Connect with us

São Julião

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Alegria e diversão marcam a comemoração do Dia das Crianças em São Julião

Publicado

em

Em alusão ao Dia das Crianças, a Secretaria de Assistência Social de São Julião através do Programa Criança Feliz, promoveu uma comemoração para os usuários assistidos pelo referido programa no município.

O evento foi realizado nesta quinta-feira (14) no Poliesportivo José Bento de Sousa, marcado por muitas brincadeiras e risadas. Dentro da programação, houve jogos educativos, pintura facial, entrega de lanches e lembrancinhas.

O Poliesportivo foi decorado com balões, brinquedos, tecidos e objetos coloridos, tudo pensado para chamar a atenção da criançada. A equipe estava fantasiada de personagens infantis, para acolher, envolver, motivar e brincar com as crianças.

No espaço, além do local para colorir ainda foi preparada uma mesa com livros e objetos que integram a metodologia “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” (CDC) é utilizada em vários países e foi adaptada para o Criança Feliz. Ela prioriza o desenvolvimento infantil com brincadeiras simples e trabalha aspectos como coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais.

O clima de alegria envolveu não apenas os pequeninos, como também as mães e profissionais do município, que participaram de todas as atividades.

A supervisora do PCF e assistente social, Marta Rocha, falou sobre a realização do evento alusivo e fez agradecimentos a toda equipe que colaborou para a realização do mesmo.

Supervisora do PCF, Marta Rocha

“Meu sentimento hoje é de gratidão e felicidade, em estarmos recebendo nossas crianças juntamente com as mamães. Preparamos com muito carinho e alegria essa manhã, porque ser criança é ser feliz. Agradeço ao prefeito Dr. Samuel, a nossa primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise, por todo apoio, atenção e carinho. Agradeço também ao secretário de Esporte, Zean, pela disponibilidade do Poliesportivo, como também a equipe CRAS, e em especial a minha equipe do Programa Criança Feliz. Muito obrigada!”, disse Marta Rocha.

A assistente Social, Jade Alencar, que é articuladora do Selo Unicef no município, destacou que os eventos promovidos pela Gestão Municipal provam que o trabalho voltado para a garantia dos direitos das crianças estão sendo executados.

Jade Alencar

“Participar deste momento em comemoração ao Dia das Crianças foi gratificante. As ações mostram que a garantia dos direitos das crianças estão sendo executados e momentos lúdicos como esse são de grande importância. E este, é apenas um dos vários momentos e ações que ainda vão ocorrer durante a edição do Selo”, disse.

O evento ainda contou com a participação do vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha; da secretária de Cultura, Welyda Ramos; da coordenadora do CRAS, Elayne Costa; das visitadoras do PCF, Ceiça e Igermania; da psicóloga do CRAS, Débora Barros; dos colaboradores Antônio José e Deilsa, e da entrevistadora do BF, Luzineide.

_Conheça o Programa Criança Feliz (PCF)

O Programa Criança Feliz é um programa de âmbito federal, de visitação. Logo frisando a importância da primeira infância na vida das crianças, ou seja, o que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro. “É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado”, explica a supervisora do PCF, Marta Rocha.

Publicidade

Em São Julião, o público-alvo que integra o PCF são 100 famílias, estas residentes na Sede, Povoado Fujona, Povoado Mandacaru e interiores. As visitadoras fazem as visitas domiciliares, apoiando e orientando as famílias, com brincadeiras, e estímulos.

Supervisora e Visitadoras do PCF

A equipe atende crianças de 0 a 3 anos de idade que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou famílias que tem o Cadastro Único; gestantes; e crianças de 0 a 6 anos de idade beneficiadas do BPC (Benefício de prestação continuada).

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS