Connect with us

São Julião

Educação de São Julião lança programa PRO Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na quarta-feira, 27 de outubro, as primeiras ações do PRO Alfabetização na Idade Certa, com percurso formativo para os professores.

No município de São Julião, o PRO Alfabetização é coordenado pela professora Maria Josemaura de Carvalho Deus e tem as professoras Evanete Carvalho e Shirleide Ocília como Formadoras do programa.

Em continuidade, nesta última sexta-feira (05/11), aconteceu o lançamento oficial e formação do Programa.

As solenidades aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de professores, diretores, coordenadores, equipe técnica da Secretaria de Educação, e representantes do Conselho Tutelar.

Iniciando os pronunciamentos, a secretária de Educação, Valdinara Almeida, fez a apresentação da equipe, falou da satisfação da pasta em poder aderir ao PRO Alfabetização na Idade Certa, pois acredita que o programa irá contribuir ainda mais no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. 

Secretária de Educação, Valdinara Almeida

A coordenadora do PRO Alfabetização na Idade Certa, professora Maria Josemaura, explicou sobre o programa: “O PRO Alfabetização na Idade Certa, foi instituído pela Lei nº 7.453 de 2021, através de iniciativa do Governo do Estado do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental”.

Logo em seguida, as formadoras Evanete Carvalho e Shirleide Ocília falaram sobre os objetivos e atribuições dos gestores escolares mediante o programa. Além disso, também foi explanada a importância da realização de avaliações externa, bem como a relevância do programa para que aconteça a alfabetização na idade certa.

Durante o encontro, as profissionais ainda explicaram que o programa é composto por cinco eixos, sendo eles: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento. Reforçaram que o mesmo deve assegurar o domínio de três competências: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

O prefeito Dr. Samuel Alencar, enfatizou que o programa tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino. Além de reforçar que a Gestão Municipal segue comprometida, continuará fazendo o dever de casa e irá se adequar a todas as modalidades exigidas, dessa forma, a educação continuará alcançando índices satisfatórios, pois a educação é uma das prioridades da gestão.

Publicidade
Prefeito, Dr. Samuel Alencar

“Com o passar dos anos, o Governo está vendo a necessidade e adiantando a alfabetização, ou seja, quanto menor as crianças, maior o aproveitamento. Através deste programa, o Governo almeja que os alunos ao chegar no 2º ano já estejam com a alfabetização consolidada. É mais uma responsabilidade que iremos abraçar, e tenho certeza que através do trabalho em equipe, dedicação e compromisso iremos atingir os nossos objetivos com êxito”, pontuou.

SOBRE O PROGRAMA 

O PRO Alfabetização na Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 07 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental. 

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS