Connect with us

São Julião

Dr. Samuel reúne vaqueiros e realiza Cavalgada de Domingo de Ramos em São Julião

Publicado

em

O Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa para os cristãos, foi celebrado em um tradicional evento no município de São Julião. Uma cavalgada promovida pelo prefeito Dr. Samuel Alencar, reuniu autoridades municipais e ao nível estadual, vaqueiros e vaqueiras da cidade e de outras regiões. 

A concentração para início do percurso da cavalgada aconteceu neste último domingo (10/04) logo pela manhã, às 07h. Os vaqueiros saíram do povoado Fujona em direção a sede.

O Galego Aboiador, Chico da Luz, Clesinho e Romário que foram responsáveis por animar o percurso com cantorias e toadas. A locução ficou por conta do Edvaldo de Picos, a voz do povo. Admiradores de cavalgada também acompanharam o evento, e logo uma extensa fila de carros e motos também tomaram conta do percurso.

Matéria Relacionada: FOTOS | Cavalgada Domingo de Ramos em São Julião

A primeira parada foi realizada na Fazenda Malhada Vermelha, casa do seu Ota Bezerra e da Dona Francisca, pais do Dr. Samuel, onde foi servido um café da manhã para todos que acompanhavam a cavalgada.

Após a pequena pausa, os vaqueiros voltaram a montar, retomaram o percurso e percorreram cerca de oito quilômetros (8 km) pela estrada de terra com belas paisagens que puderam ser admiradas durante o trajeto em direção à Fazenda Tamboril, local de encontro para início da confraternização.

O prefeito Dr. Samuel Alencar, falou sobre o objetivo do evento, ressaltou a importância do resgate e valorização da cultura e agradeceu a presença de todos, destacando a sua felicidade.

“O sentido da cavalgada aqui em São Julião, é resgatar principalmente a atividade agropecuária; a atividade equestre; atividades ligadas ao esporte de vaquejada que é uma das maiores categorias de esportes equestres do norte e nordeste e já adentra um pouco o Sudeste. Aqui no Nordeste, em São Julião não poderia ser diferente, a gente quer resgatar essa tradição do Domingo de Ramos fazer uma cavalgada todos os anos convidando os amigos, as famílias, crianças, mães, pais, avós para participarem dessa cavalgada resgatando a tradição e a cultura nordestina”, explica.

Publicidade

“Eu estando à frente do executivo de São Julião, me vejo na obrigação de promover um evento desses porque é um evento que dignifica nossa cultura, as nossas tradições, o nosso amor pela terra, pelos cavalos, pelo gado, pelos repentistas e enfim, todo um contingente que está envolvido no meio do agronegócio e da agropecuária do Nordeste”, finalizou.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, falou sobre a alegria em poder contribuir e prestigiar um evento tradicional de cunho cultural, que é tão bem aceito pela população de São Julião, reforçando o compromisso da gestão em todos os âmbitos da administração.

“É com muita satisfação que estamos aqui hoje neste Domingo de Ramos com a grande cavalgada organizada pelo prefeito Dr. Samuel na administração “O Povo é o Poder”, que é uma grande alegria porque a cavalgada é típica do nordestino, resgata nossas raízes e nós temos um prefeito vaqueiro que gosta desse tipo de festa, a população abraçou e estamos todo mundo aqui nos confraternizando e começando a Semana Santa no Domingo de Ramos e dando o pontapé inicial numa festa que com certeza enquanto estivermos na administração, vai virar tradição porque o povo precisa, principalmente após essa pandemia, o povo merece. Então contem sempre com a gente, com nosso apoio e com nosso trabalho, a administração de São Julião é pensando no povo, é o povo em primeiro lugar”, disse.

O deputado estadual, Severo Neto, atendendo o convite dos gestores municipais veio prestigiar do momento. Agradeceu a recepção e reforçou o seu comprometimento para com a cidade e com o povo de São Julião.

“É um prazer enorme estar participando aqui da cavalgada em São Julião e nós sempre somos muito bem recepcionados pelo Dr. Samuel, Dr. Leonardo, seu Ota, toda a sua equipe. Agradecer pela recepção e dizer que continuamos o nosso mandato como parceiros de São Julião, sempre procurando ajudar a cidade destinando emendas parlamentares para que o Samuel possa fazer o que ele vem fazendo, que é trabalhar pelo seu povo para melhorar a qualidade de vida de seu povo. São Julião e toda equipe continua contando com o deputado Severo na assembleia”, finalizou.

Rafael, criador na cidade de Picos esteve presente a convite do prefeito Dr. Samuel e do vice Leonardo, fez a sua avaliação sobre o evento. “Uma belíssima cavalgada com um percurso muito bom, passamos por muitas passagens bonitas aqui no trecho que liga a sede São Julião à Fazenda Tamboril, e assim, eu estou muito agradecido pelo convite e foi muito bom estar com todos os vaqueiros, todos ao amigos aboiadores nessa grande festa de cavalgada que é da cultura nordestina”, disse.

O prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, que prestigiou pela primeira vez a cavalgada, parabenizou o prefeito Dr. Samuel pela iniciativa. Na oportunidade, o gestor fronteirense destacou o desejo de proporcionar para os munícipes e pessoas da região um evento para os amigos vaqueiros.

“Eu quero só manifestar aqui o meu contentamento de poder participar desse evento, parabenizar aqui o prefeito Samuel e dizer que esse evento é importante, tanto que nós já vamos nos programar também para levar a Fronteiras. Estive conversando aqui com o Zé Alberto, que é uma das pessoas que faz parte da nossa gestão e este evento está inserido no momento da vida dela, na família, nosso querido Zeca Luz, então, a minha mensagem é essa, que estou de apoio e muito feliz porque é a primeira vez que estou participando de um evento dessa natureza”, disse.

O vereador de Vila Nova, Roberto Moura, que também é amante da vaquejada e da agricultura parabenizou a gestão do Dr. Samuel pelo evento.

“Quero parabenizar aqui a iniciativa do nosso prefeito Samuel em realizar esta cavalgada, uma festa grande, uma festa do vaqueiro. Eu vim prestigiar porque é o esporte que eu gosto, eu amo a agricultura, amo o gado, enfim, gosto desse esporte. Agradeço pelo convite do meu amigo prefeito, vim aqui prestigiar e é uma festa belíssima e estamos juntos aqui nessa jornada dos vaqueiros”, pontuou.

O Galego Aboiador, conhecido em toda a região pelo seu trabalho, entoou durante o percurso e deixou uma mensagem para todos que o seu trabalho: “É com grande alegria que estou na festa de São Julião na Fazenda Tamboril. Quero deixar um abraço para todo mundo, para os fãs e o povo do Piauí e a vaqueirama de modo geral”.

Lideranças de outros municípios também vieram prestigiar a Cavalgada Domingo de Ramos, entre eles, o ex-prefeito de Caldeirão Grande, Vianey.

Além das presenças já citadas estiveram presentes o secretário de Finanças, Júnior; o secretário de Esportes, Josean Pereira; a secretária de Saúde, Cecinha Araújo; secretária de Educação, Valdinara Almeida; a secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia; o secretário de Governo, Professor Neto; a secretária de Cultura, Wellyda Ramos; a Controladora Interna, Maria Laurentina; a secretária de Infraestrutura, Verônica Rocha; o secretário do Meio Ambiente, Carlos Ramon; a vereadora Gracieuda Lopes e Dona Margarida da Preta.

DCIM\100MEDIA\DJI_0432.JPG

Facebook

MAIS ACESSADAS