Connect with us

São Julião

Encontro das Mulheres Progressistas em São Julião trata sobre empreendedorismo feminino e participação política. Confira!

Publicado

em

Com o tema “Fortalecendo o futuro”, o município de São Julião sediou no final da tarde deste ultimo sábado, 14 de maio, o Encontro das Mulheres Progressistas, no 3R Pallace.

Em São Julião, o evento foi organizado pelo prefeito Dr. Samuel Alencar e a primeira-dama Thaise Fontes, junto com a Coordenação Estadual das Mulheres Progressistas do Piauí, que tem à frente coordenadora, Erinalda Feitosa. O encontro reuniu diversas mulheres e lideranças políticas do município e celebrou também o Dia das Mães – anualmente comemorado no segundo domingo do mês de maio.

A solenidade foi conduzida pela subsecretária de Assistência Social, Flavia Alzira e contou com animação da cantora Nykelle.

Inicialmente houve a composição da mesa de honra, formada pelo prefeito Dr. Samuel acompanhado da primeira-dama Thaise Fontes e da sua mãe, Dona Francisca do Ota; a senhora Natanilde Fontes; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha e a sua namorada Ana Teresa; a coordenadora, Erinalda Feitosa; a palestrante e professora, Mauricélia; os secretários: Professor Neto (Governo); Junior (Planejamento, Gestão e Finanças); Ceicinha Araújo (Saúde), Valdinara Almeida (Educação); Josean Pereira (Esporte); Ana Célia (Desenvolvimento Rural); Verônica Rocha (Infraestrutura); Welyda Ramos (Cultura), a enfermeira Keyla Bezerra, e os vereadores Acelino da Regina, João Neto e Gracieuda Lopes.

Antes da execução do hino nacional, foi realizado um minuto de silêncio pelas mortes dos senhores José Walter Ferreira Maia – o Zé Walter, e Ricardino Arlindo da Rocha, conhecido como Dedeza.

Seguindo a programação, o prefeito Dr. Samuel Alencar, fez uso da palavra e destacou a importância do evento e a necessidade de participação feminina.

Publicidade

“Hoje temos um marco interessante aqui, porque salvo engano, é a primeira reunião de mulheres, nós homens estamos aqui de penetra. E eu falava para a Erinalda que há pouco tempo, eu e Leonardo (vice-prefeito) fomos a Teresina a convite do nosso ministro Ciro Nogueira para filiar ao Progressista, fomos muito bem recebidos, bem acolhidos e hoje continuamos com toda atenção e apoio do partido. Esse encontro foi promovido para vocês, mulheres sãojuliãoenses, e eu espero que vocês aproveitem o máximo. Como vocês sabem, a nossa gestão é composta pelas mulheres em sua maioria, justamente pelas suas competências, pelo trabalho que desenvolvem com amor, organização e dedicação. Muito obrigada a todas pela presença e vamos juntos aproveitar o bate-papo com a professora Mauricélia de Sousa!”, pontuou.

Dr. Samuel aproveitou a oportunidade para fazer menção a deputada federal e pré-candidata à vice-governadora, Iracema Portella, além de reforçar os agradecimentos ao ministro Ciro Nogueira, bem como ao grupo Progressistas onde citou ainda o deputados Átila Lira e Átila Melo Rira, bem como ao deputado Severo Eulálio, que muito contribuem com o desenvolvimento do município.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaíse Moura Fontes, anfitriã do encontro falou sobre a sua objetividade e agradeceu a presença de todas que atenderam o seu convite.

“É com imensa satisfação que hoje estamos aqui recepcionando a caravana das “Mulheres Progressistas” e as mulheres do nosso amado São Julião. Nesta tarde, nos reunimos para falar da importância da mulher e o seu papel na sociedade. Como mulher, esposa, filha e mãe, tenho convicção da importância da nossa luta e da nossa responsabilidade social. O nosso encontro tem como objetivo incentivar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, na igualdade politica, na autonomia económica, além do enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, e dizer que como secretária de Assistência Social, estarei sempre lutando pelos direitos das mulheres e defendendo a nossa causa e garantido os nossos direitos. Obrigada a todas pela presença, e sintam-se amadas e acolhidas pela nossa gestão o Povo é o Poder”, disse Thaíse.

O vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha, agradeceu pelo convite e destacou: “Esse é um evento muito importante, e organizado por alguma gestão sendo voltado apenas para as mulheres, se não me engano esse é o primeiro de muitos que com certeza virão. Quero dizer que as mulheres têm fundamental importância na política, não só através de candidaturas municipais, estaduais e federais, mas a mulher é quem decide a eleição, porque 50% do eleitorado brasileiro é feminino. As mulheres devem ter voz e vez”.

Na oportunidade, houve um bate-papo sobre Empreendedorismo Feminino e Participação Política, com a professora e empresária Mauricélia de Sousa, de Valença do Piauí.

“Estamos conversando com as mulheres sobre o empoderamento, mas acima de tudo sobre o empreendedorismo feminino, que é a mulher buscar a sua realização pessoal como mulher, buscando os resultados na sua vida empreendendo, sendo mulher, sendo feliz e fazendo acontecer onde ela estiver porque lugar de mulher é onde ela quiser. Onde ela estiver inserida que ela faça a diferença na vida das pessoas ao seu redor”, explica Mauricélia.

Durante o bate-papo aconteceu um momento de homenagens a personalidades sãojuiãoenses e também de outros locais, mas que alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do município e que deixam um legado, seja através da sua história de superação, de trabalhos prestados e de amor ao próximo.

Por fim, a coordenadora estadual das Mulheres Progressistas no Piauí, Erinalda Feitosa, fez a sua avaliação sobre o encontro e elogiou a gestão “O povo é o poder”, do prefeito Dr. Samuel, em especial pela sua gestão valorizar o trabalho feminino no secretariado e demais órgãos, sendo a sua maioria e por incentivar às mulheres a ter participação ativa nas políticas públicas.

“Esse é o nosso 25º encontro de empoderamento da mulher na política e ficamos muito felizes em ver mais de duzentas mulheres em pleno sábado a tarde para fazer essa discussão, tendo esse encontro das Progressistas que temos como presidente nacional a deputada Iracema Portella, uma grande inspiradora para gente. Fico feliz porque aqui em São Julião temos uma vereadora na Câmara Municipal e em vários órgãos, e é isso que a gente quer, que cada vez mais as mulheres possam participar desses espaços públicos”, disse.   

O Partido Progressistas tem quase mil mulheres filiadas. Segundo destacou a coordenadora Erinalda, hoje é o maior partido que está filiando mulheres a nível nacional.

“Esse é um comprometimento do nosso ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que incentiva e apoia todas as nossas ações. A nossa pré-candidata, Iracema Portela, foi quem idealizou esse projeto de fortalecer o futuro […] a gente mostra que o partido tem esse diferencial, a visão de ver a mulher como um todo tanto na parte política como no social. Hoje trabalhamos no sentido de ver que a mulher tem todo desenvolvimento, ela faz várias coisas ao mesmo tempo, é uma mulher em ação, que está sempre ativa. Mulher quando entra na política primeiro pensa nos outros para depois pensar em si, o que é diferente dos homens”, concluiu a coordenadora do Movimento no Piauí.

Ao final do Encontro das Mulheres Progressistas, foi ofertado um lanche para todos os participantes do encontro.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS