Connect with us

São Julião

OUTUBRO ROSA | Aulão de dança chama atenção para o cuidado com a saúde da mulher em São Julião

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu durante o mês alusivo ao “Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama”, uma séria de ações que visam à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Encerrando a programação, na noite desta última quarta-feira (27) o Aulão de Dança do Outubro Rosa reuniu um número significativo de mulheres, com o objetivo de incentivar a prevenção da doença, e ressaltar a importância da dança e dos exercícios físicos, na Praça Jaime Leopoldino.

A convite da Secretaria de Saúde, a atividade alusiva contou com a participação especial da professora de dança, Daniela Rocha; professora. Soraia Luz; Educadora Física, Thays Cavalcante e Nutricionista Dra. Yasmim Júlia.

Antes de iniciar o aulão, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todas. “Sejam todas bem-vindas ao nosso evento. Iremos realizar um encontro leve para culminar essa campanha tão importante que é o Outubro Rosa”.

Em seguida, Ceicinha Araújo realizou um momento direcionado para incentivar sobre a campanha em prol da prevenção ao câncer de mama e falou sobre os benefícios da dança.

“Como vocês sabem, durante o Outubro Rosa preparamos uma programação diversificada, mas com o mesmo objetivo, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Dessa forma, pensamos nesta atividade para envolver o nosso público-alvo de forma leve, e a dança traz diversos benefícios para a nossa saúde, por isso, é fundamental se manter em movimento. Além das vantagens para o nosso corpo, que incluem o fortalecimento dos músculos, melhora da postura e o desenvolvimento da flexibilidade; dançar gera ótimos resultados para a saúde mental”, disse.

A nutricionista do NASF, Dra. Yasmim Júlia, explicou sobre a importância da alimentação saudável no pré-treino e pós-treino.

“A alimentação saudável pré e pós-treino é importante em qualquer objetivo que a gente tenha, porém a gente tem que ter esse cuidado durante todo o dia. É importante saber a individualidade de cada, e qual o objetivo, ou seja, se é ganho muscular, perca de peso, e a partir daí montar um plano alimentar para que a gente chegue ao objetivo específico”, disse.

Nutricionista Yasmin

“De forma geral, o pré-treino tem que proporcionar energia, como o carboidrato completo, que podemos encontrar na macaxeira, batata doce, frutas associadas a grãos e sementes. O pós-treino, que vocês irão fazer após a atividade física, ela possui dois objetivo porque durante a atividade há uma quebra das fibras musculares, e o principal nutriente para a reconstrução é a proteína, carne, frango, ovos e também o carboidrato para repor as energias. Precisamos também nos hidratar e beber a quantidade de líquido ideal e potássio para evitar câimbras. Uma alimentação saudável e a pratica de atividade física não é só estética, é questão de saúde”, explica.  

Educadora física da Saúde, Thais Cavalcante

A educadora física da Saúde, Thays Cavalcante, fez uma breve apresentação, falou da importância da prevenção e da realização das atividades físicas e ficou responsável pelo aquecimento antes da dança.

Após os pronunciamentos e alongamento, o aulão de dança ficou por conta da professora de dança, Daniela Rocha, e da profissional de educação física e amante da aerodance, Soraia Luz.

Em São Julião, o foco da campanha é a prevenção, por se tratar de uma doença que avança com o tempo e que o diagnóstico precoce  aumenta as chances de cura. Nesse sentido, no município a campanha busca incentivar sobre a importância da prevenção da doença, por meio de informações, da realização do autoexame e de exame de mamografia.

Ao final da atividade, todas as participantes foram agraciadas com uma lembrancinha e receberam durante a dança, água de coco para ajudar na hidratação do organismo e repor os minerais perdidos pelo suor.  

Publicidade

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS