusão à campanha Agosto Lilás.

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação e foi ministrado por policiais militares do Piauí. Tenente Erivan, sargento Sahila e cabo Camila explanaram assuntos relacionados à violência contra mulher.

Sargento Sahila

Os policiais explicaram sobre a Lei Maria da Penha, os projetos que auxiliam as mulheres que sofreram algum tipo de violência, como denunciar as violências, trouxeram perguntas reflexivas e tiraram dúvidas dos presentes.

Cabo Camila e Tenente Erivan

Falas

A psicóloga Débora Barros agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento.

“Agradecemos em nome da secretária de Assistência Social, Thaise, a presença de todos. Nós pensamos nesse momento, trazendo policiais de fora para falar sobre a questão da Lei Maria da Penha. O objetivo é conscientizar e informar toda população sobre os tipos de violência, como denunciar e pedir ajuda. Então é um momento muito importante para a garantia dos direitos das mulheres. Agradecemos o apoio da Polícia Militar do Piauí, que prontamente aceitou o nosso convite”, agradeceu Débora.

O tenente Erivan falou o objetivo do evento e comentou sobre a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Piauí.

“Nós estamos aqui em São Julião para ministrar uma palestra com relação a violência doméstica. Este momento é importante para conscientizar as mulheres que são vítimas constantemente desse tipo de violência no lar, do direito que elas têm e de como podem fazer para prevenir e as vezes denunciar os parceiros que praticam esse tipo de violência. Falamos também em relação ao projeto que a Polícia Militar está desenvolvendo: a Patrulha Maria da Penha, que brevemente será implantada aqui na nossa região. Vai ter uma viatura caracterizada e rede de apoio à todas mulheres que são vítimas de violência doméstica. Então, o comando do 4º BPM de Picos está à disposição para ajudar os municípios e as entidades que precisarem da nossa contribuição para ministrar as palestras”, destacou o oficial.

Igermania Costa, que trabalha no CRAS de São Julião, conta o que achou da palestra ministrada pelos militares.

“Essa palestra é muito importante para São Julião, principalmente para as mulheres terem os direitos respeitados. Uma pena que muitas mulheres não participaram, porque esse tema é interessante para consciência da mulher, para ela se valorizar”, frisou.

Estiveram presentes os secretários municipais Professor Neto (Governo), Ceicinha Araújo (Saúde), Welyda Ramos (Cultura), Valdinara Alemida (Educação) e Maria Laurentina (Controladora Geral), além da população que prestigiou o evento.

Mais ações de combate

No último dia 12 de agosto, a Prefeitura de São Julião também realizou uma blitz informativa no centro da cidade. Na oportunidade, funcionários da Secretaria de Assistência Social e demais órgãos espalharam panfletos e explicaram sobre a campanha Agosto Lilás, como também, formas de denunciar qualquer tipo de violência.

Agosto Lilás

Publicidade

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Imagens;

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile