São Julião

Missa marca início do festejo de São Francisco de Assis no povoado Mandacaru em São Julião; fotos

Publicado

em

No povoado Mandacaru, zona rural de São Julião, teve início nesta quinta-feira, 1º de outubro, o Tríduo que celebra o festejo de São Francisco de Assis, padroeiro da comunidade.

A programação do primeiro dia, iniciou com a tradicional alvorada festiva pela manhã. Durante a noite, a Santa Missa foi celebrada de forma campal visando o distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

As bênçãos aos devotos de São Francisco de Assis foi presidida pelo padre Francisco Ramires, vigário paroquial de São Julião, da Área Pastoral pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sediada em Fronteiras.

Homilia

Na homilia o padre Ramires citou exemplos descritos no livro sagrado, a Bíblia, em que diz que a aproximação com São Francisco e com Cristo depende de muitos atos da humanidade. O sacerdote destacou algumas características e atitudes que o santo padroeiro do povoado Mandacaru, exercia quando vivente do plano terreno.

“Não basta amar e cruzar os braços. É necessário servir, se colocar a disposição e demonstrar o que sentimos, ajudar e ter empatia. Olhar e perceber a presença de Deus no outro. Sei que a bondade do senhor ei de ver na terra dos viventes se manifestando através de cada um de nós que somos seus filhos, seu povo e sua igreja, quando vivemos a palavra que ouvimos e fazemos o bem pela comunhão que recebemos e deixamo-nos transformar pela graça do Senhor. […] Aquilo que a graça de Deus toca é eternizado. São João disse em sua carta: Deus é amor. Quem ama permanece em Deus e Deus permanece nele! Quando decidimos deixar de lado o orgulho, a prepotência e o egoísmo, nós adentramos em Deus e participamos da vida divina”, proferiu Ramires.

Publicidade

Ao final da homilia, o sacerdote fez orientações e recomendou com base na oração de São Francisco. “Faz-me instrumento de tua paz, Senhor! Que eu seja sinal de amor e união e leve em meu coração luz para iluminar os outros. Assim eu leve esperança para os desesperados e perdão para os que vivem encurvados sob suas culpas. Que eu busque muito mais amar do que ser amado e consolar do que ser consolado. Assim aprenda na escola do mestre escutando Cristo a viver o amor”, disse.

“Que esse festejo seja tempo da graça de Deus e o momento de pararmos e olhar ao Senhor para fortalecer nosso coração tão cansado por conta do coronavírus e pela falta de amor”, concluiu a homilia.

O padre Ramires comemorou ao presenciar as pessoas no adro da igreja para celebrar as graças à São Francisco, durante os agradecimentos direcionados aos devotos. “Que coisa boa podermos nos encontrar como irmãos e irmãs. É uma graça de Deus muito grande estarmos aqui […] É uma bênção. Alegria para nossa comunidade que cresce cada vez mais. Queremos agradecer a todos que ajudaram a preparar São Francisco e que Deus abençoe nossas crianças”, recomendou.

Ao Cidadesnanet.com, padre Francisco Ramires externou seu sentimento na primeira noite de festejo e falou do momento atípico vivido por toda humanidade devido a pandemia. A entrevista foi concedida após o término da missa que marcou abertura do Tríduo de São Francisco.

“Estamos acostumados a celebrar o novenário com muitas expressões de fé, mas hoje vivemos um tempo diferente. Então temos que encontrar novas formas de celebrar e viver nossa fé. A festa de São Francisco está presente no coração das pessoas e só cresce porque tem muito carinho pelo povo de Deus. Pela primeira noite sentimos que será um grande festejo, preparado com muita atenção observando todos os protocolos de segurança, bem como as determinações da Diocese, as orientações dos órgãos de saúde para que a comunidade possa celebra com paz, segurança e tranquilidade”, enfatizou.

Para o dia 04 de outubro, data em que celebra oficialmente o Dia de São Francisco, padre Ramires falou sobre suas expectativas. “Esperamos uma multidão grande como em todos os anos, mas um multidão que cuida. Quando escolhemos o tema do festejo que é “São Francisco defensor da vida” estamos visualizando a defesa, o zelo e o cuidado pela vida que São Francisco teve em todas suas manifestações com os vegetais, animais e o planeta terra. Esse cuidado e zelo devemos ter, sobretudo, nesse tempo que é tão difícil com a atual pandemia do coronavírus”, destacou o padre Ramires.

Publicidade

As festividades nas comunidades católicas acontecem de forma diferente das sedes da paróquias. No tocante as comunidades é realizado o Tríduo – três dias de celebrações mais o quarto dia com Missa Solene em honra ao padroeiro – todas campais. Já nas sedes paroquianas são celebrados os novenários. A decisão foi da Diocese de Picos durante reunião com padres.

A programação religiosa segue até o próximo domingo, dia 04 de outubro, com o passeio com a imagem do santo padroeiro, às 06h, e logo em seguida, às 07h, a celebração da Missa Solene, marcando encerramento do festejo de São Francisco de Assis no povoado Mandacaru em São Julião, em sua 61ª edição.

Veja programação em >> SÃO JULIÃO | Tríduo vai celebrar o festejo de São de Francisco de Assis no povoado Mandacaru. Veja programação!

Veja fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile