Connect with us

São Julião

Assistência Social de São Julião desenvolve de forma online ‘Projeto Viver Bem’

Publicado

em

Devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Julião na gestão do Prefeito Dr. Jonas Alencar através da Secretaria Municipal de Assistência Social, administrada pela primeira-dama e secretária, Kessia Ramos de Alencar, está desenvolvendo o ‘Projeto Viver Bem’.

O ‘Viver Bem’ está sendo realizado através das redes sociais, e é direcionado para as idosas que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O projeto está sendo desenvolvido através de um grupo formado no Whatsapp, e tem como objetivo melhorar a vida das integrantes nos aspectos físicos, psíquico e social.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Kessia Ramos de Alencar, explica que além das idosas e profissionais da secretaria, participam do grupo, psicóloga, nutricionista, médico e enfermeiro, possibilitando acompanhar e desenvolver atividades em diversas áreas. Além de continuar os trabalhos que antes eram realizados presencialmente.

Arquivo Cidades Na Net: Secretária de Assistência Social, Késsia Alencar.

“As nossas idosas tiveram as suas atividades presenciais e as aulas de capoterapia suspensas devido a pandemia do coronavírus. Então resolvemos criar uma alternativa para que elas não fossem afetadas nesse período de isolamento social. No grupo estão profissionais de diversas áreas para atender o nosso público-alvo e assim podemos continuarmos desenvolvendo o nosso trabalhos”, explica.

O grupo do Viver Bem é monitorado pelas profissionais da Assistência Social, e a cada semana uma profissional fica responsável pela atividade que será desenvolvida.

Publicidade

_Junho Violeta

Durante essa semana está sendo trabalhada a campanha ‘Junho Violeta’, alusiva ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e a psicóloga do CRAS, Débora Lima, fala sobre a importância da temática e explica como podemos contribuir com a causa.

“Todos os anos desenvolvemos atividades alusivas à data, e desta vez não poderia ser diferente , estamos trabalhando a temática de forma virtual, vamos debater sobre o tema através do nosso grupo. Esta data foi instituída em 2006, e o principal objetivo desta Campanha é conscientizar e chamar a atenção das pessoas contra a violência aos idosos. Devemos tratar estas pessoas com dignidade e respeito, e estarmos atentos, pois infelizmente esse problema cresce a cada ano”, disse.

Arquivo Assistência Social: Comemoração alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, edição 2019.

Débora Lima, ainda explicou que por muitas vezes os idosos não denunciam por medo, vergonha ou amor, pois na maioria dos casos os agressores são parentes ou pessoas muitos próximas, e destacou: “Devemos ficar atentos e denunciar os agressores, sejam eles por qualquer tipo de violência física, extorsão ou psicológica. A qualquer sinal que você perceba procure o CRAS, chame a polícia ou ligue no Disque 100. Faça sua parte!”.

_Interação do Projeto Viver Bem

Publicidade

Além das temáticas que são trabalhadas semanalmente através de vídeos, atividades físicas, por meio de dicas de saúde, orientações sociais e momentos de autoestima, as integrantes do grupo mostram os artesanatos realizados e compartilham vivências diárias.

A subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira, ressaltou que os idosos do município são ativos e dispostos, e que mesmo em meio ao período de isolamento social, eles continuam inovando e buscando meios de ocupar a mente.

“Os nossos idosos são muito ativos, eles dançam, participam de atividades e da Capoterapia, então com este período de isolamento social e visando a saúde e o bem estar de todos, a secretária de Assistência Social, Kessia, teve a iniciativa de desenvolver este projeto. Nesse grupo eles interagem, mostram suas atividades diárias e compartilham informações que vão desde informações sobre saúde, dicas de culinárias e trabalhos artesanais”, explicou.

Confira as peças feitas pelas idosas do grupo Viver Bem:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS