Connect with us

São Julião

Assistência Social de São Julião realiza ação alusiva ao ‘Janeiro Branco’ e faz entrega de kits de enxoval para gestantes

Publicado

em

Com o objetivo de chamar a atenção das gestantes sobre as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional durante o período de gravidez e pós-parto, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, promoveu uma Roda de Conversa sobre o ‘Janeiro Branco’.

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como intuito chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas, e neste ano traz como tema: “O mundo pede saúde mental!”.

O encontro destinado para o Grupo das Gestantes, foi mediado pela assistente social, Jade Alencar, e pela psicopedagoga Regina Maura, que é pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e especialista em Saúde Mental.

Inicialmente, a coordenadora do CRAS, Elayne Costa; deu as boas-vindas às integrantes do grupo e informou que neste ano, as atividades serão retomadas de forma presencial.

“Sejam todas bem-vindas, é um prazer tê-las conosco. Iremos discutir sobre um tema muito importante e espero que seja um encontro proveitoso. A previsão é que neste ano, as atividades retornem de forma presencial, respeitando todos os cuidados exigidos pelas autoridades de saúde em prevenção a Covid-19, visando assim à proteção de todos, em especial das gestantes”, explica a coordenadora.

Em continuidade, a assistente social Jade Alencar, falou sobre a importância da participação das gestantes durante as atividades, pois é um dos critérios exigidos para receber o benefício eventual.

Publicidade

Durante a conversação sobre a campanha ‘Janeiro Branco’, a psicopedagoga Regina Maura, destacou os pontos principais da roda de conversa: “Levantamos o questionamento sobre que é saúde mental?, abordamos sobre depressão pós-parto; e em seguida, elenquei seis dicas para prevenir a depressão pós – parto, que são: 1. Fique de olho em seu histórico; 2. Preocupe-se com sua saúde; 3. Eleve sua autoestima; 4. Cuide de suas relações de amizades e familiares; 5. Planeje-se antes e 6. Não se cobre tanto, com o intuito”.

A programação da roda de conversa, ainda contou com as dinâmicas: ‘O papel amassado’ (poder das palavras) e ‘O que você quer ouvir?’ (expressão de sentimentos), e foi finalizando com a sua música: “Mais uma vez”, do cantor Renato Russo.

No encontro, ainda foi realizada a primeira entrega do ano de kits de enxoval as gestantes do município. Na ação, sete mulheres foram beneficiadas.

Por fim, além do kit para a gestante também foram entregues lembrancinhas simbolizando os cuidados com a saúde mental.

Além das presenças já citadas, participaram do encontro as profissionais, Marta Rocha, Luzineide, Ana Paula e Maria José.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS