Connect with us

São Julião

Em Teresina, coordenadora de Educação de São Julião participa do encontro de formação sobre o novo currículo da BNCC do Piauí

Publicado

em

Durante os dias 06 e 07 de novembro, a coordenadora de Educação, Josemaura Carvalho de Deus, representou o município de São Julião, no encontro de formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí, em Teresina.

O encontro visa à implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

O Currículo do Piauí foi construído em 2018 numa colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, foi à proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou em 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.

A secretária de Educação, Claudete Alencar, falou sobre a importância do evento para a Educação Municipal. “É muito importante a BNCC, desde o ano passado, ela começou o trabalho junto aos municípios para se organizarem e produzirem as suas propostas curriculares e consequentemente organizar o sistema de ensino em cima da proposta que foi aprovada. São Julião vem crescendo na Educação e estamos sempre buscando capacitar os nossos profissionais e garantir sucesso nas escolas. A nossa representante está adquirindo novos conhecimentos para serem utilizados na nossa Educação. É de suma importância a participação, vista que a educação é uma das prioridades da gestão. Vamos colocar em prática as diretrizes e realizar os trabalhos”, ressaltou.

Publicidade

 

A coordenadora, Josemaura Carvalho de Deus, avaliou a participação no encontro. “O evento foi bastante produtivo, foram discutidos assuntos importantes para a Educação. Irei levar ao município todo conhecimento adquirido durante os dois dias de evento, e assim proporcionar junto a gestão e a secretaria municipal melhorias no desenvolvimento do nosso trabalho”, disse.

O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e contou com contou com a participação de dirigentes municipais de Educação, coordenador regional e municipal ProBNCC e articuladores.

As formações visam aprofundar os conhecimentos do novo currículo Piauí e revisar os projetos pedagógicos das escolas, tanto das redes municipais quanto da rede estadual de ensino.

Confira as imagens:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS